Nutrição e Estética

  

  

 

 

Radicais Livres

O organismo humano está continuamente exposto a formação de radicais livres e a espécies reativas de oxigênio (EROs) provenientes do meio externo (como luz solar, outras formas de radiação e poluição) ou gerados endogenamente. Apesar do papel fisiológico de EROs na transdução de sinais e na regulação e transcrição gênica, dados experimentais vêm demonstrando que, devido à sua instabilidade, essas moléculas podem ocasionar danos celulares que representam uma via comum no envelhecimento orgânico e no desenvolvimento de diferentes doenças freqüentemente associadas ao envelhecimento, como câncer, arteriosclerose, diabetes, Parkinson, artrite reumatóide, catarata e Alzheimer.

Graças à sua capacidade de neutralizar radicais livres e EROs, através da doação de um de seus elétrons, micronutrientes antioxidantes têm papel importante na prevenção de danos celulares e incluem vitaminas C e E, beta-caroteno, n-acetilcisteína, ácido lipóico, dentre outros. Selênio e outros elementos-traço também participam do sistema enzimático antioxidante orgânico.

Até o momento, não foi confirmado pela literatura se o uso de antioxidantes pode diminuir a progressão do envelhecimento, prolongando o tempo máximo de vida. No entanto, o impacto benéfico desses micronutrientes sobre doenças degenerativas associadas ao envelhecimento pode representar uma melhora da expectativa e qualidade de vida.

Vários são os agentes causadores do excesso de radicais livres, tais como:

Poluição: Não há como evitar a poluição do ar, da água, dos alimentos, etc. Mas nós podemos minimizar os efeitos com medidas como limpeza adequada da pele. higienização dos alimentos (dê preferência aos orgânicos) e utilizar água filtrada.

Exercícios físicos: Praticar exercícios é fundamental para a saúde, mas abusar deles, pode dar maus resultados. O exercício exige que o corpo aumente o consumo de oxigênio, liberando mais radicais livres, o que aumenta a oxidação, causando prejuízo celular. Por isso, recomendo praticar exercícios, porem sem exageros, respeitando os limites de seu corpo, se você, é claro, não é atleta.  A frequência cardíaca máxima recomendada é de 60 a , no máximo, 80% . Isso ajuda a evitar o estresse oxidativo ligado a exaustão.

Álcool: O álcool favorece a eliminação de água através da urina e excesso de álcool, pode ser sinônimo de pele desidratada e enrugada. Muito além da aparência, abusar de bebidas alcoólicas prejudica o organismo como um todo e também  os mecanismos encarregados de proteger a pele, favorecendo a ação de micróbios e, claro, a formação excessiva de radicais livres. Se quiser manter as células saudáveis, beba pouco e, sempre que possível, opte pelo vinho tinto que é antioxidante. Não se esqueça: sempre que beber, seja qual for o tipo de bebida, acompanhe com água. Isso vai ajudar a minimizar os efeitos do álcool e manter a hidratação.

No mais, veja abaixo outras dicas.

Flacidez

 É um mal que atinge a todos, mas preferencialmente as mulheres.

 Causas Prováveis

  • Queda dos níveis hormonais,
  • Ganho de peso
  • Sedentarismo
  • Gestação
  • Fumo
  • Processo de esgarçamento das fibras

À partir dos 25 anos diminui a produção de colágeno e fibras elásticas.

Há 2 tipos de flacidez principais a serem citados aqui.

1. Muscular (profunda):

-Sedentarismo – evite e pratique exercícios regulares sem muita carga.

– Efeito Sanfona – O engorda/emagrece. Modifique os hábitos alimentares e garanta um peso adequado e duradouro.

2. Dérmica (superficial)

-Por perda de tec. conjuntivo (fibroblastos, elastina e colágeno) – pode ser melhorada através de uma alimentação adequada e suplementos.

OBS.: A suplementação pode ajudar muito, mas com a ajuda de um profissional nutricionista.

Como deve ser então a alimentação?

Estou falando aqui de modo geral, sem avaliar o paciente e causas orgânicas.

A dieta deverá ser pobre em gorduras:

Carnes magras, leite e derivados desnatados

Nada de embutidos – além de conterem uma grande quantidade de sal, que favorece a retenção de líquidos, há uma quantidade considerável de gorduras saturadas nesse tipo de alimento ( salsichas, linguiças, mortadela,etc.).

Cuidado com:

Pizzas e massas em geral

Molhos cremosos

Doces

São alimentos que favorecem o ganho de peso, processos inflamatórios e assim contribuem para o engorda/emagrece provocando a flacidez e prejudicando a saúde. 

Alguns nutrientes, são vedetes da estética. São eles:

Vitamina C – antioxidante, combate os radicais livres e é encontrado em frutas  ( laranja, kiwi, limão, tangerina, morango, goiaba) e também na couve, pimentão,etc. A lima da pérsia favorece o aumento da familia citocromo P450 que protege o fígado e promove a detoxificação hepática (eliminação de toxinas), tendo papel importante na saúde e consequentemente na aparência.

Silício – a ação do silício é de ordem física, porque ele favorece a despolarização da membrana e a melhoria da respiração celular. Esta ação distingue-se muito nitidamente da ação hormonal de muitas outras substâncias “anti-envelhecimento”.
O primeiro papel do silício é o de limpar o organismo de todas as intoxicações.

O silício age como protetor para as macromoléculas, como a elastina, o colágeno e os proteoglicanos, e pensa-se que ele desempenha um papel importante no processo de reticulação das fibras de colágeno.
A taxa cutânea de silício, muito elevada, diminui com a idade devido à diminuição da assimilação intestinal, sendo responsável pelo envelhecimento cutâneo. O silício desempenha um papel importante na ossificação, através do favorecimento do processo de mineralização. Está também implicado no metabolismo celular.

Os cogumelos são muito ricos neste elemento. São igualmente ricas em silício as pectinas, em particular as existentes na casca dos frutos.

A Vitamina E,  ,selênio, zinco, vitamina A, também têm um papel importante por sua ação na pele, cabelos, unhas, etc. Portanto, uma alimentação variada, colorida, rica em vegetais, frutas, etc, já tão divulgada por mim aqui no site, vão garantir a saúde e favorecer a estética. Você pode ter um rosto harmonioso, um corpo bem feito, mas se a sua alimentação não for adequada, em algum momento, sua beleza e aparência externa, podem ficar comprometidas. serão as celulites por processos inflamatórios, estrias, por falta de elasticidade da pele, linhas de expressão, pele sem viço ou ressecada, cabelos sem brilho e quebradiços. Enfim, tudo que você ingere, tem uma repercussão positiva ou negativa em seu organismo e cuidar da alimentação é cuidar da vida.

Os suplementos ajudam, mas de qualquer maneira, seus efeitos precisam ser mantidos com um conjunto de atitudes e hábitos saudáveis. Por isso, busque uma boa orientação nutricional.

Envelhecimento Cutâneo

Muitos são os fatores que contribuem para o envelhecimento cutâneo, além dos naturais, é claro.

  • Sol – um dos grandes responsáveis pelo envelhecimento cutâneo, destruindo fibras de colágeno e elastina, produzindo assim rugas. Descontrola também as células de melanina, provocando manchas.
  • Fumo
  • Álcool sem moderação
  • Poucas horas de sono
  • stress
  • Pouca ou nenhuma atividade física
  •  Dieta pobre em alimentos antioxidantes
  • Dietas hipercaloricas e ricas em gorduras saturadas- elas são pró-oxidativas e pró-inflamatórias. (Ex.: carnes gordas, embutidos – mortadela, linguiças, salsicha, presunto, queijos amarelos, manteiga, maionese, creme de leite, peles de aves, carnes com gorduras aparente, carnes de porco, frituras).
  • Dietas pobres em fibras
  • Baixa ingestão de água
  • Alta concentração de produtos químicos na alimentação (agrotóxicos, aditivos químicos nos alimentos industrializados)

OBS.: O trânsito intestinal lento, também favorece a liberação de toxinas para dentro do organismo.

Como podemos minimizar isso?

Usar filtros solares- mesmo quando o dia estiver chuvoso. Faça disso um hábito como escovar dentes. Não se exponha demais ao sol. Proteja-se sempre com chapéu e óculos escuros. Quem tem pele clara, redobre os cuidados.

Evite o fumo– muitas são as toxinas liberadas pelo cigarro que interferem negativamente no organismo, acelerando o processo de envelhecimento da pele, entre outros malefícios.

Alimentação

Procure ter uma alimentação mais saudável, menos industrializada, com mais alimentos integrais, rica em frutas, verduras, legumes, preferencialmente orgânicos. Faça uma alimentação variada, colorida, com saladas frescas, carnes magras, cereais (arroz, trigo, cevada) de preferência integrais. Leguminosas (feijões, lentilha, soja, grão-de-bico), tudo em quantidades adequadas e não exageradas.

Procure diminuir o consumo de gorduras saturadas: troque a maionese pelo iogurte natural; tire a pele do frango antes de prepará-lo; limpe bem as carnes; troque a manteiga no preparo de alimentos pelo óleo; faça as preparações no forno, ao invés de fritar.

Beba pelo menos 2 litros de água por dia.  Evite os refrigerantes e café em excesso.

Suco de uva – 1 a 2 copos de suco integral por dia. Ele é rico em  resveratrol, que é muito benéfico para o organismo, porque entre outras qualidades e antinflamatório e antimutagênico.

Chá verde, linhaça (moída na hora e adicionada aos sucos ou iogurtes ou alimentos em geral), aveia, cogumelos (shitake, shimeji), alho, azeite de oliva, peixes, também são alimentos importantes como fontes de nutrientes que favorecem nos processos antienvelhecimento e estéticos em geral.

Pequenas Grandes Mudanças

Pratique exercícios moderados regularmente, não se exceda em pesos e exercícios extenuantes, porque há formação de radicais livres que são vilões da saúde quando em excesso.

Faça coisas que te dêem prazer e alegria. Não se exceda no trabalho.

Procure dormir com qualidade de sono suficiente, para levantar-se bem disposto.

Livre-se das mágoas, ressentimentos e falta de perdão. Isso só faz mal a você..

Vamos combinar que não é tão difícil assim. Tudo é uma questão de equilíbrio, bom senso e atitude.

Converse sempre com Deus, todos os dias.

Seja feliz!

  

Lipodistrofia Ginoide= Celulite novo post

 

Atinge 85% das mulheres (hormônios). Tanto obesas como magras, tanto mais velhas como mais novas.

Ela acontece por: herança genética, hiperestrogenismo (pior na puberdade, gravidez, menopausa e menstruação), por distúrbios metabólicos.

E ainda por fatores exógenos como: dieta hipercalórica, dieta pobre em fibras,vitaminas, minerais e água.

Sedentarismo, redução da massa muscular e aumento da massa gordurosa.

 Roupas apertadas demais, que atrapalhem a circulação sangüínea.

 Não existe um alimento que, sozinho, seja o causador absoluto das celulites. Mas sabemos que, apesar dos mitos que a literatura científica não comprova, há algumas tentações que realmente colaboram para o aparecimento da celulite.
 

Açúcares
Os doces podemos dizer que encabeçam a lista, pois aumentam o acúmulo de gordura, origem do mal. Isso porque o açúcar em excesso não é transformado em energia pelo organismo e acaba sendo armazenado sob a forma de gordura reserva essa, que nas mulheres, tende a acontecer sob a pele.

Gorduras
Muito calóricos, creme de leite, chantilly e frituras são poderosos no quesito celulite.
1 g de gordura = 9 Kcal

Líquidos que podem ser nefastos

Junto às gorduras, estão os alimentos que prejudicam a circulação sanguínea, como café, refrigerante e água com gás. Pois eles favorecem o inchaço, fazendo com que a irrigação dos tecidos seja prejudicada .
Substitua-os por sucos de frutas naturais e, se houver excesso de peso, acrescente água a esses sucos. Mas beba muita água. Ela ajuda a eliminar toxinas e é um grande remédio para o corpo. Quanto ao café, limite-se a duas xícaras por dia. Já as bebidas gaseificadas não devem ultrapassar os 200 ml.
 

Cuidado com eles

 Os alimentos ricos em sódio. O sal de cozinha adicionado a mais, ou no prato, caldos prontos, molho shoyo e temperos miojo, embutidos (mortadela, salsichas, linguiças, etc) também devem ser controlados no cardápio das mulheres que querem driblar as celulites. O sódio em excesso pode levar à retenção de líquido, fator predisponente para a celulite.

O que é a retenção de líquidos?
Em circunstâncias normais, os líquidos existentes no corpo estão distribuídos pelo sangue, líquido celular e líquido extra-celular, num equilíbrio conhecido como homeostase. Dos líquidos que estão fora da célula, 5% correm nos vasos e 15% estão no espaço intersticial (entre os tecidos). Um homem saudável de 70 kg tem aproximadamente 42 litros de água no corpo, 28 dentro das células, 3,5 l circulantes e 10,5 l entre os tecidos. Se este equilíbrio por algum motivo se alterar e o fluido intersticial não for devidamente excretado pelo sistema linfático, vai ficar retido no organismo, causando edema e inchaço generalizado.
Sintomas
O inchaço pode afectar várias partes do corpo. Pelo efeito da gravidade, é sentido de forma mais intensa nas pernas e tornozelos, mas também pode afectar a face, os braços, as mãos ou a zona abdominal.
Causas
 Estar demasiado tempo sentado ( se essa é uma exigência do seu trabalho, levante-se a intervalos regulares, movimente as pernas), hormonal, no caso do síndrome pré-menstrual das mulheres, ou congênito, como doenças cardíacas ou dos rins. O uso de fármacos (pílula anticoncepcional ou antiinflamatórios, bem como os corticóides) também podem ser factores de risco.
O efeito diurético
A diurese é a produção de urina pelos rins. Aumentar a diurese ajuda o organismo a eliminar o excesso de água e sódio. Por diminuir a quantidade de fluido que circula nos vasos sanguíneos, a pressão  na parede das artérias é menor, o que torna esta dieta a mais indicada para quem sofre de hipertensão.
Retenção de líquidos

Bons diuréticos

Água em primeiríssimo lugar ( 2l a 3l por dia ajudam bastante), chás, melão, aipo e pepino. Água de coco.
Plantas: salsa, bardana, cavalinha, chá verde, dente-de-leão.
Cuidado com o uso indiscriminado de chás. Eles não são tão inofensivos assim.

Sempre procure um profissional para a orientação mais correta e adequada ao seu caso.

 Diuréticos Moderados
Alimentos: Cebola, alho, beterraba, aipo, abóbora, guaraná, agrião.
E frutas como maçã, uva, melancia, ananás.
Líquidos: Sucos de vegetais ricos em clorofila, cenoura, couve, beterraba.

Os seguintes dependem da forma como serão utilizados, sendo mais ou menos prejudiciais.

Alimentos: ricos em proteínas, como carnes vermelhas, frango, peru, peixe e marisco; queijos, ovos, leguminosas secas (soja, lentilhas, milho, etc.), cereais integrais, frutas como banana e cítricos.

Favorecem a retenção de líquidos
Alimentos: Fritos, pickles, sal, alimentos com sódio (leia os rótulos dos alimentos industrializados) ou monoglutamato sódico (ex: enlatados, salsichas, linguiças,etc), azeitonas, chocolate, alguns cereais. Produtos açucarados (1 g de açúcar liga-se no músculo a 3 g de água. Quanto mais açúcar se ingerir, mais água pode se reter no organismo).

Percebem como a alimentação equilibrada, rica em vegetais e frutas, alimentos integrais e água, pobre em gorduras saturadas e açucar é remédio p/quase todos os males? O que está esperando? Comece hoje as mudanças.

Mande seus comentários, faça perguntas. esse é um blog para interagirmos sempre.

 

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6 thoughts on “Nutrição e Estética

  1. Leticia Alt 05/10/2010 às 8:55 pm Reply

    Adorei esse post! Que mulher não quer dicas para se livrar das indesejadas celulites?!
    Bjs

  2. nair 10/10/2010 às 12:12 am Reply

    Que pena, tudo que eu gosto. Não é a toa que minhas pernas parecem a superficie lunar. Na minha idade me questiono se devo me abster do que gosto em nome do corpo perfeito, o que é literalmente impossível. Sou o que sou e se algum dia eu tiver que ter outro companheiro, ele terá que ser inteligente o suficiente para não se ligar nas minhas celulites e estrias, mas no que sou como ser humano.
    Gosto de me informar sempre e vejo que esse é um blog para isso. Tem conteúdo e informação.

    • lenitamunhoz 10/10/2010 às 12:18 am Reply

      Nair vc está certíssima. Há uma obrigação de corresponder aos modelos de beleza estabelecidos. A vantagem é essa. Podemos fazer nossas escolhas independente das pressões externas. Isso é uma questão de maturidade, discernimento e inteligência. Mas lembre-se de que estamos falando de saúde e não somente de estética. A celulite é um processo inflamatorio que deve ser cuidado.

  3. maitê 23/10/2010 às 4:56 pm Reply

    Adorei tudo isso. Quanta informação importante. Esse blog é simplesmente fantastico.
    Vou passar para todas as mulheres desesperadas que nem eu com as celulites, flacidez,etc,etc.

    • Lenita Munhoz 23/10/2010 às 6:49 pm Reply

      Obrigada, é bom saber que vc gosta do conteúdo. Divulga mesmo, porque assim mais materias vão surgindo, em função das perguntas e interesses.Bjs

  4. celina punto 28/01/2011 às 12:11 pm Reply

    Adorei tudooooo! É muita informação, muito conteúdo e não sei qual é mais legal. Serei seguidora sempre.

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