Receitas com sobras

Recebi muitos e-mail pedindo algumas receitas de sobras. Aqui vão elas:

Algumas receitas facilitam o aproveitamento:

Bolinho de arroz assado

Ingredientes:
1 xícara (chá) de arroz lavado/1 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada/4 colheres (sopa) de azeite/ 2 ovos ligeiramente batidos/1 colher (sopa) de cebolinha picada/1 colher (chá) de orégano/ 1 pimentão vermelho médio em cubos pequenos/1 pimentão verde médio em cubos pequenos/ 1/2 xícara (chá) de farinha de rosca para empanar

Modo de Preparo:
Aqueça em uma panela 3 colheres (sopa) de azeite, junte a cebolinha, os pimentões e refogue até murchar. A seguir, junte o arroz e frite por 2 minutos, ou até ficar levemente tostado. Junte 3 xícaras (chá) de água, o orégano, o sal e misture bem. Assim que a água ferver, reduza a chama, tampe a panela e cozinhe por mais 15 minutos, ou até o arroz ficar macio.
Retire e deixe esfriar. Ligue o forno à temperatura média. Unte duas fôrmas de 33 x 23 cm com o azeite restante e polvilhe com farinha de trigo. Acrescente ao arroz os ovos e a farinha de trigo. Acerte o sal e misture bem. Com uma colher, faça 38 bolinhos e empane-os na farinha de rosca. Disponha os bolinhos nas fôrmas e leve ao forno por 30 minutos, ou até dourar.

Arroz de forno colorido

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de sobras de arroz cozido/2 colheres (sopa) de manteiga ou azeite ou óleo/ 1/2 cebola picada/ 1 cenoura ralada/ 1 xícara de ervilha congelada/ 2 xícaras (chá) de molho de tomate/  200 g de queijo mussarela picado em cubos/1 xícara (chá) de salsinha picada/ 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosseiramente sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de Preparo:
Ligue o forno à temperatura média. Leve ao fogo uma panela com a metade da manteiga e a cebola e refogue, sem parar de mexer, até a cebola ficar transparente. Junte a cenoura, a ervilha, o arroz, o molho de tomate, a mussarela, a salsinha, o sal e a pimenta-do-reino e misture bem. Cozinhe sem parar de mexer, até obter uma mistura homogênea. Retire do forno e reserve. Despeje a mistura num refratário quadrado de 20cm X 20cm, untado com a manteiga restante e polvilhe o queijo parmesão. Leve ao forno por 15 minutos, ou até dourar. Retire do forno e sirva em seguida.

Pudim de Pão

No liquidificador, bata 3 pães do tipo Frances amanhecido (aquele pão sal de padaria), 4 ovos, 1 lata de leite condensado, 2 medidas (da lata) de leite, meia xícara (chá) de açúcar, 1 colher (sopa) de manteiga, 1/2 colher (chá) de cravo em pó e 1/2 colher (chá) de canela em pó.

Caramelize uma forma e por cima coloque fatias finas de bananas. Despeje a mistura nessa forma com 1 xícará de chá de açúcar. Para isso, leve a forma ao fogo até que o açúcar derreta e fique ligeiramente dourado.

Com:

Carne cozida
Pode ser guardada na geladeira por 2 a 3 dias, em um recipiente não-metálico, coberta com o caldo do cozimento. Você pode utilizar a carne para incrementar molhos. Pique-a em pedaços pequenos e refogar com tomates sen pele e sem sementes. Sirva acompanhando massa ou polenta. Outra opção, é usar a carne como recheio de panquecas, pastéis, bolo de batata. Moa a carne e misture com 1 ovo, queijo ralado e temperos.

Frios

Utilize as sobras para fazer patês. Bata as sobras de frios com ricota ou outro queijo macio. Espalhe o patê sobre torradas e sirva. Em refogados, pique bem os frios com cebola, cenoura e salsão e refogue no azeite de oliva ou na manteiga e use como recheio de panquecas, pure de batata,pasteis,etc.

Legumes
Utilize as sobras para enriquecer molhos. Em uma panela aqueça os legumes cortados em pedaços pequenos e um molho branco ou creme de leite light. É ótimo para temperar massas, rechear empadão, panquecas, arroz de forno. Corte os legumes em cubinhos, misture-os com ovos e faça uma boa omelete.

Pão
Tempere fatias de pão com azeite de oliva, sal e temperos e doure levemente no forno. Sirva como entrada ou com sopas. Também é possível fazer torradinha com azeite, 1 rodela de tomate, queijo ralado e orégano. Leve ao forno até dar uma gratinada e sirva.

Etiquetas:,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: