Peixe pode prevenir o câncer colorretal

Muitas são as pesquisas na área de alimentação, na prevenção e cura de doenças. Sabemos que Deus proveu a natureza de todos os alimentos e medicamentos que necessitamos.

Metanálise publicada pela revista The American Journal of Medicine concluiu que o consumo de peixe pode reduzir o risco de câncer colorretal em 12%. Qualquer possibilidade de redução das probabilidades de doenças são muito benvindas.

Os pesquisadores reuniram estudos científicos relevantes que avaliaram a ingestão de consumo de peixe e risco de câncer colorretal. Segundo os autores, para ser incluído na metanálise, os seguintes critérios foram estabelecidos: (1) o estudo deveria ser do tipo caso-controle ou de coorte; (2) estudos que tenham avaliado o consumo de peixe fresco; (3) o número de casos de câncer colorretal e controles deveriam estar bem esclarecidos; (4) análise estatística bem realizada.

Foram identificados 46 artigos potencialmente relevantes sobre o consumo de peixes e câncer colorretal, dos quais 22 estudos de coorte e 19 estudos caso-controle preencheram os critérios de inclusão. O consumo de peixes diminuiu o risco de câncer colorretal em 12% (razão de chances [OR]: 0,88; intervalo de confiança [IC] de 95%: 0,80-0,95). Os pesquisadores também analisaram o câncer de cólon e reto separadamente.

Todos os estudos avaliados, seja o de kojima, Norat ou Spencer, revelaram que o maior consumo de peixe como de 3 a 7x por semana, realmente protege contra o cãncer em questão.

Os estudos analisados variaram em relação às quantidades estabelecidas do consumo de peixe. O estudo de Kojima et al, 2004, avaliou 57 mulheres e comparou o consumo de 0-2 vezes/semana com 3-7/semana, em que encontraram menor chance de desenvolver câncer retal com o maior consumo (OR: 0,9). O Estudo de Norat et al, 2005, avaliou 1329 indivíduos de 10 países europeus, comparando o consumo de <10g/dia versus ≥80g/dia, em que o maior consumo foi inversamente associado com chance de desenvolver câncer colorretal. No estudo de Spencer et al, 2010, que avaliou 579 indivíduos do Reino Unido, a comparação foi entre o consumo de <1g/dia versus ≥30g/dia, em que foi também associado com menor chance de câncer colorretal .

“Como todos as metanálises, esta também apresenta algumas limitações em relação à qualidade e heterogeneidade dos dados publicados. Primeiro, os métodos de preparo e as unidades de consumo de peixe variou entre os estudos. Além disso, em alguns estudos, o volume definitivo do consumo de peixe não foi claramente definido, e nestes casos, apenas as categorias menor ou maior consumo foram relatados. Apesar de configurar ‘peixe fresco’, como um dos critérios incluído nesta metanálise, na tentativa de evitar esses fatores de confusão como ‘óleo de peixe’, ‘peixe salgado’ ou ‘peixe frito’, não podemos determinar exatamente o tipo de peixe ou a maneira em que o peixe foi preparado”, destacam os autores.

“Apesar desses fatores, nossos resultados sugerem que o consumo de peixe está inversamente associado ao câncer colorretal. No entanto, os resultados demonstrados devem ser mais investigados e confirmados em grandes estudos clínicos randomizados”, concluem.(nutritotal)

Em diversas pesquisas, principalmente quando se trata de ciência, o cuidado com as afirmações são realmente grandes. Mas, como falo sempre aqui, os indícios já ajudam a ter uma orientação de como a alimentação pode nos ajudar ou prejudicar. Nos dar vida com qualidade ou sem qualidade, ou até mesmo nos tirar a vida.

Quem tem uma alimentação variada e colorida, dentro do que tenho exposto aqui no blog, como uma alimentação saudável, pode estar garantindo o suprimento necessário à sua saúde. Claro que ainda existem os fatores emocionais e também externos que interferem bastante, mas um sistema imunológico fortalecido e um corpo adequadamente suprido de nutrientes pode nos dar uma vida mais longa e saudável.

Anúncios

Etiquetas:, ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: