O frio é favorável para quem quer emagecer?E o chocolate?

Que friiiiooo!! É um tempo bom para emagrecer. Ou….engordar. Dependendo da escolha dos alimentos. Além disso, estamos mais cobertos pelas roupas mais grossas e casacos, que encobrem nossa forma física. Mas de qualquer maneira, é uma época de maior gasto calórico.

No frio nosso organismo precisa gastar mais energia para manter a temperatura do corpo. Assim, essa necessidade energética precisará ser suprida e a forma rápida de reposição é através dos carboidratos, nossa principal fonte de energia. E quais os alimentos que fazem parte desse grupo? Os pães, massas, arroz, batata, doces. Aí é que entra a escolha consciente das refeições. Se abusarmos desse tipo de alimento, que são mais calóricos e que parecem ser “pedidos” pelo nosso corpo, podemos sim ganhar uns quilos a mais. Mas, é bom frisar que esses alimentos são importantes para nossa saúde e devem ser consumidos. Os únicos que podem ser dispensados são os doces, mas os outros devem fazer parte de nossa alimentação diária.

Então como usufruir desse tempinho gostoso sem ganhar uns quilos a mais?

Bem os líquidos sempre são importantes porque o organismo precisa estar hidratado. Então, além da água, os chás quentinhos caem muito bem como os de maçã, maracujá, hortelã, verde, etc. Mas lembre-se de não ingeri-los quentes demais para não lesionar, queimar as mucosas do tubo digestivo.

Além disso, no inverno, as sopas também são muito bem-vindas. Dê preferência às que não levam creme de leite, muitos queijos ou massas.

Para quem é alérgico e sofre com asma, rinites e bronquites, cuidado com o leite e derivados pois são formadores de muco.

Quanto aos carboidratos, dê preferência aos integrais que são ricos em vitaminas, minerais. Além de mais nutritivos, contêm fibras aumentando a saciedade, levando maior tempo no esvaziamento gástrico. Nas massas, prefira os molhos a base de tomate.

Essa também é uma época propícia aos resfriados e gripes e os alimentos ricos em vitamina C devem estar presentes em nossa alimentação diária. São eles: as frutas cítricas laranjas, tangerinas, limões e goiaba, kiwi, acerola. Além das frutas a couve, brócolis, pimentão, tomate também são ricos em vitamina C.

Mas e o chocolate?? Puxa, como o chocolate cai bem nessa época! Claro que podemos comer e são alimentos com propriedades nutricionais importantes, mas não se esqueça que também têm açúcar e quando diet, têm mais gordura, o que os torna também calóricos. Minha sugestão: prefira os chocolates amargos e mais ricos em cacau (70%) e compre a barrinha pequenininha para não ser tentada a comer uma grande; se você tem problemas com o peso, se quiser um chocolate quentinho, prepare com leite desnatado e achocolatado light ou cacau.

No mais, aproveite esse tempo para estar mais próximo das pessoas, reunir a família, os amigos em casa, ler bons livros e se alimentar adequadamente.

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