Importância da formação da microbiota intestinal para a saúde infantil

mãe ammentando

O intestino tem função primordial sobre a saúde do ser humano. Além de ser responsável pela absorção da maioria dos nutrientes e eliminação dos dejetos, tem participação ativa no sistema imunológico.

O intestino é colonizado por grande número de microrganismos, presentes especialmente no cólon (microbiota intestinal – MI). Esses microrganismos são responsáveis pelo fortalecimento do sistema imune, motilidade gastrintestinal e até desenvolvimento do trato digestivo.

O desenvolvimento da MI saudável- assim chamadas as colônias “benéficas” – inicia-se ao nascimento e é também influenciada pela microbiota fecal materna. Essa é transferida ao recém nascido durante o parto e nos primeiros contatos entre a mãe e o bebê. (Esse contato inicial também contribui, não só para a saúde física do bebê, mas também para a emocional).

São também inicialmente fornecidos pela mãe e depois pelo aleitamento materno, os oligossacarídeos. São eles o principal substrato para o desenvolvimento dessas bactérias (bífido-bactérias, além dos lactobacilos e outras bactérias ácidas lácticas),

Nos bebês que não são amamentados, a microbiota vai depender do tipo de nutrição ofertada.

Após o desmame completo (aos seis para 7 meses), é importantíssimo que se faça a introdução gradual de alimentos. Esses alimentos vão permitir a presença de bactérias de novos gêneros e espécies no trato digestivo do bebê. Essa introdução deve ser feita segundo a orientação de profissionais.

A alimentação deve ser saudável, preparada de acordo com a idade e desenvolvimento da criança (líquidos,pastosos ou sólidos) incluindo frutas, hortaliças, leguminosas, cereais, os iogurtes, etc. Evite o máximo possível, os alimentos industrializados.

Lembre-se, essa é a fase em que seu filho(a) começa a aprender a se alimentar corretamente ou não. Depende dos pais ou cuidador, esse aprendizado.

Etiquetas:, , , , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: