Fortalecendo nossas “defesas”

Nosso sistema imunológico é como se fosse um exército de células que têm a função de detectar, isolar e destruir um  invasor estranho ao nosso organismo.

Esse exército  é fortalecido pela microbiota intestinal que também é adquirida através dos alimentos. Vários são os alimentos, que participam dessa função.

Probióticos

O termo probiótico deve ser empregado para bactérias não patogênicas ( que não causam enfermidades) que, quando consumidas em quantidades adequadas, trazem beneficios ao organismo. Elas são capazes de passar pela ação dos ácidos gástricos e ainda processos metabólicos do trato gastrintestinal e estarem metabolicamente ativas, ou seja, vivos.  No entanto, as bactérias probióticas possuem efeitos benéficos distintos, principalmente de acordo com o gênero, espécie e subespécie (cepa) aos quais pertencem.

Os probióticos permitidos para emprego em alimentos mais comumente utilizados e estudados são os gêneros Bifidobacterium, Lactobacillus. Existem ainda outras espécies, mas usadas em menor escala. Essas bactérias são comumente encontradas nas coalhadas, iogurtes naturais e leites fermentados (tipo yakult). Por isso esses alimentos são importantes para não só manter o bom funcionamento intestinal, como também fortalecer nosso sistema imunológico.

Mas lembre-se, os iogurtes naturais, coalhadas e leites fermentados não devem ser batidos em liquidificador, pois isso destruiria esses microorganismos.

Prebióticos

Os prebióticos são substâncias alimentares (consistem fundamentalmente em polissacarídeos não-amido e oligossacarídeos mal digeridos pelas enzimas humanas) que nutrem um grupo seleto de microorganismos que povoam o intestino. Favorecem mais a multiplicação das bactérias benéficas do que das prejudiciais.

À diferença dos probióticos, a maioria dos prebióticos são utilizados como ingredientes de alimentos — em bolachinhas, cereais, chocolate, cremes de untar, e produtos lácteos, por exemplo. Os prebióticos mais comumente conhecidos são: Oligofrutose, Inulina, Galactooligosacarídeos, Lactulose

A oligofrutose prebiótica (OF) está presente naturalmente em muitos alimentos como trigo, cebolas, bananas, mel, alho e alho porró. A OF também pode ser extraída da raiz de chicória ou pode ser sintetizada enzimaticamente. Favorecem:

Aumento do número de bifidobactérias no cólon

Aumento da absorção de cálcio

Aumento do peso fecal

Encurtamento da duração do trânsito gastro-intestinal

Possivelmente, reduzindo os níveis de lipídeos em sangue

Supõe-se que o aumento de bifidobactérias colônicas é benéfico para a saúde humana graças à produção de compostos que inibem os patogênicos potenciais, reduzindo os níveis sangüíneos de amônio, e produzindo vitaminas e enzimas digestivas.

Colabora para que somente sejam absorvidas pelo intestino, as substâncias necessárias eliminando assim o excesso de glicose (açúcar) e colesterol, favorecendo, então a diminuição do colesterol e triglicérides totais no sangue;

Numa linguagem mais simples, elas “alimentam”, servem como combustíveis dessas bactérias benéficas, fortalecendo nossas defesas.

Além dos probióticos e prebióticos, a vitamina C e a vit. A também colaboram nessa função.

Os efeitos dos carboidratos sobre o sistema imune são muito estudados em esportistas e atletas. Nessa população, a suplementação de carbohidrato durante o exercício pode aumentar a proliferação e a ativação de células exterminadoras naturais (células NK, de natural killer), diminuir o número de neutrófilos e aumentar a produção de citocinas.

Muito mais haveria para falar, mas não vamos nos estender para não ficar desinteressante.

Os alimentos têm funções amplas em nosso sistema orgânico. Por isso, uma alimentação equilibrada, variada  e orientada, vão garantir o suprimento necessário para que o nosso corpo viva com saúde.

Comentem, mandem suas dúvidas, não deixem de participar e de trocar informações aqui mesmo no blog ou por e-mail.

contato@lenitamunhoz.com.br

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