Alergias alimentares

alergias-de-pele-300x300

Com a vida moderna e a industrialização dos alimentos as manifestações alérgicas e pessoas com alergias alimentares têm se tornado cada vez mais frequentes.

Alergia alimentar é uma reação anormal do organismo a determinados alimentos e que envolve o sistema imunológico, podendo causar inúmeras manifestações clínicas tais como crises de rinite, asma, urticária, edemas e até fechamento da glote. Náuseas, vômitos, coceira na garganta, diarreia, irritação nos olhos, coceira no nariz, também são manifestações comuns.

Os alimentos mais presentes nessas reações alérgicas são o leite de vaca, ovo, castanhas, amendoim, crustáceos, peixes, soja.

Quando as reações não envolvem IgE, elas podem se manifestar muitas horas ou dias depois e a determinação da causa daquela reação, se torna bem mais difícil. Mas, em outros casos, como no caso do camarão, por exemplo, a sensibilidade pode ser grande a ponto de provocar reações severas quase que imediatas.

O diagnóstico é feito através de histórico do paciente,exames físicos, laboratoriais, testes cutâneos, pesquisa de IgE sérica e ainda a provocação oral.

O importante é procurar o médico, a fim de se ter um diagnóstico e a indicação do tratamento adequado. Nos casos de manifestações muito intensas, o paciente deve ser encaminhado a uma unidade hospitalar para que seja devidamente tratado.

 

Etiquetas:, , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: