Imunidade

 

O corpo humano é perfeito. Nele se trava uma batalha intensa de 24hs e permanente com o intuito de mantê-lo saudável.  Na verdade temos portas abertas às infecções e o corpo assim, precisa de boas defesas para fazer frente a essa vulnerabilidade.  Alguns “eventos” causados por vírus e bactérias podem ficar silenciosos em nosso organismo apenas esperando o exato momento para se tornarem ativos.

É possível perceber que sua imunidade está baixa de diversas formas. As mais simples podem ser quando as unhas estão quebradiças, os cabelos caem mais do que o normal e gripes e resfriados tornam-se frequentes. No entanto, nosso corpo tem maneiras próprias de se proteger e é justamente aí que o sistema imunológico mostra seu papel.

Mas é possível evitar que as infecções se manifestem e que possamos fortalecer nosso sistema imunológico?

Como o nome já diz “sistema” depende de muitas variáveis para que atue eficazmente. Esta engrenagem está diretamente ligada à boa nutrição e hábitos saudáveis, como a prática de atividades físicas. Os alimentos industrializados, farinhas e refinados,  açúcar branco e aditivos químicos são capazes de produzir processos inflamatórios diversos.

Sem dúvida, a alimentação consciente e equilibrada pode sim produzir efeitos protetores e benéficos a nossa saúde, assim como o exercício físico regular, porém moderado.

Evidências epidemiológicas demonstram que o exercício moderado aumenta a resistência às infecções, no entanto, o treinamento muito intenso pode induzir à imunossupressão e aumentar o risco de infecções em atletas.

Advertisements

Etiquetas:, , , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: