Suplementos Nutricionais

Suplementos nutricionais viraram moda e são usados com frequência, inclusive por auto medicação.

Sua aplicação é positiva e indicada em muitos casos, mas devem ser usados por orientação profissional.

Os suplementos orais podem, sem dúvida, causar impacto positivo na qualidade de vida do paciente por meio da melhora do estado nutricional, redução de complicações e até mortalidade, mas devem ser muito bem estabelecidos os critérios de prescrição e os objetivos a serem alcançados.

Devido ao aumento de evidências científicas de seu benefício, o uso e prescrição de suplementos nutricionais orais têm aumentado em ambiente hospitalar e domiciliar, em pacientes com patologias diversas (como câncer, fibrose cística, doenças gastrintestinais, hepáticas, pulmonares, diabetes, entre outras), estados nutricionais diversos, bem como diferentes faixas etárias, de crianças a idosos

Estudo prospectivo realizado na França, referente ao uso de suplementos orais em população acima de 70 anos e desnutrida, apontou economia média de 195 euros por paciente idoso desnutrido ingerindo suplemento, após um ano de acompanhamento. Essa redução foi basicamente devido à redução significativa de cuidados médicos.

De maneira geral, pacientes idosos desnutridos, hospitalizados ou não, se beneficiam da ingestão de suplementos orais. Após análise de 55 estudos , envolvendo 9.187 participantes, a conclusão de recente estudo é que nesta população, o uso de suplementos orais melhora o estado nutricional e parece reduzir a mortalidade e complicações hospitalares. No entanto, ainda faltam evidências que suportem o uso do suplemento de rotina, de modo domiciliar e em idosos adequadamente nutridos.
Para finalizar, vale acrescentar que os benefícios do uso de suplementos orais existem e são apontados em diversos estudos clínicos. Entretanto, ainda é preciso determinar o tipo, a quantidade e a frequência de consumo necessários para produzir um efeito satisfatório e adequado a curto e longo prazos, em parâmetros clínicos, nutricionais e qualidade de vida.

Advertisements

Etiquetas:, , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: