Sugestões para o verão que se aproxima

As temperaturas começaram a subir e o calor já começa a incomodar. Como a sudorese acontece com mais frequência e a necessidade de líquidos, que já é grande naturalmente, se torna ainda maior, é necessário prestar atenção e tomar cuidado para não desidratar e perder micronutrientes importantes à saúde como, por exemplo, o potássio.

As recomendações são conhecidas: beber bastante líquido, usar roupas leves, repor eletrólitos. Mas, lembre-se: nada de lançar mão de refrigerantes ou bebidas açucaradas, nessa hidratação. Os sucos de frutas são altamente indicados e é bom lembrar que ninguém adiciona açúcar às frutas na hora de comê-las, portanto ele também é dispensável nos sucos.

Há também alguns alimentos naturalmente ricos em água, além de vitaminas e minerais como o tomate, a laranja, a melancia, o melão, a ameixa, a manga, o abacaxi, alface, couve flor, tangerina, lima da pérsia, pepino, etc.

Mas hoje vou sugerir algumas opções que considerei diferentes, saudáveis e interessantes.

Sopa Gelada de Frutas Frescas
(Sabores da Cozinha Saudável)
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 1 hora
Grau de dificuldade: Fácil
Ingredientes: 1 melão médio; 375 g de morango; 125 g de bagos de uva; 2 maçãs picadas; 5 colheres (sopa) de suco de limão; 1/4 xícara (chá) de açúcar mascavo ou mel; 3 xícaras (chá) de água; 1 xícara (chá) de suco de laranja; iogurte natural a gosto; canela em pó.
Modo de preparo: Descasque o melão e corte-o em pedaços. Lave os morangos e as uvas. Coloque o melão, os morangos, as uvas, a maçã, o suco de limão, o açúcar ou mel e a água em uma panela. Cozinhe em fogo brando, sem tampa, por 15 minutos. Bata no liquidificador até obter um purê. Acrescente o suco de laranja. Deixe na geladeira por 2 horas, no mínimo. Sirva bem gelada, em pratos fundos, guarnecida com iogurte e uma pitada de canela em pó.

Chá de Frutas
Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 5 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Ingredientes:  1 saqinho chá de camomila; 1 saquinho de chá preto ou hortelã; 1 colher (sopa) de peras secas; 1 colher (sopa) de damascos picados em cubos; 2 xícaras (chá) de água;
açúcar ou adoçante a gosto.
Modo de preparo: Corte as frutas secas em pequenos cubos. Numa leiteira ou chaleira, leve a água ao fogo alto. Quando ferver, acrescente as frutas e deixe cozinhar por 3 minutos. Desligue o fogo e adicione os chás. Cubra com uma tampa e deixe descansar por 5 minutos. Retire os saquinhos e sirva a seguir.

Sopa de Melancia e Hortelã        
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 20 minutos
Grau de dificuldade: Médio
Freezer: Sim
Ingredientes: Folhas de ½ maço médio de hortelã; 2 xícaras (chá) de água-de-coco; 3 colheres (sopa) de azeite; 2 colheres (sopa) de farinha de trigo; ½ xícara (chá) de leite desnatado; 4 colheres (sopa) de açúcar; ½ melancia pequena picada.
Modo de preparo: Bata no liquidificador a hortelã com a água-de-coco. Despeje em uma fôrma para fazer gelo e leve ao congelador por seis horas ou até endurecer. Aqueça o azeite em uma panela, polvilhe a farinha de trigo e doure-a. Adicione, aos poucos e sem parar de mexer, o leite misturado com o açúcar. Cozinhe até obter um creme pouco consistente, retire do fogo, e ao amornar, despeje no copo do liquidificador. Junte a melancia, bata até ficar homogêneo e despeje a sopa em pratos. Distribua os cubos de hortelã e sirva em seguida. Se preferir, enfeite com folhas de hortelã.

SucoVerde
(Citen)
Rendimento:2 copos
Tempodepreparo:5 minutos
Graudedificuldade:Fácil
Ingredientes: 2 laranjas (150 ml);
1 folha grande de couve; 1 maçã verde.
Modo de preparo: Esprema as laranjas em espremedor ou processador. Bata o caldo com a folha de couve previamente higienizada e com a maçã verde. Acrescente água ou gelo se necessário.

Salada de Frutas

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 2 horas
Grau de dificuldade: Fácil
Ingredientes: 2 laranjas-baía; 1 maçã do tipo fuji; 2 ameixas vermelhas; 1 cacho pequeno de uvas verdes;

Modo de preparo: Prepare as frutas: descasque as laranjas e corte em gomos. Descasque a maçã e corte em cubinhos. Corte as ameixas ao meio, retire o caroço e pique as metades em pedaços médios. Corte as uvas ao meio e retire os caroços. Numa tigela, coloque as frutas preparadas e mexa bem. Cubra a tigela com filme e leve à geladeira por no mínimo 1 hora. Antes de servir, misture bem.

Suco de Manga com Limão
Rendimento: 1 porção
Tempo de preparo: 5 minutos
Grau de dificuldade: Fácil

Ingredientes: 35 g de manga descascada e picada; 200 ml de água, 2 colheres (sopa) de suco de limão; adoçante a gosto; gelo a gosto.
Modo de preparo: No liquidificador, junte todos os ingredientes, inclusive o gelo, e bata até obter um líquido cremoso e homogêneo. Transfira para um copo e sirva a seguir.

Salada de Maçã com Erva-Doce
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 15 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Ingredientes: pimenta-do-reino a gosto; 1 colher (chá) de mostarda; ¼ de colher (chá) de noz-moscada ralada; suco de 1 limão; 2 maçãs cortadas em quadradinhos; 1 xícara (chá) de erva-doce bem picada; ½ xícara (chá) de nozes picadas; 1 cebola pequena picada; 1 colher (sopa) de salsinha picada; 2 colheres (sopa) de iogurte natural ou tempero de salada.
Modo de preparo: Misture a pimenta, a mostarda e a noz-moscada com o suco de limão. Coloque a maçã cortada, a erva-doce, as nozes, a cebola e a salsinha em uma tigela. Acrescente a mistura de suco de limão e mexa. Se for usar, acrescente o iogurte ou o tempero da salada e mexa levemente. Sirva sobre uma folha de alface como entrada ou acompanhamento de carnes, peixes ou aves.

Suco de Abacaxi com Cenoura
(Citen)
Rendimento: 2 copos
Tempo de preparo: 5 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Ingredientes: 100 g de abacaxi fresco; 30 g de cenoura crua; 150 ml de água; hortelã a gosto.
Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida.

Sopa de Tomate
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 2 horas
Grau de dificuldade: Fácil
Ingredientes: ½ kg de tomate; 3 colheres (sopa) de azeite; 1 dente de alho picado; 2 colheres (sopa) de manjericão fresco picado; 1 e ¼ de xícara (chá) de água quente; 1 filão de pão italiano; queijo parmesão ralado a gosto.
Modo de preparo: Retire a pele dos tomates. Corte-o em quatro partes. Coloque os tomates numa panela com água fervendo por alguns segundos. Prepare outra tigela com água e gelo. Retire os tomates da panela e mergulhe-os na tigela. Pela base do tomate, puxe a pele como se fossem quatro folhas. O choque térmico faz com que a pele se desprenda facilmente. Para extrair as sementes, corte os tomates na metade horizontalmente e, com o dedo indicador, retire-as com o suco que as envolve. Não lave os tomates, pois a água pode até tirar as últimas sementes, mas leva junto parte do sabor. Corte os tomates em cubinhos. Coloque o azeite numa panela média e leve ao fogo médio para aquecer. Junte o alho picado e refogue por 1 minuto, mexendo sempre. Em seguida, adicione os cubinhos de tomate e deixe cozinhar por, aproximadamente, 30 minutos. Junte a água quente, misture levemente e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Enquanto a sopa cozinha, corte o filão de pão italiano em 8 rodelas de 3 cm de espessura. Retire a casca de cada rodela e reserve apenas o miolo delas. Acrescente o manjericão picado à sopa e deixe cozinhar por mais 1 minuto. Retire do fogo e adicione o pão. O pão deverá absorver parte do líquido e engrossar a sopa. Retire a sopa do fogo, polvilhe com parmesão ralado e sirva em seguida.

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