Medicação para emagrecer, cuidado!

Nunca é demais falar sobre os prejuízos à saúde em nome da beleza, porque essas, definitivamente, não são soluções para quem precisa perder peso. Muitos são os efeitos colaterais. Sei que esse é um assunto que tem sido bastante divulgado, mas nós, profissionais, temos que insistir nesse alerta.

Um novo estudo publicado no jornal “Pharmacoepidemiology & Drug Safety” revela que o  medicamento Mediator provocou 3.100 hospitalizações e 1.300 mortes na França durante 30 anos.

O Mediator, cujo princípio ativo é o benfluorex (derivado das anfetaminas), começou a ser vendido em 1976.

A droga era receitada para pacientes acima do peso que tinham o  diabetes tipo 2 e a hiperlipidemia (concentração elevada de gordura no sangue), mas também era usada como moderador de apetite.

No fim de 2009, a Agência de Segurança Sanitária proibiu a sua venda, já banida na Espanha e Itália desde 2003 e nos EUA em 1997.

Estudos anteriores indicam que o consumo do Mediator, produzido pelo laboratório francês Servier, apresentava risco cardíaco.

O médico Mahmoud Zureik, do Instituto Nacional Francês para Pesquisa Médica e de Saúde, e colegas fizeram uma revisão dos dados sobre o benfluorex e chegaram à conclusão que os pacientes foram hospitalizados ou morreram devido à insuficiência cardíaca.

Anúncios

Etiquetas:, , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: