Que tal uma horta em casa?

As plantas fazem parte de nossa vida e por menor que seja o espaço, sempre se dá um jeito de colocar uma plantinha em casa. Pensando assim, porque não ter os mesmos vasinhos porém com alimentos e temperos?
Você pode criar sua própria horta, alguns vasos, boa terra, um espaço ensolarado e vontade de melhorar a qualidade de vida.

 


Você vai precisar de:
Vaso, canteiro ou jardineira
Caquinhos de telha para forrar o fundo
Terra, Adubo ou terra adubada
Mudas ou sementes da erva que deseja cultivar
Criando a horta:
– Coloque caquinhos de telha no fundo do vaso, para uma boa drenagem e em seguida, argila expandida ( se não tiver isso faça somente com a terra, o importante é plantar). Cubra tudo com uma manta para a terra não prenetar no meio da argila.
– Coloque a terra. Deixe um espaço, (não enchendo o vaso ou jardineira). As mudas devem ser colocadas sobre essa terra, sem necessidade de cavar qualquer cova, já que o nível de terra está abaixo do nível final.
Desta forma, vá colocando as mudinhas de salsinha, cebolinha, manjericão, hortelã, tomilho, salvia, limão, alface, cenoura, tomate cereja e depois complete com terra, que deve ser muito boa, rica em esterco (húmus).
– Deve se fazer uma certa pressão para firmar bem a raiz das mudinhas.
Observações importantes:
Durante os primeiros 15 dias, você deverá molhar as mudas todos os dias. Depois, já enraizadas, molhar 3 vezes por semana.
Além de ser lindo ver tudo crescer diante de seus olhos, você tem a certeza de alimentos saudáveis. Chame as crianças para ajudar no plantio. Isso será importante para elas.

E com garrafas pet? Além de reciclar um material que polui a natureza, você o reutiliza para ótimo fim.


A ideia é reaproveitar materiais que iriam para o lixo para cultivar suas próprias hortaliças. Além disso, a horta caseira é decorativa e deixar um aroma agradável no ambiente. O espaço pode ser pequeno, mas precisa ser ensolarado. Você pode aproveitar pequenos espaços em casa, como quintais ou varandas. É importante escolher as espécies certas para o espaço disponível em sua casa.

Material

– Tesoura; Alicate; Arame;
– Garrafa PET; Isopor; Manta Benji;
– Terra preparada; Hortaliças.

Métodos

Com auxílio da tesoura, faça furos grandes em cada uma das saliências do fundo da garrafa. Em seguida, corte uma janela na lateral do recipiente na parte intermediária. Para preparar o substrato que fica no fundo, vários materiais podem ser utilizados como, por exemplo, argila expandida e pedra britada, mas como a sugestão é um vaso suspenso, a escolha do material é importante. Neste caso usaremos isopor para ficar mais leve.

Cubra o fundo da garrafa com pedaços de isopor; em seguida corte em círculo a manta de drenagem e coloque sobre o isopor cobrindo-o totalmente. O círculo deve ter o diâmetro um pouco maior que o diâmetro da garrafa.

Em um recipiente separado, prepare a terra. Para este tipo de plantio ela deve ser composta por 50% de terra comum e 50% de terra preta. Preencha a garrafa PET até a metade com o preparado. Coloque sua hortaliça e ajeite bem, a seguir, adicione mais um pouco. Para que o solo fique firme, dê uma leva batidinha sob a mesa; este movimento fará a terra se assentar. Complete com mais um punhado até ficar um dedo abaixo da altura da ‘janela’. Este espaço é importante para que a água não transborde quando a hortaliça for regada. Para finalizar, faça um gancho com o arame e amarre-o no gargalo da garrafa.

Anúncios

Etiquetas:, , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: