Estratégias de marketing inluenciam a escolha dos biscoitos

A dissertação de mestrado defendida pela nutricionista Ana Paula Gines Geraldo, responsável técnica pelo Laboratório de Técnica Dietética da Faculdade de Saúde Pública, revelou informações muito importantes sobre as estratégias de comunicação utilizada nas embalagens de biscoito doce recheado e salgadinho.

O estudo foi conduzido com 152 crianças da cidade de Taubaté, estado de São Paulo. A pesquisadora observou que as cores, personagem, imagem do produto e brindes são estratégias bastante utilizadas nessas embalagens e essas estratégias ficaram gravadas na memória das crianças. E essa lembrança é independente do sexo e estado nutricional da criança.

A pesquisa ainda revelou que a maior motivação para que os pais escolham uma determinada marca é a preferência de seus filhos.

Saber que as embalagens desses alimentos contêm estratégias específicas para crianças e que elas ficam gravadas na memória é um avanço numa área ainda pouco explorada no Brasil.

“No Brasil, existem estudos sobre as propagandas de televisão para crianças, mas a embalagem ainda não havia sido estudada.

Não temos uma legislação específica para regulamentar essas estratégias utilizadas nas propagandas para crianças. Assim, estudos que explorem essa área, são de fundamental importância”.

A pesquisa foi realizada sob orientação da Profa Dra Maria Elisabeth Machado Pinto e Silva, docente do departamento de nutrição da FSP.

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