Medicina Ortomolecular – um Alerta

Com os “modismos” encontramos hoje o nome dado de Medicina Ortomolecular associado as mais diversas combinações de drogas: anorexígenos, antidepressivos, tranqüilizantes… Todos muitas vezes associados e receitados sem qualquer coerência… A luta pelo dito “padrão ideal de beleza”, ou melhor, a ditadura da magreza, tem levado pessoas à dependência química, a desenvolver síndromes, transtornos psicológicos, anorexia e até mesmo a morte.
Infelizmente, este mercado irresponsável de anorexígenos, tem gerado muitos milhões, o que estimula o surgimento de péssimos e indignos profissionais de saúde, e a marginalização de títulos como Medicina Ortomolecular associados a resultados rapidos, mas arriscados.
Você já deve ter visto ou sabido de alguém que foi a um consultório médico, pagou um alto preço por uma consulta e teve a chance de estar com um “concorridíssimo Ortomolecular”, que receitou alguns medicamentos de “tarja preta”, e várias ervas, extratos secos… Para assim poder até justificar o uso impróprio de Medicina Ortomolecular.

Você deve ter sabido também que seu conhecido perdeu rapidamente vários quilos, emagreceu rápido demais… E você pensou: Que maravilha! Preciso do telefone deste lugar!
Muito bem, será que você acompanhou o restante desta história? Ou será que não deu tempo e você acabou vendo o desenrolar dela na própria pele?
Geralmente são histórias em que o final mais feliz é o chamado efeito sanfona, ou seja, como a medicação vai passando a ser cada vez mais insuficiente para manter o efeito anorexígeno, chega um momento em que por não poder aumentar a dosagem da droga, as células que são “inteligentes” se entendem por “subnutridas” e passam a absorver a gordura dos alimentos de maneira voraz… Conclusão engorda-se tão rápido quanto se emagreceu, e geralmente em dobro.
Esta é ainda uma história com final feliz! Dizemos isto por que os efeitos de anorexígenos a médio ou até mesmo dependendo da dosagem, em curto prazo, são devastadores e até irreversíveis ao sistema nervoso central, pois é lá que estas drogas agem, causando danos que fariam qualquer candidato ao uso “correr” da idéia se tivessem o esclarecimento devido.
Agora vamos tentar entender de fato o que significa a expressão Ortomolecular e descobrir o que isto pode fazer de bem a nosso organismo, se seguida na integra de sua significação.

Por que para a Bela Forma, a Beleza é Importante, mas Saúde é Fundamental, e Beleza é o Equilíbrio entre Saúde e Aparência!
Ortomolecular – Medicina Ortomolecular é o ramo da ciência cujo objetivo primordial é restabelecer o equilíbrio químico do organismo. Este acerto (orto=certo) das moléculas se dá através do uso de substâncias e elementos naturais, sejam vitaminas, minerais, e/ou aminoácidos. Estes elementos, além de proporcionarem um reequilíbrio bioquímico, combatem os radicais livres.
A Medicina Ortomolecular, através do uso de vitaminas e minerais, objetiva, entre outros, neutralizar os efeitos tóxicos destas espécies reativas, proporcionando uma melhor qualidade de vida. A Medicina Ortomolecular também trata das deficiências de uma série de nutrientes. Sabe-se, por exemplo, que um fumante gasta 25 mg de vitamina C a cada cigarro que consome. Caso esta pessoa fume um maço por dia, estará perdendo mais de 50% desta vitamina diariamente. E, hoje em dia, sabemos os inúmeros benefícios que esta vitamina proporciona, seja no combate a radicais livres, na síntese de hormônios, ou mesmo estimulando o sistema imunológico. Todavia, apesar da medicina ortomolecular ter um sentido curativo, ela também é eminentemente preventiva.
O mais importante é que com a Medicina Ortomolecular o paciente volta a ser encarado como um todo, um conjunto que deve funcionar em harmonia. Com esta visão global, qualquer tratamento torna-se muito mais vantajoso, pois encontra a origem dos problemas, a verdadeira raiz a partir da qual todo o processo patológico se desenvolve.

A Medicina Ortomolecular, não deve substituir de forma alguma as demais especializações médicas, por exemplo, se o paciente é hipertenso e/ ou cardíaco, deve ter o acompanhamento e orientação de um cardiologista, e assim sucessivamente…
A Medicina Ortomolecular deve funcionar como apoio a saúde, ao bem estar e ao equilíbrio.

Anúncios

7 thoughts on “Medicina Ortomolecular – um Alerta

  1. Tati Canto 05/10/2010 às 8:53 pm Reply

    Adorei! orgulho!!!
    SUCESSO com esse blog lindo e super informativo!
    Bjs
    Tati

    • lenitamunhoz 06/10/2010 às 12:59 am Reply

      Fico feliz e esse tem sido o feedback das pessoas. Para isso o blog foi criado:informar e esclarecer dúvidas. Obrigada!!!!!

  2. bruno saudt 06/10/2010 às 1:09 am Reply

    Adorei!!!!!!!!! Minha irmã passou por um louco desses aqui na B. da Tijuca e quase morreu. Maus profissionais e que acabam destruindo o trabalho sério de profissionais comprometidos com a etica e o respeito a vida humana. Parabéns.

  3. cristiana 08/10/2010 às 11:48 am Reply

    É tempo de se botar pra fora a “mafia do emagrecimento ilicito”.há muitos casos de mulheres que estão morrendo pela beleza. Beleza não e fundamental. Conteúdo e fundamental. Será que ninguém acorda para essa realidade? Gostei do blog pela seriedade.

  4. Maria Rosa menezes 15/11/2013 às 11:28 pm Reply

    Muito boas as informações, é oque estou procurando , percebi que estou totalmente descompensada, emocionalmente, me alimentando mal, vivendo a vida dos outros, a partir
    de agora , vou seguir a risca todas essas dicas maravilhosas, afinal quem gosta de mim sou eu

    • Que bom Rosa! Nossa saúde é preciosa e se cuidamos dela, nos sentimos melhor, mais dispostas e mais felizes. Aí sim estará mais preparada ainda para ajudar aos outros. Um abraço

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: