Banana verde, alimento rico e pouco explorado

A biomassa da banana verde é considerada um alimento funcional, pois contribui para a melhora da saúde.

Um produto muito comum na culinária dos países da América Central, do Caribe e da África.

A banana verde apresenta alto conteúdo de amido resistente. O que é isso? O benefício do amido resistente é similar ao da fibra alimentar que fermentado no intestino grosso, produz substâncias que servem como fonte de energia para a produção das bactérias benéficas que compõem a “flora intestinal”.

Esse processo gera a produção de ácidos graxos de cadeia curta, que são substâncias benéficas para a saúde do intestino, por nutrirem as células intestinais e ajudarem a manter a integridade da mucosa intestinal. Isso tem repercussões na saúde orgânica de forma geral, uma vez que promovendo a integridade da mucosa intestinal, favorece o processo de absorção adequada dos nutrientes e reduz a passagem, do intestino para a corrente sanguínea, de substâncias maléficas à saúde.

A banana verde é considerada um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, a glicose proveniente de sua digestão é liberada no sangue de forma gradativa e lenta, o que aumenta a saciedade (modula o apetite) e ajuda a manter os níveis de glicose no sangue controlados e reduz a liberação de insulina, contribuindo assim para a prevenção e controle do diabetes e ganho de peso. Alguns estudos têm mostrado uma importante função do amido resistente na prevenção do desenvolvimento de doenças do coração. O amido resistente atua na redução da produção de colesterol pelo fígado e no aumento da sua eliminação pelos ácidos biliares (bile).

Os celíacos (portadores de Doença Celíaca com alergia ao glúten), também podem ser beneficiados com o uso da banana verde. Essas pessoas não podem consumir nenhum produto que contenha glúten, o que torna a dieta dos celíacos muito restrita, uma vez que o glúten é uma proteína presente em trigo, aveia, centeio e cevada. Pães, bolos, biscoitos e massas feitos com farinha de trigo não podem fazer parte do cardápio dos celíacos.

Com ela é possível produzir alimentos muito mais saudáveis e saborosos, agregando mais valor nutricional aos mais variados tipos de alimentos, podendo se transformar em sopas e entrar na composição de massas, carnes e doces. Pode entrar também melhorando a performance econômica na produção de segmentos como: indústria de panificação, indústria frigorífica, de sucos, confeitaria em geral, aplicação nos cardápios de: restaurantes comerciais, buffets, hotéis, merenda escolar, e todo segmento do Food Service, contemplando desde um serviço mais simples até a alta gastronomia.

Receita da biomassa:

Ingredientes:

  • 4 bananas-nanicas ainda      verdes

Modo de Preparo:

1.Lave bem as bananas com casca

2.Em uma panela de pressão com água fervente (para criar choque térmico), cozinhe as bananas verdes com casca, cobertas com água por 15 a 20 minutos;
3. Desligue o fogo após os primeiros 8 minutos, e deixe que a pressão continue cozinhando as bananas;
4. Espere o vapor escapar naturalmente. Não force o processo abrindo a panela debaixo da torneira, por exemplo;
5. Ao término do cozimento, mantenha as bananas na água quente da panela;
6. Vá aos poucos tirando a casca da polpa, que deve ser passada imediatamente no processador. É importante que a polpa esteja bem quente, para não esfarinhar;
7. Coloque a quantidade desejada da polpa cozida quentíssima no processador;
8. Processe até obter uma pasta bem espessa;
9. Se não for utilizar imediatamente, guarde a polpa em recipiente de vidro (para evitar contato com xenobióticos. Essa polpa pode ser guardada por 3 a 4 meses no congelador, mas necessitará de um reprocessamento. Na geladeira, dura até 4 dias.

OBSERVAÇÃO : somente bananas realmente verdes (não aclimatadas), aquelas colhidas do pé, podem ser usadas.

Rendimento: 16 colheres de sopa

MAIONESE

INGREDIENTES
• 3 bananas verdes
• 1 xícara (chá) de vinagre
• 1/2 xícara (chá) de óleo ou azeite de oliva
• 2 colheres (chá) de mostarda
sal

COMO FAZER
Bata o vinagre, óleo ou azeite, mostarda e sal no liqüidificador. Deixe o ligado e acrescente as bananas cozidas e quentes até formar um creme espesso. A maionese serve de acompanhamento para petiscos ou pode ser usada em saladas.

BOLO DE CHOCOLATE

INGREDIENTES
• 2 3/4 xícaras (chá) de farinha de trigo
• 2 xícaras (chá) de açúcar
• 1 xícara (chá) de achocolatado
• 1 xícara (chá) de biomassa de banana verde
• 1 xícara (chá) de leite de soja ou de vaca
• 1 xícara (chá) de óleo de canola
• 2 ovos grandes
• 1 colher (sopa) de fermento em pó

COMO FAZER
Bata no liqüidificador o leite, o óleo e os ovos até obter uma massa homogênea. Acrescente a biomassa e bata novamente. Aos poucos, adicione essa mistura numa vasilha onde foram juntados a farinha de trigo, o achocolatado e o açúcar. Coloque o fermento em pó e mexa bem. Transfira a massa para uma forma untada com manteiga e farinha de trigo e asse em forno médio (180ºC) e pré-aquecido, por 30 minutos, em média. Use a mesma receita para fazer brownies. Coloque 1 1/2 xícara de farinha de trigo no lugar da quantidade usada para o bolo tradicional.

PEIXE COM BANANA VERDE

INGREDIENTES:
3 xícaras de de água
¼ de xícara de óleo 2colheres (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de cebolinha verde picada
1 colher (sopa) de salsa picada
1 colher (chá) de sal
½ colher de pimenta do reino moída
6 bananas nanicas bem verdes com casca, cortada em pedaços
6 postas médias de garouopa, namorado ou badejo
1 dente de alho amassado

COMO FAZER:
Tempere o peixe com o sal, a pimenta e o suco de limão. Aqueça o óleo em uma panela de ferro, adicione o alho e as bananas e refogue por 2 minutos. Junte a água e cozinhe em fogo alto por 20 minutos ou até a banana estar macia.

Acrescente as postas de peixe e cozinhe por 10 minutos ou até a carne ficar macia. Verifique o sal e polvilhe com a salsa e a cebolinha.

 

 

 

 

Etiquetas:, ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: