Açúcares: dentre os vários tipos, qual é mais saudável?

Vou dar aqui apenas 2 exemplos de alimentos mais consumidos pelos brasileiros: o açúcar e o arroz.

Muito já se falou dos efeitos ruins do açúcar sobre a saúde humana, principalmente o açúcar refinado. Esse alimento causa uma “dependência”, que segundo já se apontou aqui no blog, tanto química como psicológica. O fato é que o açúcar estimula a vontade de comer ( por razões ja explanadas), o que pode trazer inúmeras consequências para o funcionamento orgânico, tais como diabetes, intolerância à glicose, obesidade, etc.

Mas quais são as diferenças entre os vários tipos de açúcar?

Há vários tipos de açúcar no mercado, o que os diferencia é o processo pelo qual cada um passa, mudando seu gosto e sua cor. Além da cana de açúcar, há açúcar nas frutas e no milho (a frutose) e no leite (a lactose). A beterraba é outra fonte de açúcar, mas tem um processo de extração diferente. Ela é popular na Europa.

Confira os diferentes tipos de açúcar, obtidos a partir do processamento da cana-de-açúcar:

Açúcar refinado

Apresenta cor branca e cristais finos, com dissolução rápida, utilizado no consumo doméstico. É processado a partir do melado de cana ou do açúcar mascavo. O produto, que inicialmente é marrom, recebe adição de gás sulfídrico e outras substâncias químicas para ficar claro. Nesse processo, o açúcar refinado perde vitaminas e sais minerais.

Açúcar de Confeiteiro

É obtido da moagem maior do açúcar refinado, com acréscimo de 3% de amido, para evitar a agregação dos cristais. É branco e bastante fino. É muito usado em confeitaria, tanto no preparo de receitas como na finalização.

Açúcar Cristal

Não passa por algumas fases de refino, o que resulta em pequenos cristais, de cor branca. É encontrado também em cubos, obtidos a partir da compressão com xarope de açúcar, a fim de manter os cristais unidos

Xarope Invertido

É um xarope feito a partir do açúcar comum. É obtido pela ação de ácidos e uma enzima na sacarose, o que resulta na quebra da molécula de sacarose em glicose e frutose. Melhora no processo de produção de refrigerantes, biscoitos, sucos, sorvetes, molhos e doces em geral. Seu uso na fabricação de balas evita a cristalização do açúcar.

Açúcar mascavo

É a forma não refinada, de cor marrom e sabor parecido com o da rapadura. Extraído da cana de açúcar, não passa por processo de refinamento, mantendo assim as vitaminas e sais minerais.

Açúcar demerara

É um tipo de açúcar cristal,  mais escuro porque não sofre processo de branqueamento. Apresenta valores nutricionais similares ao açúcar mascavo. De cor similar ao mascavo, passa pelo processo de secagem, em que há maior perda de água e é mais concentrado, razão de ser mais doce.

Açúcar orgânico

No plantio da cana não são usados adubos nem fertilizantes químicos. O processo de industrialização é livre de cal, enxofre, ácido fosfórico, folímetro e outros elementos adicionados ao produto refinado. Além disso, a embalagem do produto é biodegradável. Tem valores nutricionais similares ao mascavo.

Frutose

É extraída das frutas e muitas vezes do milho. A frutose fornece a mesma quantidade de calorias que o açúcar refinado. A grande diferença é o seu “poder de adoçar”, 33% maior que o açúcar comum.

Em 100 gramas de açúcar encontramos:

  Refinado Mascavo Orgânico Frutose
Energia 387 kcal 376 kcal 399 kcal 400 kcal
Carboidratos 99,90g 97,30g 99,3g n/d
Vitamina B1 0mg 0,010mg n/d n/d
Vitamina B2 0,020mg 0,010mg n/d n/d
Vitamina B6 0mg 0,030mg n/d n/d
Cálcio 1,0mg 85mg n/d n/d
Magnésio 0mg 29mg n/d n/d
Cobre 0,040mg 0,300mg n/d n/d
Fósforo 2mg 22mg n/d n/d
Potássio 2mg 346mg n/d n/d
Proteína n/d n/d 0,5% n/d

Repare que entre o açúcar refinado e os ditos naturais (mascavo, demerara, orgânico e frutose) a energia fornecida é praticamente a mesma. A grande diferença é que os naturais têm vitaminas e minerais, necessários inclusive à sua absorção, e não passam por processos químicos, o que é ótimo para o organismo.
A quantidade de nutrientes de um e de outro é bem diferente, sendo o mascavo bem mais nutritivo, do que o refinado. Mas ainda assim, o mascavo também deve ser consumido com moderação.

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4 thoughts on “Açúcares: dentre os vários tipos, qual é mais saudável?

  1. Madalena Muñoz 31/01/2011 às 4:43 pm Reply

    Nomes muito parecidos, sim :)
    Excelente post, vou ler mais pelo blog.
    Um abraço e bom trabalho!
    Madalena Muñoz
    Portugal.

  2. silvio bresthg 31/01/2011 às 11:24 pm Reply

    Gostei do site. Informativo, interessante e variado. Parabéns.

  3. beth snaellig 31/01/2011 às 11:28 pm Reply

    Quanto tipo de açúcar e de arroz! Incrível a diferença entre os refinado e o integral. Valeu a informação.

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