Alimentação Infantil exige atenção!

 

É impressionante como os relatos de consulta têm sido cada vez mais frequentes em relação a alimentação das crianças. A queixa comum é que os filhos não querem mais comer comida e só aceitam guloseimas e fast food.

O problema é que quanto mais comidas desse tipo as crianças ingerem, mais elas querem (hamburger, nuggets, snacks, refrigerantes, biscoitos vários) . Os sabores fortes, o tipo de tempero usado já é propositalmente para esse fim e os pais acreditam que estão dando felicidade aos seus filhos, sem saber que estão minando a preferência por alimentos saudáveis e estimulando a mudança de hábitos alimentares. Depois percebem que seus filhos não querem mais os alimentos convencionais, principalmente na faixa de 3 a 12 anos.

A indústria dos fast foods visa basicamente atender as “necessidades” do homem moderno, sem se preocupar com a qualidade da alimentação oferecida. O povo brasileiro tem adquirido o hábito que se tornou cultural nos Estados Unidos de consumir esses alimentos, seja pela falta de tempo ou comodidade. O estado nutricional da população americana é afetado pela comprovada obesidade entre adultos, crianças e adolescentes.

O Estadão publicou uma matéria um tempo atras que dizia o seguinte:

Uma grande pesquisa do Rudd Center for Food Policy & Obesity, da Universidade Yale, mapeou a dedicação midiática e de marketing da indústria do fast food para atingir as crianças. Os resultados são devastadores.

O estudo investigou as 12 principais cadeias de lanchonetes dos EUA e também o cardápio infantil – mais de 3.000 combinações e 2.781 itens. O esforço para atingir as crianças é evidente e crescente, dizem os pesquisadores. “Hoje, crianças de 3 a 5 anos de idade vêem 21% mais anúncios de fast food na TV do que em 2003, e as mais velhas vêem 34% mais”, disse Jennifer Harris, que participou do estudo.

A pesquisa concluiu que, das mais de 3.000 combinações do cardápio infantil, somente 12 respeitam os critérios nutricionais para crianças de 3 a 5 anos. Os adolescentes consomem até 1.100 calorias, em média, numa única refeição de fast food, cerca de metade do recomendado para o dia todo. Também numa única refeição, os jovens consomem metade do sódio recomendado para o dia. Do total de calorias consumidas pelas crianças nesse cardápio, 30% são açúcar e gordura saturada. Além disso, as lanchonetes raramente oferecem de modo claro suas opções mais saudáveis, quando as têm. O McDonald’s e o Burger King, por exemplo, anunciam ter opções saudáveis para crianças, mas servem largamente batatas fritas (86% das vezes) e refrigerantes (55%).

A pesquisa mostra também que 42% das crianças entre 2 e 11 anos de idade pedem para ir ao McDonald’s pelo menos uma vez por semana. Dos pais entrevistados, 84% se lembraram de ter levado seus filhos a um fast food pelo menos uma vez na semana anterior.

Quanto à publicidade, os números são impressionantes: as crianças de 3 a 5 anos de idade assistem quase três anúncios de fast food diariamente; crianças entre 6 e 11 anos, três anúncios e meio; e adolescentes de 12 a 17 anos, quase cinco anúncios por dia.

Os anúncios visam a criar uma relação de lealdade da criança em relação às redes de lanchonetes. Um dos sites do McDonald’s, é feito para crianças em idade pré-escolar. (Estadão).

Felizmente conseguimos dar um passo e modificar a publicidade dirigida ao público infantil. Muita coisa já se cristalizou na mente das crianças, mas quem sabe nas próximas gerações? Será?

Não é fácil resistir a um mundo de fast food e de consumismo, cada vez mais tentador. Portanto, pela saúde das crianças e jovens, há que unir esforços, principalmente escola e família  na educação alimentar das gerações mais jovens.

Anúncios

Etiquetas:, , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: