Açúcar e memória, qual a relação entre os dois?

Uma alimentação muito rica em carboidratos simples, pode trazer alterações nos mecanismos de liberação da insulina ou na sua atuação sobre a glicose que é, a grosso modo, retirá-la do sangue e levá-la para as células.

Os carboidratos simples são digeridos e absorvidos rapidamente, produzindo um aumento súbito da taxa de glicose no sangue (glicemia). Exemplos de alimentos que são fontes de carboidratos simples: frutas, mel, xarope de milho, leite e derivados, açúcares e vegetais. Mas o perigoso mesmo são os doces que são a paixão da maioria das pessoas, principalmente mulheres. Os doces geralmente vêm acompanhados degorduras e a mistura é bombástica. O problema não é tanto o consumo eventual, mas o consumo diário, persistente.

Uma pesquisa liderada por Scott A. Small, professor associado de neurologia do Columbia University Medical Center, revelou que altos níveis de açúcar no sangue podem prejudicar a memória ao afetar uma área do cérebro dentro do hipocampo que ajuda na formação de memórias. É o que afirma um novo estudo.

No estudo, os pesquisadores utilizaram ressonância magnética funcional de alta resolução para mapear regiões do cérebro de 240 participantes idosos.

Eles descobriram uma correlação entre altos níveis de glicose no sangue e o reduzido volume do mesmo no cérebro, ou fluxo sanguíneo, indicando a redução da atividade e da função metabólica naquela região do cérebro.

Pesquisadores relatam que os efeitos podem ser vistos mesmo quando os níveis de açúcar no sangue, ou glicose, são apenas moderadamente elevados, uma descoberta capaz de ajudar a explicar a diminuição normal cognitiva relacionada à idade, pois a regulação da glicose diminui quando envelhecemos.

“Se concluirmos que isso está por trás do declínio cognitivo normal relacionado à idade, então afeta a todos nós”, relatam os pesquisadores.

A capacidade de regular a glicose começa a se deteriorar na terceira ou quarta década de vida,  acrescentando que, como a regulação da glicose melhora com a prática de atividades físicas, a recomendação é: exercite-se. Mas também: controle a ingestão de açúcares

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