Tem chef na Nutrição

top-chef

A gastronomia é um mercado em ascensão, uma das áreas mais emergentes na economia brasileira e o nutricionista possui papel fundamental, podendo contribuir muito com este crescimento. Este é um grande desafio para o profissional: agregar ao mercado gastronômico as ferramentas da nutrição.

Atualmente, chefs de cozinha e nutricionistas estão unindo forças para melhorar e explorar ainda mais as características de aroma, sabor e aparência dos alimentos, sem esquecer de garantir a segurança alimentar e aliar o prazer em se alimentar com a preservação de seus valores nutricionais e benefícios à saúde, tornando-se áreas interdependentes.

De nada adianta uma preparação ser extremamente nutritiva, mas não ser atraente aos olhos, paladar e olfato.

A gastronomia vem influenciar várias áreas de atuação da nutrição, desde Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) industriais, hotéis, SPA, restaurantes, serviços de catering e até mesmo as unidades  hospitalares.  Embora tenha melhorado bastante em algumas unidades, em outras a alimentação dos pacientes internados ainda deixa muito a desejar.

A Gastronomia também pode entrar na alimentação escolar:

A alimentação escolar é um direito previsto pelo Artigo nº 208, incisos IV e VII da Constituição da República Federativa do Brasil, conquistado pelos alunos brasileiros. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é o nome oficial do programa de merenda escolar do Governo Federal, criado em 1954, sendo o mais antigo programa social na área de educação, possuindo como objetivos: suprir no mínimo 15% das necessidades nutricionais diárias dos alunos do sistema público de ensino, contribuir para uma melhor aprendizagem e favorecer a formação de adequados hábitos alimentares em crianças e adolescentes. Porque não agregar bom paladar e aparência à alimentação escolar? Não estou falando de nada sofisticado, mas bem feito, bem apresentado, para estimular o paladar das crianças inclusive para alimentos que eles costumam torcer o nariz, quebrando preconceitos.

Alimentação é assunto sério e comer corretamente tem que ser algo agradável e prazeroso.

Etiquetas:, , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: