Processo de emagrecimento com aumento de proteínas na dieta é eficaz?

 

427171_265985296808734_264220393651891_665815_311429889_nEstudo publicado na revista The FASEB Journal demonstrou que o alto consumo de proteínas, em níveis superiores ao RDA (do inglês, Recommended Dietary Allowances, que significa ingestão diária recomendada), pode proteger a massa magra durante o processo de emagrecimento, em indivíduos que estão em dieta de restrição calórica e exercício físico.

O objetivo da pesquisa foi determinar os efeitos de diferentes níveis de proteína da dieta sobre a composição corporal e síntese de proteína muscular durante uma dieta para emagrecimento.

Todos os participantes foram orientados a realizar exercícios físicos de intensidade moderada diariamente.

Os pesquisadores calcularam as necessidades energéticas diárias utilizando a calorimetria indireta. Com base nesse cálculo, foi realizada uma redução de 30% das calorias necessárias diariamente, com a finalidade de promover emagrecimento por déficit energético.

Entre todos os grupos do estudo houve uma perda de peso média de 3,2 kg após os 31 dias de restrição calórica, independente dos níveis de proteína na dieta. Entretanto, a perda de massa magra foi menor e a perda de massa gorda foi superior nos pacientes que receberam 1,6g de proteínas e 2,4g de proteína, em comparação com 0,8g de proteína. A resposta muscular anabólica a uma refeição rica em proteínas foi igual nos grupos que receberam 1,6 g e 2,4 g/kg de peso corporal/dia, enquanto que os participantes que consumiram apenas 0,8 g de proteína/kg de peso corporal por dia apresentou menor taxa de resposta anabólica.

“Em resumo, consumir o dobro da quantidade de proteína recomendada (1,6g/kg de peso corporal/dia) protege a massa magra e promove a perda de gordura corporal durante a perda de peso em curto prazo, provavelmente através da manutenção da sensibilidade muscular ao anabolismo pela ingestão de proteínas. No entanto, o consumo de proteínas na dieta de três vezes a RDA parece não conferir qualquer vantagem adicional de proteção”, comentam os autores.

“Portanto, os nossos resultados indicam que o consumo de proteínas na dieta de 1,6 g/kg de peso corporal por dia pode ser uma estratégia nutricional eficaz para proteger a massa magra em resposta ao déficit energético e a perda de peso”, concluem. Nuritotal

Etiquetas:, ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: