Impacto dos processamentos Industriais de alimentos

alimentos industrializados

Nos processos de industrialização dos alimentos utilizam-se cada vez mais aditivos e produtos sintéticos e fabricam-se produtos de recombinações que levam em conta principalmente redução de custos de produção, maior durabilidade do produto e realce do paladar.

Se por um lado esses processos garantem uma higienização dos alimentos e a durabilidade do produto, por outro podem provocar mudanças na estrutura química que interferem na síntese e absorção dos nutrientes desse alimento.

Os processos de refinamento de sal, açúcar e cereais, enlatamento de vegetais,esterilização, homogeneização e desidratação de leites e irradiação de legumes e carnes, são relacionados a modificações no valor nutricional desses alimentos, mediante degradação proteica, oxidação, rancificação e modificação de ácidos graxos e gorduras.

A formação de substâncias tóxicas nos alimentos durante alguns processos de industrialização é conhecida. São exemplos a liberação de ácido glutâmico livre, ureia e amõnia o processo de desidratação e esterilização de leites. de substâncias de ação carcinogênica na irradiação e aquecimento de alimentos proteicos e gordurosos. Podem ocorrer dano ao DNA causados por substâncias originadas  na caramelizção de açúcares, no aquecimento de gorduras e na torrefação de sementes.

É claro que nos dias de hoje e principalmente nos grandes centros, é muito difícil fugir dos industrializados. O tempo é curto pra cozinhar, o acesso a alimentos naturais é restrito, mas, se pelo menos buscarmos uma alimentação equilibrada e mais saudável sem excesso de gorduras, açúcares e carnes, já é de grande ajuda.

Hoje o que não falta é informação, portanto que tal buscar soluções saudáveis para sua alimentação?

Etiquetas:, , ,

One thought on “Impacto dos processamentos Industriais de alimentos

  1. […] processos de industrialização dos alimentos utilizam-se cada vez mais aditivos eprodutos sintéticos e fabricam-se produtos de recombinações que levam em conta principalmente redução […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: