Linhaça, um maravilhoso “remédio”.

linhaca

Vários estudos já comprovaram a eficácia da linhaça para a saúde. Melhora as funções intestinais, baixa o perfil lipídico entre outros benefícios, como vemos abaixo.

Os resultados para colesterol total foram investigados em 28 estudos e um total de 1548 participantes, enquanto o LDL foi estudado em 27 artigos, somando 1471 indivíduos. A redução nos níveis de colesterol total foi significante para a maioria da população em questão. Já a redução de LDL, foi considerada ainda mais significativa.

As maiores reduções no colesterol total foram observadas com o uso da semente de linhaça inteira e com suplementação de lignanas. Similarmente, as concentrações de LDL diminuíram com a semente de linhaça e com lignanas (ambas – 0,16 mmol/L). Não houve mudanças significativas na concentração sérica de colesterol total e LDL com o uso do óleo de semente de linhaça.

Outra pesquisa publicada na revista Hemodialysis International demonstrou que o consumo de linhaça melhorou a dislipidemia e reduziu a inflamação sistêmica em pacientes renais em hemodiálide (HD).

Foram avaliados trinta pacientes em tratamento de HD apresentando dislipidemia, que foi considerada quando os níveis séricos de triacilglicerois foram maiores que 200 mg/dL e/ou quando os níveis de lipoproteína de alta densidade (HDL-c) foram menores que 40 mg/dL.

Os indivíduos do grupo linhaça receberam 40 g/dia de semente de linhaça marrom (contendo 13,5 g de lipídios e 6,7 g de fibra), na forma de dois pacotes de 20 g, por um período de 8 semanas. Os indivíduos foram instruídos a consumir a semente de linhaça triturada com bebidas frias, iogurte e na salada durante o almoço e jantar. Os pacientes do grupo controle foram convidados a continuar a sua dieta habitual e evitar o consumo de produtos que continham linhaça durante o estudo. Todos os indivíduos foram orientados a não mudar seus hábitos alimentares e nível de atividade física.

Os pesquisadores avaliaram os pacientes no início e no final de 8 semanas e observaram diminuição significante no grupo que consumiu a linhaça nos níveis séricos de triacilglicerois (média de 293 mg/dL para 201 mg/dL, p<0,01), colesterol total (média de 234 mg/dL para 199 mg/dL, p<0,01) e de lipoproteína de baixa densidade (LDL-c com média de 148 mg/dL para 123 mg/dL, p<0,01), acompanhado de aumento dos níveis de HDL-c (média de 37 mg/dL para 43 mg/dL). Além disso, foi verificada diminuição significativa nos níveis séricos de proteína C-reativa (PCR), um marcador de inflamação sistêmica (média de 4,8 mg/dL para 3,0 mg/dL, p<0,05).

Segundo os autores, a inflamação e as alterações no perfil lipídico são dois importantes fatores de risco para doença cardiovascular em pacientes que estão em hemodiálise.

“Com base em estudos anteriores, o efeito hipocolesterolêmico da linhaça é devido ao seu elevado teor de fibras solúveis e lignanas. As lignanas fazem parte do grupo de fitoestrógenos que inibem enzimas envolvidas na síntese de colesterol. Já as fibras solúveis em água podem reduzir a absorção intestinal de colesterol da dieta e aumentar a secreção de ácido biliar. Além disso, o efeito anti-inflamatório do consumo de linhaça parece ser devido seu elevado conteúdo de ácido graxo alfa-linolênico, um membro da família dos ácidos graxos ômega-3, que reduz a produção de citocinas inflamatórias. Por estas razões este estudo indica que o consumo de linhaça melhora anormalidades lipídicas e reduz a inflamação sistêmica em pacientes que estão em hemodiálise, concluem os autores.(Nutritotal).

Etiquetas:, , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: