O que a alimentação tem a ver com os cabelos?

A vaidade para mulher é necessária e cuidar da aparência sem exageros é até uma obrigação. Mas o cuidado com o conteúdo dessa mulher também, não esqueça.

Mas talvez, um dos aspectos que mais ocupam a vaidade das mulheres são os cabelos. Elas gastam fortunas em salões com chapinhas, escovas variadas, tratamentos, hidratação,etc, etc. A maioria das mulheres busca novidades, amam mudar sua aparência, principalmente dos cabelos, com cortes, produtos e tinturas especiais.

Os cabelos não servem só como um aliado estético (dando forma e valorizando o rosto) mas também funcionam como um isolante térmico, protegendo a cabeça das radiações solares e da abrasão mecânica. Também podem ser um indicativo de diversas doenças que se manifestam alterando sua estrutura.

Mas como disse anteriormente nesse blog, a beleza se reflete de dentro para fora, com saúde, boa alimentação, exercício e sono adequado e com os cabelos não é diferente.

Os cabelos crescem em média 1 cm por mês.

Um cabelo fraco, ou seja, fino, sem brilho, com cor diferente da original, quebradiço, ressecado e que cresce pouco, provavelmente está sofrendo por excesso de química, por deficiências nutricionais como por exemplo, proteína, vitaminas ou até por efeito de dietas muito rigorosas.

Mas que alimentos podem favorecer a beleza dos cabelos?

Cada alimento tem sua composição de nutrientes. Uns são mais ricos em carboidratos e vitaminas do complexo B, outros em proteínas, outros ainda em vitaminas e minerais e assim por diante. Daí a importância de uma alimentação variada, para que o organismo receba o que ele necessita.

Mas essa variedade deve ser feita com critério, restringindo-se as gorduras saturadas, açúcares e alimentos muito calóricos e refinados que favorecem o desequilíbrio orgânico, favorecem processos inflamatórios, levam à obesidade e a tantos outros distúrbios comprometedores da saúde.

Quando existe algum desequilíbrio orgânico ou doença (anemia, hipotireoidismo, desnutrição), os fios perdem a força, se tornam secos e quebradiços e caem. Uma alimentação inadequada em nutrientes contribui para o enfraquecimento do bulbo capilar. Por isso, a dieta deve ser rica em proteínas (carne, peixe, ovos, iogurte desnatado,  verduras, frutas cítricas, vegetais e frutas de  cor alaranjada, sementes oleaginosas, grãos e cereais integrais, alho, cebola). Quando a queda de cabelos já está ocorrendo, além da mudança de hábitos alimentares, suplementos vitamínicos podem ser indicados.

Lembre-se: a sua saúde está diretamente ligada ao que você come e a beleza também.

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