Restrição alimentar, qual o seu objetivo?

cropped-405594_274563592617571_264220393651891_683478_384273104_n.jpg

Submeter-se à restrição alimentar é terrível para a maioria das pessoas. Ter que cortar alguns alimentos comprovadamente agentes de processos inflamatórios, pode ser um sacrifício que poucos se dispõem a cumprir, principalmente se essa restrição exigir um tempo maior.

Mas, o que sempre lembro aos pacientes é que geralmente, os quilos a mais foram adquiridos por desequilíbrios alimentares que geraram disfunções orgânicas e esse processo não aconteceu da noite para o dia. Ninguém deita magra e acorda obesa, mas o excesso de peso foi se instalando pouco a pouco.

As restrições alimentares não dizem respeito à calorias, às vezes até pode acontecer, mas principalmente dizem respeito aos efeitos que determinados alimentos, em função de seus nutrientes, causam naquela pessoa. Então precisamos restringir e mesmo vetar o consumo daquele alimento para que o organismo restabeleça seu equilíbrio e os  resultados esperados aconteçam.

O nutricionista existe para que possa ser um mediador ativo nos processos de saúde. Não cumprir suas determinações é impedir o processo de restabelecimento. É claro que a orientação nutricional procurará atender às necessidades do paciente e aproximar o programa alimentar o máximo possível de seu estilo de vida e paladar, mas nem sempre será possível atender ou indicar os seus preferidos.

A pergunta é: o que se deseja realmente?Atingir resultados importantes, primeiro para a saúde e por consequência estéticos, ou buscar milagres sem sacrifícios? Ou pior, fazer restrições absurdas indicadas por revistas ou amigos espoliando ainda mais o organismo?

Saúde não tem preço e ela se reflete na aparência. Ser magro nem sempre é sinônimo de saúde e bem estar. Ser obeso muito menos. Mas posso garantir que a boa e segura orientação de um profissional ético, poderá garantir tanto a saúde como uma melhor aparência. Pense nisto.

Etiquetas:, , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: