Dicas para Alimentação Infantil

Os hábitos alimentares saudáveis se estabelecem desde muito cedo. Por isso aqui vão algumas dicas:
-Se alimentar de todos os grupos de alimentos

-Frutas, verduras e legumes devem ser oferecidos diariamente para que as crianças adquiram o hábito de ingerí-los regularmente.
-Ter horários definidos para a alimentação (sem muita rigidez).
-A alimentação deve ser em ambiente tranquilo e na presença de adultos, de preferência da mãe, ou do pai, ou dos dois, sentado à mesa.
-Limitar a quantidade de líquidos às refeições e oferecer somente no final, água ou suco da fruta. Evitar sucos de garrafa ou de saquinhos.
-Procure limitar os refrigerantes somente aos finais de semana
-O pré escolar, leva muito tempo para se alimentar e distrai-se com facilidade. Por isso, não deve haver TV ligada, jogos eletrônicos e nada que tire o foco da criança da alimentação.
-O ideal é que ela faça 5 a 6 refeições ao dia. Café da manhã, colação, almoço, lanche, jantar e ceia. Isso vai depender do estagio que a criança se encontra, dos seus horários  e se a refeição principal não será prejudicada. Cada mãe ou cuidador, conhece sua criança.
-A atividade física, e tão importante, quanto os hábitos alimentares saudáveis. A criança precisa correr, pular e se exercitar para que cresça de forma saudável.  Limitar as horas na frente da TV, video games ou computador é uma boa medida.
-A criança precisa beber água. Não substitua a água por outros líquidos quando a criança estiver com sede.

Algumas dicas para iniciar uma mudança nos hábitos alimentares. Dessa forma você estará aumentando o valor nutritivo das refeições, bem como desenvolvendo seu paladar para comidas mais saudáveis.

– Utilize mais saladas cruas, com folhas e legumes. Bem higienizados.

– Aumente a ingestão de água, chás sem açúcar, sucos naturais

– Se oferecer farofa, além da farinha de mandioca, misture farelo de aveia.

– Faça omeletes com legumes e verduras.

– Nas almôndegas, adicione legumes ralados e proteína de soja.

– Massas e macarrão – optar sempre que possível pelo integral. O sabor é ótimo é apenas um pouco mais durinho.

– Ao preparar um bolo troque parte da farinha de trigo branco por aveia em flocos finos ou farelo de aveia ou trigo integral.

– Para o molho do macarrão – use tomates frescos ao invés dos molhos industrializados. Adicione a esse molho, legumes ralados (cenoura, abobrinha, chuchu), ou ainda verduras batidas com água no liquidificador (couve, espinafre cozido).

– Não dê carne demais à criança. A medida é a palma da mão dela. Esse vai ser o tamanho do bife, ou do frango.

– Se for um molho à bolonhesa, troque parte da carne moída por proteína texturizada de soja.

– Monte uma pizza com a família toda reunida, usando tomate, brócolis cozido, cenoura ralada, junto com o queijo e os outros ingredientes de preferência. O mesmo vale para sanduíches.

– Faça um evento com outras de mesma idade e sirva alimentos naturais, legumes, verduras e frutas e apresente de forma colorida e decorada.

– Procure não ter em casa alimentos que acabem sendo substitutos das principais refeições. Tenha horários definidos para cada refeição, sem substituições.

– Utilize arroz integral e adicione legumes e verduras a esse arroz

– Busque receitas novas na internet. Faça da cozinha um laboratório criativo de delícias saudáveis.

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2 thoughts on “Dicas para Alimentação Infantil

  1. Llabila Vaz Loureiro 02/06/2011 às 4:10 pm Reply

    ótimo blog!

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