Saúde na terceira idade

idosos_felizes

Percebe-se em todo o mundo, mesmo nos países em desenvolvimento como o Brasil, um aumento progressivo da longevidade, uma diminuição da natalidade, mas, por incrível que pareça, a saúde não anda das melhores. Vivemos mais porque há maior facilidade de diagnóstico e drogas mais eficazes, porém, adoecemos mais.

No mundo, 20% dos seres humanos encontram-se na terceira idade; no Brasil, ela cresce 2,5% ano e em Curitiba representa 8,1% da população (IBGE, 1996). Pode-se afirmar que a população mundial de idosos vem crescendo cada vez mais, causando diferentes impactos individuais e coletivos. Para as pessoas compreenderem e aproveitarem os anos conquistados de experiências, de maturidade, de serenidade, e aceitarem esta etapa culminante do desenvolvimento humano, muitas vezes é difícil, pois as mudanças que ocorrem freqüentemente, tanto em nível social como em nível biológico e psicológico, é um processo de aprendizagem a ser realizado pelos idosos. É nessa fase que a pessoa atinge o ápice da sua afirmação.

Embora todas as fases da vida sejam caracterizadas por um conjunto de mudanças orgânicas, as alterações biológicas e psicológicas, aliadas a preconceitos, tornam-se mais evidentes e comprometem a capacidade de adaptação das pessoas de terceira idade ao meio ambiente.

Além do conjunto de mudanças normais nesta fase da vida, as alterações funcionais decorrentes também por deficiências nutricionais, são resultados do processo de envelhecimento fisiológico, mas não precisam, necessariamente, provocar doença, disfunções, invalidez ou depressão.

Especificamente quanto às pesquisas na área da nutrição, concluem que o desfecho mais prático na pesquisa sobre os efeitos da dieta e nutrição no envelhecimento, seja um melhor entendimento de como a nutrição pode auxiliar a manter uma boa qualidade de vida.

Promover uma boa orientação ao idoso de como alimentar-se adequadamente, com uma boa qualidade nutricional e adaptação às diferentes dificuldades e necessidades, é função do profissional de nutrição, capaz de ajudar a melhorar a qualidade de vida de cada paciente. Essa pode ser uma boa fase da vida, se respeitadas algumas regras de bem viver. Procure um nutricionista e garanta sua saúde.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: