Sistema Imune

  A primeira linha de defesa do organismo humano contra a ação de agentes infecciosos é o sistema imune das mucosas humana. Ele é formado por células imunológicas e anticorpos, como a imunoglobulina A (IgA), e estresentes no trato nasal, bronquial, gastrointestinal, urogenital, lacrimal, salivar.
  
Os componentes do sistema imune da mucosa podem ser identificados aproximadamente após seis meses de gestação, sendo efetivamente desenvolvidos após três meses do nascimento. Porém, é durante o primeiro ano de vida que ocorre a maturação (amadurecimento) do sistema imune da mucosa humana. Esse processo é dependente do tipo e do tempo de exposição antigênica e resulta na formação de uma resposta imune adaptativa e na produção de células de memória.
  
 Outro fator que contribui para o desenvolvimento da imunidade da criança é a amamentação. O leite materno contém anticorpos que protegem a criança de infecções virais e bacterianas e melhora o efeito da vacinação da criança contra tétano e poliomielite, além de conferir maior resistência contra a infecção pelo vírus causador da gripe. Deste modo, à medida que a criança é exposta aos agentes infecciosos, presentes no meio ambiente ou por intermédio da vacinação, seu sistema imunológico é “treinado” para desenvolver maior potencial de destruir antígenos.
 
 
 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: