Vitamina D, uma vitamina que não pode faltar

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Nos últimos 12 anos, muito se tem discutido sobre o uso da vitamina D, não só para prevenção do raquitismo, da osteomalácia e da osteoporose (funções consideradas “antigas” ou clássicas, relativas a sua atividade na regulação do metabolismo de fósforo-cálcio) como também para as funções “atuais” ou não clássicas, decorrentes da descoberta de novos receptores da vitamina com funções fora do sistema musculoesquelético, como manutenção da imunidade inata e prevenção de doenças tais como diabetes mellitus tipo 1, asma, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, passando a ser considerada como pró-hormônio.

Quando a exposição solar for incerta, recomenda-se a profilaxia medicamentosa com 400 UI de vitamina D, diariamente, por via oral, inclusive para as crianças em aleitamento materno de até 18 meses. Para as outras faixas etárias preconizam-se 600 UI por dia. Nos adolescentes, para a prevenção da osteopenia e da osteoporose na vida adulta, é importante corrigir a ingestão de cálcio caso esteja inferior ao índice normal. 

Alguns medicamentos, como anticonvulsivantes, glicocorticoides, antifúngicos (cetoconazol) e antirretrovirais podem interferir no aproveitamento da vitamina, sendo recomendado aumentar a dose. Também  a existência de hiperparatireoidismo, hipotireoidismo, ingestão excessiva de cafeína e refrigerantes contendo cola, sedentarismo, podem alterar a sua utiização.

Quando se prescrever a vitamina D, deve-se verificar o uso de alimentos enriquecidos com a vitamina (suplementos, fórmulas, cereais, alimentos), para não ultrapassar a dose máxima recomendada.

Fontes alimentares:

óleo de fígado de bacalhau, salmão, sardinha, atum, cavala, ovos, alimentos enriquecidos com a vitamina, queijo, manteiga

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