Leite, derivados e intolerância à lactose

Alimentos-Leite-e-Derivados-Geral-04

A lactase é a enzima responsável pela hidrólise da lactose (açúcar existente no leite e seus derivados). Deste modo, a intolerância à lactose é a incapacidade de digerir o açúcar do leite em carboidratos mais simples, para sua melhor absorção, além de poder causar sintomas, como a diarréia, constipação, distensão abdominal, gases, náuseas, dentre outros, sendo que a severidade dos sintomas depende da quantidade de lactose ingerida e da quantidade de lactose que seu organismo tolera.

De acordo com artigo recente, na maioria dos mamíferos a atividade da enzima lactase diminui na parede intestinal após o desmame, fato que provoca sintomas de intolerância à lactose. Tal intolerância é determinada geneticamente, porém uma mutação ocorreu para que fizesse parte da humanidade tolerar o leite na idade adulta. O diagnóstico é feito por teste de tolerância e atualmente há o exame genético. De acordo com os dados do estudo, no Brasil, cerca de 43,0% dos brancos e dos mulatos têm persistência da lactase, sendo a intolerância mais frequente entre os negros e japoneses.

Porém na prática clínica, os indivíduos com intolerância são orientados a fazer restrição de lactose na dieta, enquanto outros são orientados a consumir quantidades controladas de leite e derivados, não apresentado os sintomas. Deste modo os estudos em relação à intolerância à lactose são de extrema importância, assim como pesquisas que desenvolvam alimentos nutritivos a base de leite e derivados, para que o consumo, quando possível, possa suprir necessidades nutricionais.

Deste modo pode-se observar em estudo recente, o qual foi realizado para determinar se os efeitos benéficos do iogurte são dependentes da viabilidade de bactérias lácticas e exclusivo de iogurte fresco, em comparação com os efeitos do iogurte que é pasteurizado após a fermentação. De acordo com os resultados, não houve diferença significativa nos resultados obtidos para os parâmetros microbiológicos ou imunológicos, conforto gastrointestinal, ou teste de lactose entre os dois tipos de iogurte ingeridos, sendo uma opção para as pessoas que não possuem intolerância ou para as que podem de forma controlada, consumir alimentos lácteos. (NP)

Etiquetas:, , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: