Frutas e hortaliças indispensáveis na prevenção e tratamento das doenças

Uma dieta rica em frutas e hortaliças é capaz de oferecer um conjunto de compostos bioativos.

Essas substâncias apresentam ação biológica no organismo humano prevenindo inúmeras doenças, dentre elas o câncer.

O trans-resveratrol é um composto bioativo presente em uvas, em vinhos, em oleaginosas e em algumas frutas vermelhas, e o consumo moderado (uma taça ao dia) de vinho tinto tem sido responsável por diversos benefícios à saúde humana.

Diversos estudos científicos mostram os efeitos promissores do resveratrol sobre os processos que ocorrem durante as principais fases da carcinogênese, sugerindo que este composto pode ser capaz de atuar como agente quimiopreventivo e quimioterápico.

Considerando os vários mecanismos pelos quais a célula pode regular seus processos metabólicos durante a evolução do desenvolvimento tumoral, alguns dos possíveis efeitos biológicos do resveratrol envolvem a modulação de vias de genes supressores de tumor e também do processo de fosforilação de proteínas.

Evidências epidemiológicas confirmam que dietas ricas em frutas e vegetais estão associadas à redução da freqüência e da severidade de diversos problemas de saúde.

Cientistas buscam, por mais de duas décadas, identificar substâncias específicas em frutas e vegetais responsáveis pelos benefícios que proporcionam à saúde humana.

Os diversos estudos apontam, como sendo os principais componentes, os metabólitos secundários de plantas, denominados polifenóis, bem como carotenóides, como o licopeno.

Os alimentos funcionais incluem alimentos integrais, fortificados, enriquecidos ou restauradores, que apresentam, potencialmente, efeitos benéficos para a saúde se forem consumidos como integrantes de uma dieta variada.

Para produzir o efeito desejado, as substâncias fisiologicamente ativas devem estar presentes nos alimentos funcionais, em quantidades suficientes e adequadas.

Nós temos nos alimentos o suprimento para uma vida saudável e os “remédios” que ajudam no tratamento das enfermidades.

 

Etiquetas:, , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: