O sono pode ter influência sobre o nosso peso?

Já reparou como os animais dormem bastante? É a natureza agindo.

O sono é preciosíssimo para a nossa saúde. É durante o sono que o nosso organismo se “recompõe”, busca o equilíbrio.

Dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico: durante o sono ocorrem vários processos metabólicos que, se alterados, podem afetar todo o organismo a curto, médio e, mesmo, a longo prazo. Estudos provam que quem dorme menos do que o necessário tem menor vigor físico, envelhece mais precocemente, está mais propenso a infecções, à obesidade, à hipertensão e ao diabetes .

Um estudo realizado pela Universidade de Stanford, EUA, indivíduos que não dormiam há 19 horas foram submetidos a testes de atenção. Constatou-se que eles cometeram mais erros do que pessoas com 0,8 g de álcool no sangue – quantidade equivalente a três doses de uísque. Igualmente, tomografias computadorizadas do cérebro de jovens privados de sono mostram redução do metabolismo nas regiões frontais (responsáveis pela capacidade de planejar e de executar tarefas) e no cerebelo (responsável pela coordenação motora). Esse processo leva a dificuldades na capacidade de acumular conhecimento e alterações do humor, comprometendo a criatividade, a atenção, a memória e o equilíbrio.

Será que a falta de sono ou o sono insuficiente afeta também o peso?

Recentes estudos relatam a relação da quantidade do sono e o controle do apetite.

De acordo com alguns estudos, a restrição do sono, à curto prazo, não alterou o consumo alimentar e nem as concentrações circulantes dos hormônios leptina (anorexígeno – moderador do apetite) e grelina (orexígeno – estimulador do apetite) em homens saudáveis. Por outro lado, estudo indica que dormir 4 horas por duas noites consecutivas, induz a diminuição de 18% das concentrações de leptina e aumentam em 28% as concentrações de grelina em associação com o aumento do apetite. Além disso, estes resultados evidenciam que a restrição do sono altera hormônios neuroendócrinos e o apetite, favorecendo o balanço energético positivo e consequentemente o ganho de peso corporal.

O importante é ter consciência de que o sono é fundamental para a nossa vida e que se não dormimos podemos estar afetando todo o funcionamento do nosso organismo.

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