Pão integral, o que escolher?

Todos nós, nutricionistas, indicamos o pão integral como um alimento rico em fibras, vitaminas e minerais. Mas a variedade de pães em oferta nas gôndolas de padarias e supermercados é enorme, o que acaba confundindo alguns consumidores que ficam em dúvida qual deles escolher.

Integral, 100% integral, sete grãos, nove grãos, doze grãos, light, diet, cenoura, quinua, iogurte, nozes, soja, sírio integral, francês integral e até italiano integral. Tantas opções podem causar mais confusão do que ajudar.

O fato é que muitas informações “de capa” de rótulo, nem sempre são verdadeiras no que diz respeito aos seus benefícios. Por exemplo, algumas adições como omega 3, são em quantidades tão pequenas que não chegam a produzir os benefícios prometidos. Mas servem, com certeza, para atrair o público consumidor.

A inscrição de zero gordura trans também não corresponde à uma informação totalmente verdadeira, pois, obedecendo às normas da Anvisa, um alimento pode conter pequenas quantidades de gordura hidrogenada por unidade, sem a obrigatoriedade de informar no rótulo tal valor. Mas o valor não declarado pode se tornar significativo quando há um consumo maior do alimento;

Algumas versões light dos pães integrais possuem fatias menores e com menor teor de carboidrato, o que pode não garantir a saciedade conferida pelas versões integrais normais e favorecer o consumo de porções maiores;

Enfim, há muitas informações nos rótulos que contribuem para confundir o consumidor. De qualquer maneira, o pão integral é muito mais nutritivo do que o tradicional pão frances ou do que qualquer pão branco, sem adição de farinha integral ou fibras.

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