Atenção nos lanches

422068_277682308972366_264220393651891_689878_809209234_nAs Pessoas com Deficiência ou Incapacidade (PDI), particularmente nos países ocidentais, apresentam geralmente uma ingestão nutricional menos adequada do que a população em geral. A prevalência da obesidade nas PDI tem sido apontada como um importante fator na redução da esperança média de vida e no aumento da necessidade de cuidados de saúde destes indivíduos.

Por outro lado, a prevalência de uma baixa auto-estima aliada ao perfeccionismo característico de algumas PDI, pode desencadear uma complexa interação entre a deficiência existente e a imagem corporal, contribuindo para o desenvolvimento de uma anorexia nervosa.

Num estudo com adolescentes portadores de deficiência intelectual, aponta como fatores que contribuem para a gravidade da deficiência, a diferente distribuição de idades e os diferentes hábitos alimentares e de atividade física. O consumo de lanches ao longo do dia, definido como momentos de ingestão alimentar diferentes das refeições principais (pequeno-almoço, almoço e jantar), tem sido apontado como potencial fator para o ganho de peso em indivíduos saudáveis.

A influência do consumo de lanches na ingestão energética total e no balanço energético é, atualmente, controversa. No entanto, é consensual que parâmetros como o tamanho das porções, o número de lanches ingeridos e a composição nutricional podem ter um impacto no  Valor Energético Total (VET).

Ao serem selecionadas porções alimentares maiores, é provável que ocorra um aumento passivo na ingestão, contribuindo para a adoção de um padrão alimentar desequilibrado e, consequentemente, maior risco de excesso de peso/obesidade e outras doenças crônicas.

Diversos estudos têm verificado que a contribuição percentual dos lanches para o VET e ingestão de macronutrientes tem  aumentado, relativamente a dados dos anos 70.

O mesmo aumento se pode observar no que diz respeito ao tamanho das porções, tanto em estabelecimentos comerciais como em restaurantes, e ao número de lanches consumidos por dia.

São igualmente encontradas diferenças significativas quando se compara o tipo de alimentos escolhidos para os lanches, ficando patente que, atualmente, são privilegiados produtos de elevada densidade energética, como as batatas fritas, os biscoitos e produtos salgados, em detrimento da fruta e dos produtos lácteos.

Etiquetas:, ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: