Rejeição de alimentos por parte das crianças

Meu Filho não come, o que eu faço??

Você tenta, insiste, faz brincadeiras, mas não adianta. Seu filho torce o nariz, balança a cabeça e recusa o alimento que você oferece. Quando as crianças rejeitam a alimentação ou dizem que estão sem fome, as mães ficam extremamente preocupadas. Calma, isso não é motivo para desespero e sim de reavaliação. Se a criança não quer comer, algo pode estar acontecendo de errado.

Essa é uma queixa comum nos consultórios pediátricos e de nutricionistas. É importante uma avaliação da criança fisicamente e bioquimicamente, se necessário, para que se descarte qualquer patologia que possa ser a causa da falta de apetite da criança. Mas, muitas vezes, apenas com uma conversa com a mãe, já se identifica a causa do problema.

Algumas causas comuns:

A mamãe enche o pratinho e a criança não consegue comer tudo o que está sendo oferecido.

Não existe uma regularidade nos horários das refeições. Há oferta de alimento, inúmeras vezes e ela se nega a comer por não estar com fome.

Não existe variedade nos alimentos que são oferecidos à criança. Existindo o que chamamos de “monotonia alimentar”.

O ambiente onde a criança realiza as refeições não é apropriado, existindo muito barulho, televisão ligada, discussões etc.

A ausência da mãe em casa e as brigas constantes entre os pais também são fatores que podem levar à perda de apetite. “Quando as crianças estão sob cuidados da empregada da casa e a mãe passa o dia inteiro fora, o apetite delas pode ser modificado. Elas sentem a falta do carinho da mãe e perdem a vontade de comer. Presenciar brigas também prejudica o apetite dos filhos porque sofrem e rejeitam o alimento”.

A criança quer chamar a atenção dos pais, pois sabe que o fato dela se negar a comer preocupa-os, e que assim vão acabar cedendo às suas reivindicações de guloseimas.  A criança também sabe que os pais vão tentar de tudo para que ela coma, como fazer brincadeiras, contar estórias, aviãozinho etc.

A mãe está tensa demais para que seu filho coma e, como o laço mãe / filho é muito estreito, a criança acaba absorvendo toda essa ansiedade e como resultado, se nega a comer.

Está nascendo um dentinho novo e a gengiva está dolorida, impedindo a criança de mastigar ou saborear os alimentos.

A criança tem mais de 1 ano e ainda toma muitas mamadeiras. Este fato faz com que ela não aceite bem os alimentos sólidos.

A criança não gostou da alimentação oferecida. Muitas mães fazem a comida da criança separada, sem tempero. Às vezes nem chegam a provar e, desta forma, não verificam que ficou faltando sal, por exemplo (ou sobrando).

Os pais oferecem alguma guloseima se a criança não come. Desta forma ela se condiciona: toda vez que não comer, terá guloseima.

A aparência do prato não agradou à criança.

Existe, na refeição, algum ingrediente que não agrada o paladar infantil.

Mesmo diante dessa dificuldade, é importante saber que o apetite da criança diminui à medida que ela cresce. A necessidade energética vai diminuindo progressivamente, o que torna a falta de apetite uma ocorrência que pode ser normal. Se o corpo da criança necessita de menos energia, é normal que sua fome diminua. As mães que insistem em dar suplementos nutricionais, sem orientação, podem  contribuir para que seu filho tenha excesso de peso ou desequilibre seu organismo recebendo o que ele não necessita. Pois a energia extra que a criança está recebendo, sem precisar, passa a se acumular em forma de gordura.

Por isso algumas orientações podem ser úteis:

  1. Oferecer porções de comida adequadas. Deve-se levar em conta a capacidade do estômago dessa criança.
  2.  Deve existir uma regularidade nos horários das refeições. E, caso a criança não queira comer numa determinada refeição, não se deve dar guloseimas.Adiante um pouco o horário da refeição seguinte. A criança provavelmente estará com mais fome.
  3. Não deve existir “monotonia alimentar”. Ofereça alimentos os mais variados possíveis.
  4. Deixe que seu filho conheça os diferentes sabores dos alimentos e decidir quais ele gosta mais (com bom senso, é claro).
  5. O ambiente onde a criança realiza as refeições deve ser tranquilo e harmonioso.
  6. Os familiares devem evitar que a criança se sinta o centro das atenções, para tanto, devem procurar estabelecer diálogos, etc.
  7. Não atender as chantagens. Por exemplo: a criança só abre a boca se primeiro contar uma estória, fazer aviãozinho,etc. Isto deve ser evitado.
  8. O ideal é que a mãe ou a pessoa que está dando a comida estabeleça um relacionamento agradável sem chantagens.
  9. Uma boa opção é conversar com a criança sobre fatos da vida dela. Estimulá-la a comer sozinha. Muitas mães não apreciam essa ideia devido a sujeira que os pequenos fazem, mas é importante a criança manusear os alimentos em sua fase inicial de experimentação. Além disso, quanto mais eles treinam, mais rápido aprenderão a comer sozinhos. E, para a criança, torna-se um prazer poder segurar a colher e levar o alimento à boca.
  10. Se estiver nascendo um dentinho novo, deve-se ter paciência e procurar dar alimentos mais macios. Não precisa dar uma dieta pastosa, apenas alimentos mais cozidos, mais macios, para facilitar a mastigação.
  11. As crianças acima de 1 ano, não necessitam de tanto leite como as mães costumam pensar. Nesse período, deve-se diminuir o número de mamadeiras para, no máximo, duas (1 pela manhã e 1 à noite). E não se deve dar mamadeiras ou produtos lácteos (iogurtes, danoninhos,etc)depois das refeições, pois como já foi dito, o cálcio compete com o Ferro, impedindo a absorção desse mineral, podendo levar a anemia. Procure oferecer leite de outras formas, através de vitaminas de frutas nos lanches, e longe das refeições principais. O alimento oferecido à criança deve estar saboroso e atrativo. Deve ter cor e sabor.
  12. A criança maior de 1 ano deve seguir a dieta da família, portanto se todos estão comendo uma macarronada não podem exigir que a criança coma uma salada de espinafre ou coisa parecida.

Como formar bons hábitos alimentares? Que medidas podemos tomar para que as crianças não rejeitem os alimentos?

Nossos filhos não nascem sabendo o que comer e o que não comer. Isso é ensinado por quem cuida.

Formar bons hábitos nas crianças é um ato de amor, paciência e persistência. Muitas vezes, é necessário apresentar os alimentos várias vezes e até de diferentes formas até que a criança os aceite.

Verduras, legumes e frutas, podem ser rejeitados de início, mas com um pouco de paciência e criatividade, nossos filhos são atraídos para eles.

O que os pais devem fazer é provocar o interesse da criança pela comida e não obrigá-la a comer a todo custo.

Para ser educada nutricionalmente, a criança precisa conhecer os alimentos, suas cores e seus sabores e se sentir atraída por eles. Vale a criatividade na apresentação. Afinal de contas, nós comemos primeiro com os olhos.Pratos Decorados

Seu filho vai seguir seus passos. Portanto, se você rejeita alimentos, ele tenderá a rejeitá-los também. Lembre-se que os pais e cuidadores são referência para as crianças.

Não incentive a criança a “beliscar” entre as refeições. Ela vai perder a fome e vai recusar a comida depois. Respeite os horários sem ser rígido.

Não premie ou castigue seu filho através da alimentação ( ficar sem ver Tv se não comer, ganhar sobremesa especial e coisas assim). A memória boa ou ruim desses momentos perduram até a idade adulta e favorecem a aceitação exagerada (doces por ex.) ou a rejeição de alguns alimentos (feijão, legumes,etc).

Se a criança não quiser comer um legume, não force. Da próxima vez, prepare-o de um modo diferente para que ela possa experimentar de novo. Misture no arroz, ou prepare sob a forma de souflé, omelete, etc. Isso não é camuflar o alimento, mas apresentá-lo de outra forma. Mas não desista de oferecer esses alimentos.

O alimento no prato da criança deve estar bem separado. Ela deve saber o que vai comer e conseguir distinguir um alimento do outro. Misturar a comida toda antes de servir não é atraente e certamente ela vai rejeitar.

Na hora do lanche varie sempre o leite que ela vai tomar, misturando com frutas. Oferecer iogurtes, mingau e vitaminas é uma boa solução. Ela vai estar alimentada e não vai enjoar do leite.

Alimentação é importante para a manutenção da saúde e da vida, por isso vale a pena investir tempo e cuidado, para aumentar a chance de um futuro saudável.

Falarei sempre sobre a alimentação infantil, pois ela é a base para uma vida adulta saudável.

Rejeições de Alimentos

Tente diferentes formas de apresentação:

Frutas
In natura/ Sucos/ Saladas/
Cozidas/ Amassadas/
Assadas/

Legumes
Crus/ Cozidos/
Em sucos/
Purês/
No feijão/ Sopas/ Bolinhos/
Tortas salgadas/ Empadões/
Suflés/, etc

Carnes, aves e peixes
Bifes/ Assados/ Cozidos/
Ensopados/ Moídos/
Bolinhos/
Tortas salgadas/ Recheios/
Empadões/

165 thoughts on “Rejeição de alimentos por parte das crianças

  1. ana laura 06/10/2010 às 1:27 am Reply

    Muito bom. Dicas simples mas que fazem diferença. Meu filho tem 2 anos e é um problema para aceitar legumes. Você me deu uma grande idéia de colocar no feijão. Visitar esse blog é obrigatório para qualquer pessoa.

  2. katia 06/10/2010 às 1:33 am Reply

    Meu Deus, quantos erros a gente comete!Realmente tem que ter muuuuuita paciência. Eles nos levam à loucura, principalmente quando estamos apressadas.

  3. biancca 10/11/2010 às 6:39 pm Reply

    meu filho de dois anos rejeita alimentos solidos ou liquidos. Quando come vomita. as vezes forma o vomito as vezes não está deitado de repente vomita o alimento ou quando se meche muito. o que pode ser? algum problema emocional ou de estomago?

    • Lenita Munhoz 12/11/2010 às 3:10 pm Reply

      Oi Bia,
      Não tenho dados do seu filho que me dêm condições para emitir opinião. Sugiro que vc busque o pediatra, para que exames possam ser realizados e então feito um diagnóstico. É importante que isso seja feito logo para que seu filho não passe por um processo de desnutrição. Sempre o organismo retém alguma coisa, mas nesse momento, é importante um acompanhamento mais de perto. me dê notícias.

    • Vanessa Catelan 14/08/2012 às 12:51 pm Reply

      Bianca meu filho de 1 ano e 7meses está desse mesmo jeito, eu me desespero,
      não sei mais o que fazer, ando numa tristeza danada, por ver tdos crianças comendo e o meu desse jeito. vc já teve algum progresso com seu filho???
      entre em contato cmigo. vnsscatelan@hotmail.com
      eu preciso trocar experiências com alguma pessoa que passa o mesmo que eu porque senão vou enlouquecer. e ainda não tenho ninguém ke me ajude.

  4. Ellen 09/01/2011 às 8:26 pm Reply

    Meu filho parou de comer com aproximadamente 1 ano e 3 meses, tomando apenas leite, os médicos sempre me disseram que era normal. Hoje meu filho tem quase 5 anos, está ficando menor que seus colegas e come apenas banana e maçã bem de vez em quando e macarrão instantaneo com salsicha, ervilha e azeitona. Não aceita nada além disso, rejeitando inclusive agressivamente. Nenhum médico sabe me indicar um tratamento, e já tentei tudo o que o pediatra me indicou, inclusive tudo o que vc indica no blog. Alguém tem uma sugestão de especialista?

    • Lenita Munhoz 10/01/2011 às 10:11 pm Reply

      Ola Ellen, entendo como mãe a sua aflição. Vc é do Rio?
      Não conheço a história de seu filho. Por exemplo, porque ele parou de comer com 1 ano e tres meses. Muitas coisas poderiam ser feitas, porém vc relata que tentou todas as orientações recebidas. Vejo, que o mais indicado no momento, seria um psicólogo fazer uma avaliação dele e descobrir o porquê desse comportamento. Digo isso porque vc já consultou pediatras e eles não acharam nada de errado.
      Me dê noticias de seu filho. O importante é tentar resolver. Um abraço e obrigada por sua participação

    • iza 19/10/2012 às 3:07 pm Reply

      oi Ellen, também tenho um grande problema, meu filho tem 5 anos, ele não come comida, pão, ele só se alimenta de leite com mucilon e vitamina de fruta, e ele gosta de todinho, bolacha recheada/salgada, e batatinha frita, as vezes.Esse é a alimentação do meu filho, tentei de tudo, mas ele parou de comer desde 1 aninho, ele foi um bb cheio de problemas de saúde, respiratórios, hoje ele pesa 20 kg, não sai disso desde os 2 anos, pelo amor de Deus não sei mas o que fazer, o pediatra diz que é normal, mas eu acho que não, pois nem posso fazer festinha de aniversario pra ele, pois ele não come nada,, porfavor me ajude, me guie

  5. Marcelina Elena da Silva 06/07/2011 às 1:18 pm Reply

    Oi, meu nome é Marcelina, tenho uma filha que se chama Letícia ela tem seis anos e se alimentou dos três a seis meses apenas papinha.Apartir daí só come pão,bolacha,danone,biscoito,broa e mamadeira.Já levei ao médico pediátrico e não tive resposta nenhuma desta regeição.Alguém tem uma sugestão especialista?

    • Olá marcelina, obrigada pela participação. Não conheço a história da Letícia, nem como ela chegou a essas preferências. Mas pelo que percebo, ela aceita melhor os alimentos de sabor doce. Biscoitos, danone, broa,etc. Normlmente isso acontece quando a mamadeira é dada até mais tarde, ou seja, depois de 1 ano e meio, dois anos de idade. A criança então tem a tendência de aceitar mais os alimentos adocicados e rejeitar os salgados. É importante que sua alimentação seja modificada com amor e paciência e criar estratégias que atraiam a Leticia para outro tipo de alimento. Pela pouca informação que tenho, é o que posso responder.
      Abraço

      • Cristiane Menezes 01/11/2011 às 1:15 pm

        Meu filho tem a história parecida com o da Marcelina, ele parou de comer papimha macarrão, feijão e arroz uma semana antes de completar 1 ano foi da noite para o dia e nunca mais comeu hj com 1 anos de 10 meses só toma mingual, vitamina de frutas, pão, biscoito (alguns), pipoca e ainda tem a alergia da LACTOSE então só utilizamos o leite de soja e a farinha também tem este cuidado mas quando ele comia fazia gosto de se ver. A questão dele não é apetite a questão dele é PAVOR por alimentos no prato só quer a mamadeira (alimentos doce). Já fizemos exames e o pediatra diz que se ele tivesse comendo de tudo que ele estaria obeso pois os nutrientes estão bons para a idade dele e ele sempres foi uma criança de tamanho e peso maior que a idade. Ele com 1 ano e 10 meses tem 94cm e 20K. Aguardo informações um forte abraço.

      • Lenita Munhoz - Nutrição Responsável 06/11/2011 às 11:58 pm

        Olá Cristiane, essa alimentação que você relata ter o seu filho, não é a ideal, pois ele precisaria de uma alimentos como legumes, verduras, feijão, ôvo, etc. De qualquer forma, ele ingere o leite que é fonte de proteína, as frutas, fontes de vitaminas e minerais, o pão, fonte de carboidrato. Nós temos hoje, em consultório, muitas crianças que recusam-se a se alimentar adequadamente e peço às mães que não desistam, não cedam sempre às pressões infantis porque a saúde é importante e sabemos o que o organismo necessita para viver. Na verdade, uma criança pode se alimentar mal e ser obesa ou ter peso normal , mas a deficiência nutricional existe. Procure descobrir o que causou isso, se foi algum barulho forte enquanto se alimentava, ou uma conversa que ele interpretou de forma errada, enfim. Sempre apresente a ele os alimentos de forma natural e agradável, sem pressão ou ansiedade. Deixe que ele bote as mãos e não se importe com a sujeira, deixe-o conhecer os alimentos. Introduza legumes e verduras nos sucos. Pouquinho, um de cada vez e veja sua reação. Sei que não é uma tarefa fácil, mas um trabalho de paciência. O importante é não desistir. Um abraço.

    • Mari 17/05/2012 às 11:39 pm Reply

      Mães, tenho um filho com situação parecida, mas um pouco pior. Tem 6 anos e 3 meses e nunca comeu comida. Toma iogurte, vitamina de frutas, bolachas, leite com mucilon, sustagem, neston, (etc)., bolo e mais nada… Sofro com uma preocupação diária. Ja tentei deixar passar fome como o psicologo me orientou; nada. Ele simplesmente sente ância de vômitos só com a palavra comida. Alguém já viu um caso parecido? Alguém pode me ajudar? Meu e-mail é mari_amorim@ibest.com.br. Preciso de ajuda.

      • rosangela torreao 11/10/2012 às 1:05 pm

        meu filho tem 7 anos e 53 kilos, só tomou sopinha até 6 meses e dai em diante só mamadeiras e mesmo assim ainda vomitava tudo e depois que foi ficando mais velho comecou rejeitar até a mamadeira hoje ele come salgadinhos esses tipo fofura, torcida batata rufles etc e suco as veses pão nunca comeu comida desde que completou 7 meses ate hoje só toma mamadeira ja fiz de tudo e não consigo mudar ele me ajudem

      • Amiga Rosangela, o peso de seu filho está elevado e aconselho buscar uma nutricionista para que ela possa fazer uma avaliação criteriosa e escolher a melhor forma de ajudá-lo. Ele precisa equilibrar seu organismo, já que sua alimentação é inadequada e rica em gorduras. Um grande abraço e dê notícias.

      • iza 19/10/2012 às 3:09 pm

        Mari, é o mesmo caso que o meu, vou entrar em contato com vc

  6. Bárbara Teixeira 21/12/2011 às 6:14 pm Reply

    Olá, Lenita.
    Minha pequena completará 1 aninho dia 28 de Dezembro. Ela sempre comeu muito bem e de tudo, nunca deu trabalho para comer, pelo contrário, eu que tinha que dar uma controlada porque ela estava no limite do peso. Já faz uma semana que ela começou a dar trabalho para comer, pensei em começar a temperar um pouco mais a comida, já que ela já vai completar um ano e logo vai começar a comer nossa comida, mas não resolveu muito. A unica forma dela comer um pouquinho mais é deixar ela pegar com a mao, ela mesma leva a boca. Isso é uma fase normal nessa idade ou devo me preocupar?
    Obrigada pela atenção! Adorei as dicas!

    • Olá Bárbara,
      é normal sim. O primeiro ano é de um desenvolvimento absurdo e a criança aceita as ofertas de alimento com mais facilidade. A partir daí, ela já se distrai com a descoberta de não quer tanto alimento. O importante é não ficar ansiosa, não dar danoninhos, biscoitos,etc para substituir as refeições. Deixe que ela manuseie os alimentos e se suje, é só uma fase. Não deixe que ganhe muito peso porque é a época em que começa a andar e o excesso de peso é menos aconselhável ainda.
      Obrigada por sua participação, um abraço e um ano novo com muita saúde.

  7. gloria regina silva 20/03/2012 às 12:22 pm Reply

    meu filho ja esta com 18 anos e de uns dias pra ca não tem vontade d comer nada….nada mesmo nem a coca cola que ele tanto gosta … estou nuito preocupada,,,o que devo fazer

    • Amiga, quando perdemos a fome, é sinal de que algo não vai bem. Pode ser o início de uma gripe ou qualquer outro distúrbio. O melhor a fazer é procurar um médico (clínico geral) para que ele possa averiguar o que está acontecendo e resolver. Um grande abraço e saúde pra vocês.

  8. grace 25/03/2012 às 10:03 pm Reply

    oi Lenita,
    procurando uma explicação para saber o por que, da minha sobrinha de apenas 1 aninho comer e vomitar, achei vc, espero que possa dar uma ajuda!
    Minha irmã foi ao Pediátra, para que o mesmo podesse ajudá-la, porém este disse que talvez poderia ser anorexia, achei estranho nessa idade?
    O que vc diz a respeito?

    • Minha amiga, é importante saber o porquê dos vômitos que pode ser por um fator emocional, até uma disfunção orgânica. Tenho poucos dados, mas se isso é frequente, é preciso tomar cuidado para que a criança não desidrate e não desencadeie outros problemas. As razões são fundamentais e até a anorexia (não apostaria nisso como causa primária, mas como consequência),teria uma origem que precisaria ser descoberta. Mas sinceramente essa criança precisa ser cuidada e averiguada essa reação.
      Aconselho a investigar junto ao pediatra e a uma nutricionista funcional e solucionar o problema.
      Um grande abraço

  9. Andrea 27/03/2012 às 1:59 pm Reply

    Lenita, te achei por acaso e amei o q li.
    Minha filha esta com quase 2anos e meio e ha uns 3 meses teve estomatite e um mes depois novamente e hj em dia nao tem mais nada, a pediatra ja constatou mas ela desde estes episodios vem ne negando a comer e so pede besteira, ou qdo aceita comida pega um pedacinho d peixe ou um milho, beterraba.
    Aqui a alimentaçao e saudavel,nunca tomou refri, bala, doritos, estas coisas e ela ama verdura, leguma.
    Mas juro ela esta praticamente me enlouquecendo pq a hr da refeiçao se tornou um dilema, eu nervosa com a situaçao deixo ela irritada eu acho q acaba q a coisa vira um escandalo pq ela berra, chora, um stress sabe.
    Acho q como ela sempre comeu bem nao estava preparada.
    Bjs

    • Andrea, sei que é difícil ver a filhinha recusando alimento, mas saiba que quanto mais ansiosa você se mostrar, pior será a reação de sua filha. Na hora da refeição, desligue tv, coloque o pratinho e deixe que ela coma sozinha, deixe que se suje e que possa fazer sua baguncinha. Evite dar as besteiras, fale o menos possível e coloque uma música bem calminha de fundo. No início ela pode querer testar você, chamando sua atenção, dizendo não, mas não aceite a provocação, mantenha-se calma e tranquila. De preferência mantenha-se a uma distância segura, parecendo não prestar atenção no que ela está fazendo. Veja os pratos decorados aqui no site. Por favor não perca a calma porque os resultados não serão bons. Me dê notícias. Bjs

  10. Andrea 29/03/2012 às 10:41 am Reply

    Ola Lenita, obrigada pelo retorno.
    Na verdade aqui em casa a hora da refeiçao sempre foi tranquila, nunca liguei p ela fazer sujeira e como sozinha desde antes de um ano e meio.
    Ela foi p escolinha em agosto do ano passado com 1ano e 10 meses so no periodo da manha e desde entao nao fica um mes inteiro sadia.
    Estomatite ja teve 2 este ano, de setembro a dezembro teve varios resfriados e falta direto na escola.
    Na hora q ela volta da escola começa a tortura psicologica.
    Em alguns dias ela come bem mas de quase 1 mes p ca olha a coisa ta feia.
    Sou caxias com alimentaçao desde q ela iniciou nas papinhas. Ela sempre comeu de tudo e so coisas saudaveis, nunca dei refrigerante, chocolate so apos um ano, mc donalds nunca foi, bala nunca e pirulito ha pouco tempo comeu um.
    No geral é uma menina q ama frutas mas se oferecido nao recusa doce ou besteiras entao controlo tudo mesmo,
    Nina sempre comeu tudo e com gosto, acho q sempre a criança q comeu melhor do nosso circulo de amizades, sempre foi elogiada por ser uma boa de boca,
    Ate sou motivo de piada entra as maes d amiguinhas q dao d tudo mas eu nao ligo
    Ela tem pratinhos lindos, come sozinha, senta a mesa, muitas vezes almoço junto e nunca assistiu tv p ter q comer.
    Nestes ultimos dias acabei fazendo uma ou outra troca tipo se comer levo no parque, se comer a gente aluga o toy story, coisas erradas mas q p eu nao explodir cedi, sabendo q é errado.
    E ela a cada dia come menos e eu quase doida, ontem fiz isso fiquei calma, nao insisti fiz q aquilo nao me incomodava e ela comeu uma bolinha de nhoque, nao quis nem o molho de carne. Acabou q almoçou abacate amassado com leite em pó e mucilon. A tarde frutas, mel e a noite vieram umas amiguinhas comeu pizza……..
    Hoje ja esta em casa com febre e acho q um resfriado chegando, escola é uma coisa terrivel, acaba c a criança né.
    Hoje sei q nao comera pq c febre ja viu.
    Um beijo e vamos nos falando.
    Dea

  11. Poliana Rsende Sobrinho 09/04/2012 às 1:23 am Reply

    Oi! Lenita,minha filha tem 8 anos e pesa 20quilos, já faz uns 2anos que ela não sai desse peso,ela não se alimenta direito,prefere comer as gulosemas do que a comida,não sei mais o que fazer!! Poliana Resende !!!!

    • Poliana, essa é uma queixa cada vez mais frequente, porque tudo que é fast food ou junk food, tem um enorme apelo não só da mídia, mas de fortes sabores que estimulam a criança a só querer comer aquilo, é quase um “vício”. O meu conselho é sempre: insista na alimentação, converse, incentive a praticar esportes coletivos onde existe uma necessidade alimentar equilibrada. Não dê guloseimas, não tenha essas opções em casa porque será mais fácil ela escolher as que sabe ter no armário. Sei que não é fácil, mas é possível dar alimentos saudáveis às crianças. Dá trabalho, exige tempo, paciência e persistência, mas o investimento é na saúde de sua filha, então vai valer a pena, acredite.
      Um grande abraço e não desista.

  12. Patricia da Costa 29/04/2012 às 5:00 pm Reply

    Lenita,minha filha tem 9 anos e é muito seletiva ,ela tem preferência por alimentos secos tipo,carnes assada ou frita,arroz,batata frita basicamente isto de alimento salgado .Não come de jeito nenhum feijão ,sopas,molhos.verduras somente tomate e repolho .Ela tem consciência que estes alimentos são importantes mas diz que não consegue comer sente nauseas na primeira colherada.Ela pode ter problemas de saúde por ser tão seletiva e vc tem alguma explicação do fato dela não comer alimentos mais (molhados).

    • Olá Patricia, as causas podem ser diferentes, mas, normalmente as crianças podem ter memória de algum fato ou evento que passam a determinar suas escolhas alimentares. Por exemplo, se a criança teve episódios de vômitos ou náuseas, a recomendação médica muito comum é de se evitar alimentos com caldos e dar preferência aos secos. Essa rejeição pode até ser natural, como defesa do organismo nesses casos. Fixar essa memória não é incomum, tive uma paciente assim e depois de fazermos todas as avaliações necessárias, ela mesma disse que tinha medo de comer determinados alimentos e passar mal de novo. Fizemos a reintrodução do que que ela rejeitava de forma cuidadosa e gradual e conseguimos resolver o problema.
      Não tenho dados suficientes de sua filha, que possa me dar condições para uma avaliação. Procure ver quando isso começou, converse, leve-a a identificar quando e porque ela rejeita esses alimentos. Tente preparações com feijões sem caldo, como em saladas, almôndegas sem caldo com legumes bem amassadinhos na massa, etc, mas identificar o porque dessa escolha seletiva seria importante. O que vc relata de sua alimentação, realmente não é suficiente para suprir suas necessidades nutricionais, mas nada que não possa ser resolvido. Procure uma boa nutricionista e ela irá te ajudar.Um abraço!

  13. Joyce Ferreira 28/06/2012 às 7:42 pm Reply

    Oi Lenita!
    Depois de muito procurar soluções achei seu site! espero que você possa me ajudar.
    Bem minha filha fiz tudo como manda o figurino, mamou só no peito até os 5 meses, depois veio as papas doces e mais pra frente salgadas, sempre fiz de vários sabores pra ela não enjoar.. mas não deu jeito, com um ano e 4 meses ela abusou papa salgada de um jeito que não consigo reverter, hoje ela está com 2 anos e a unica coisa que ela aceita é vitamina de fruta, fruta pura, geléia e iogurte.. NADA salgado! ja fiz de todos os sabores e de todas as texturas mas simplismente não consigo, me sinto mal, preparo com tanto carinho e ela não come. me estresso, acabo passando pra ela e tudo fica pior…Nesse momento ela tá com diarréia e vomito.. pelo hemograma a medica disse que era o leite q ela toma em excesso, tá fazendo mal.. mas o que eu faço então? ja briguei, ja brinquei, ja dei a força, ja tentei colocar num pratnho pra ela comer sozinha e nada! hoje mesmo deixei ela com fome até agora pouco, se eu não tivesse cedido e feito uma papinha ela teria dormido com fome, ela tinha comido as 8 da manha e só veio comer agora…estou realmente desesperada, me sentindo uma droga de mãe e sem saber como conduzir a situação, se vocE pudesse me dar uma ajuda ou um concelho ficaria muito agradecida!

  14. carmen 14/07/2012 às 1:00 am Reply

    preciso um conselho minha pequena paro de comer e nao sei mais que fazer ela tem 5 anos

    • Se vc já levou ao médico e não há nada aparentemente errado, aconselho a não dar a ela muitos industrializados, já que contêm substâncias que estimulam o paladar para aqueles sabores e desestimulam para o saudável, não comprar aquilo que ela tem substituído pela comida e dê uma nova cara a seus alimentos para interessá-la naquilo que está propondo. De qualquer maneira, é bom consultar um profissional, para que ele possa avaliar sua filha e ver a necessidade ou não de suplemento alimentar para suprir carências.Um grande abraço.

  15. fernanda lemos 24/07/2012 às 9:15 am Reply

    Oi Lenita Parabens Pelo site…
    Preciso de ajuda Urgente me chamo Fernanda e tenho um filho de 2 anos e meio,bom
    ate antes de completar 1 aninho comia de tudo todas as verduras e frutas que vc possa
    imaginar,comia igual gente grande.De um dia p/outro parou de comer e agora nao come nada e nessa brincadeira ja vai fazer 2 anos que nao come nada alem de mamadeira,iogurte e mesmo assim muito pouco a tah e de vez em quando da uma beliscadinha em ovos fritos mas isso quase nunca mesmo.E outra nem de besteiras ele gosta e tem mais se tentar colocar na boca dele ele vomita tudo ate mesmo o pouco que antes tinha comido(mamadeira/iogurte)ja tentei de tudo e os medicos dizem que é fase e que ele vai comer,mais nao aguento mais essa fase que nao passa e com isso meu filhinho esta magrinho e com pouca imunidade por favor me ajude….estou desesperada…

    • Oi Fernanda,
      Não se desespere, eu sei que é muito difícil essa situação, mas sem dúvida precisa de algum tipo de solução. Eu sugiro a vc que busque a ajuda de uma nutricionista pediátrica, porque ela vai te dar alguns caminhos para ir encontrando a via para a solução e suplementar seu filhinho para que ele não tenha deficiência nutricional. Os suplementos trazem a reposição necessária nesses casos. Isso pode ser resolvido. Talvez não de imediato, mas, aos poucos, vem a mudança. Aqui no site há várias idéias, mas eu sugiro o acompanhamento de uma nutricionista.Lembre-se, a impaciência com o filhote não ajuda em nada.
      Um grande abraço e me dê notícias.

  16. Marisa 26/07/2012 às 5:53 pm Reply

    Lenita, gostaria de que, se puderes, me tirar uma dúvida.
    Meu filho tem 5 anos e se alimenta muito bem, graças a Deus. No entanto, em maio e junho deste ano, ele teve rota-vírus por duas vezes, e a partir daí, semana sim, semana não, ele apresenta um quadro de diarreia que perdura por um, dois dias e passa. Já o levei à pediatra e ela achou que fosse alergia ao leite, mas não é. Até mesmo o suco de gelatina que ele adorava, eu retirei para ver se era disso, mas também não é. Te pergunto, será que pode ser da grande quantidade de alimento que ingere, pois sempre repete os alimentos. A alimentação não foge do feijão (temperado com sal, óleo, louro), arroz, macarrão com carne moída ou frango, panquecas, ovo (de vez em quando, cozido) café com leite, biscoitos e pão com patê (frango). Claro que essa alimentação não é feita todo em um dia (risos … imagina !!!) só para te dizer o que ele gosta. Agora, legumes e frutas ele rejeita mesmo. Será que pode ser algum desses alimentos que possa estar causando alguma alergia? Só do leite ouvi falar, mas nunca teve isso e sempre tomou leite desde 3 anos. Será que pode ser? Fico no aguardo de uma resposta. Obrigada e fique com Deus.

    • Marisa,
      Me parece que a alimentação de seu filho é cuidada, embora eu não concorde com o pate por ser um alimento rico em sódio e mais rico em gordura, mesmo sendo de frango.
      Não é bom que a alimentação seja em excesso nunca, nem para adultos, nem para crianças, porque leva ao desequilíbrio orgânico e isso pode trazer distúrbios variados, obesidade,etc.Então, evite que ele coma quantidades exageradas.
      Você afirma não ser problema relacionado a lactose (imagino que tenha já testado e observado), ele se alimenta com entusiasmo e vc não relata se há problemas de perda de peso.
      Muitas vezes as gastroenterites, podem deixar um tempo esses sintomas, mas o ideal seria investigar. Seria irresponsável de minha parte afirmar qualquer coisa por e-mail sem estar com o paciente em minha frente. Aconselho vocÊ a procurar uma nutricionista ou um pediatra que possa submeter seu filho a exames que levem a um diagnóstico seguro e ao tratamento adequado, se for o caso. Obrigada por sua participação. Espero que a solução seja encontrada com logo e dê notícias.Um grande abraço.

  17. Eliane 29/07/2012 às 2:56 pm Reply

    tenho uma bebe de 1 ano e um mes e ela nao consegue come comida ela ate pede mas so come um caroço de arroz por vez e toma caldinho de feijao e se isisto em dar mas ela vomita ou da ancia e joga tudo fora o que deve ser ? se ela so consegue se alimenta de leite

    • Olá Eliane,
      vc já procurou um pediatra e apresentou o problema?è necessário saber a causa desse comportamento. Pode ser apenas a facilidade de uma alimentação líquida que a atrai mais ou não. Você não disse se ela aceita sucos, mingaus, sopas.O importante é detectar a causa para resolver a situação, acertar sua alimentação. Provavelmente um suplemento alimentar (receitado por um profissional, que conheça seu bebê), seja indicado até que se resolva o problema. Busque uma consulta com um pediatra.Um grande abraço e dê notícias.

  18. eliana dutra coelho 01/08/2012 às 8:28 pm Reply

    olá Lenita ,
    tenho uma menina de dois anos,mamou no seio ate 1 ano e meio e devido a falta de peso tive de retirar poi, nao aceitava outros alimentos a nao ser o seio, ate hoje e uma briga para ela fazer as refeições esta abaixo do peso tem 10kg e545g estatura de 82 cm…não sei oq fazer ja tentei varias receitas sufles nao adianta nao gosta de nada e temos uma alimentaçao sudavel legumes verduras frutas…e agora esta com estomatite e nao aceita nada..

    • Olá Eliana,
      você não relata se aos 6 meses vc introduziu os sucos, papinhas e sopas e como foi a aceitação. O que indicamos, é que a mãe amamente até os 6 meses e depois outros alimentos comecem a ser apresentados e aos poucos a amamentação vá diminuindo, até cessar. Com 1 ano de idade, a criança já deve estar com a comida da casa. Quando a principal refeição da criança é o leite após esse período, e o peito é oferecido com frequência,é mais difícil ela aceitar alimentos salgados. No peito, além do alimento vir com mais facilidade, sem ter que mastigar, ela também tem o colo, o calor, o carinho. Mas, embora seja trabalhoso e difícil e a paciência tenha que ser redobrada, insista. Torne os pratinhos mais atraentes para ela, insista na cor variada de alimentos, faça carinhas (aqui no blog tem exemplos de decoração dos pratinhos). Procure ficar calma e não substituir a comida por mamada ou outro alimento. Isso é importante para que ela receba os nutrientes necessários ao seu crescimento e desenvolvimento. Procure uma nutricionista na sua cidade que possa ajudá-la nesse processo de aceitação dos alimentos.Um grande abraço e DÊ NOTÍCIAS.

  19. Lúcia 12/08/2012 às 10:07 pm Reply

    Meu filho comeu muito bem até os 5 anos, de tudo, variado, nutritivos. Mas agora já está com 18 e parece nunca sentir fome. Chego a me desesperar, pelo fato dele ser super magro e não gostar de comer. O prato fica diante dele e ele só enrola, deixa esfriar, depois mexe um pouco para um lado e para outro e devolve o prato para a cozinha…

    • Olá Lucia,
      Seu e-mail não diz muito, mas é preciso identificar a causa desse comportamento. Se é física, algum problema orgânico, ou se é emocional e se o quadro se assemelha ao de uma anorexia nervosa. De qualquer forma seria aconselhável buscar a ajuda de um médico para que um diagnóstico seja dado. Não brigue com ele ou o pressione, pois isso não traria resultados positivos, mas procure um profissional para uma solução. Não deixe passar muito porque estamos falando de saúde. Certamente esse profissional, através de exames e um histórico do rapaz poderá encaminhar a ajuda necessária. Tranquilize seu coração, porque tem solução. Um grande abraço e dê notícias.

  20. surazze 14/08/2012 às 4:17 pm Reply

    nossa gostei muito desta pagina…sou Fernnanda Fernandes precisava ler isso, pois meu filho de 2 anos e 8 meses , não come nenhuma verdura e nenhum legume, se coloca no prato ele nem olha para o resto da comida, já fiz varias alternativas,mais ele insiste em ficar so na carne e no arroz e mais nada, tou apavorada,pois antes de 2 anos comia de tudo.O pediatra disse para ir tentando,mais vivo tentando e nada, prefiro ir assim do que nada ,mais juro preocupada eu tou demais…
    será que devo fazer mais alguma coisa.?me ajude por favor obrigada

    • Ele come almôndegas? misture na almôndega com tudo bem moidinho. Tente tb nos sucos e evite dar muitos industrializados para seu filho. Não se desespere pra que ele não use essa “arma” para conseguir o que quer. Se necessário o uso de prescrição pelo pediatra ou nutricionista poderá repor as carências de seu pequeno. Mas não desista de tentar. Vc não relata se ele come frutas, o que seria ótimo. Obrigada por seu comentário. grade abraço, Lenita

  21. Andreza 25/08/2012 às 1:22 pm Reply

    Olá, Lenita! Preciso da sua ajuda. Tenho uma filha de 1 ano e dois meses e desde que começou a se alimentar além do leite tive problemas. Ela é desinteressada por comida. Amamentei até os dez meses. Nao gosta de sucos, e foi difícil entrar com a mamadeira. Só aceitou após 1 ano. Mesmo assim, pediasure. Os outros leites nao gostou. A papa salgada só aceitou batida e mesmo assim com dificuldade. Fruta só amassada. Qualquer pedacinho mínimo de solido ela cospes ou vomitava. Consultei a pediatra que me recomendou uma avaliação com a fono, e chegaram a conclusão que é comportamental. Comeu um tempo super bem, e consegui introduzir alguns solidos as vezes, grãos de arroz no meio do feijão, biscoito de maizena… Agora simplesmente nao aceita nem provar nada Salgado. Só quer a mamadeira ( só dou 2, manha e noite) e mingau de aveia e abacate amassado. As outras coisas come só com muita distração, brincadeiras, no colo e mesmo assim chora. Pesa 9 kg. Obrigada

    • Olá amiga, sei o quanto é difícil essa situação para as mães, mas não se desespere, nem desanime. Aqui no site, há vários pratinhos decorados com alimentos, coloridos e que atraem as crianças. ´Muitas mães têm escrito relatando o sucesso dos pratinhos.
      O Pediasure é rico em vitaminas e minerais, mas é claro, não deve ser a fonte da alimentação dela.
      A amamentação é fundamental, e deve ser exclusiva até os 6 meses, mas, à partir daí, outros alimentos precisam ser introduzidos para que a criança receba os nutrientes necessários e aprenda os novos sabores e texturas.
      Continue com paciência e vá apresentando os alimentos. Mas uma orientação profissional, com uma avaliação mais detalhada de sua filhinha poderá ajudar bastante, identificando as dificuldades, as deficiências(se houver) e a conduta mais adequada.
      De qualquer maneira, a melhor solução será dada. Um grande abraço

  22. Daniela R. Lopes de Mello 03/09/2012 às 3:50 pm Reply

    Pf, preciso de ajuda, e como todas vcs meu filho não come. Tudo começou qdo ele fez 1 anos, ele comia super bem, depois que completou 1 ano parou de comer comida, não aceitava nada, purê, macarrão, arroz com feijão, carne, nada. Com muito custo ele passou a comer a comida da escolinha, sopinha, arroz bem molinho, com caldo de feijão ou legumes bem cozidos, com frango ou carne.
    Ele comeu isso durante 1 ano, agora que completou 2 anos, não quer mais! Ele diz que têm carne, e cospe tudo fora, já fazem 3 dias que ele não come comida….só quer besteira.
    Bolo, pão, chocolate, bala, pirulito….ainda come as frutas graças à Deus.

    O que eu faço???? Vou enlouquecer de novo…..

  23. francielli 05/09/2012 às 12:54 am Reply

    mt bom ec site. obrigado por te-lo criado. aprendo mt cm ele. bjss

  24. luciana Silva 19/09/2012 às 10:05 pm Reply

    Olá, amei essa página, e preciso de ajuda.
    Tenho uma filha de 2 e meio… a nutrição dela se baseia em mingau de farinha láctea pela manha e ao dormir a noite( só toma esse mingau, único que gosta), lanches 10:00 e15:00 variam em frutas (ama todas), vitaminas com frutas, iogurte, sucos de frutas ou ades, almoço varia em feijão com arroz ou macarrão, carnes como frango ou carne,(não gosta muito de peixe), Faço variação com chuchu, batata , quiabo e abobora, amasso tudo.
    Minha dificuldade é que as vezes come tudo, outras vezes põe pra fora diz que tem casca de feijão e rejeita o que se vai na boca.Sempre foi magra, tem 12 kilos e estatura baixa, mas tem saúde…mas isso mesmo assim me preocupa. Queria saber algumas coisas .

    1.É normal essa preferencia por esses alimentos? Ela rejeita qualquer coisa fora desses alimentos.

    2.As vezes passo o feijão na peneira pra ela comer…a babá dela acostumou assim, mas não consigo tirar essa mania.

    3. Se ela diz não querer comer , devo simplesmente guardar o prato, fico com medo dela perder peso ou ficar doente…devido ao baixo peso.

    Se vou numa festinha ela apenas brinca, comer nem pensar, nem brigadeiro, falando nisso pra não dizer que ela não come outra coisa dessa dieta acima, come brigadeiro em casa, sem o granulado, ela diz que é ” eca” e arrisca comer no máximo 3 un de fandangos.

    Já conversei com a médica e ela fez todos os exames , tudo normal, mas preciso de dicas.
    Desde já muito obrigada e parabéns por esse projeto interessante de ajuda às mães desesperadas rsrs.. abraços.

    Luciana

    • Olá Luciana, obrigada por seu carinho.Estive viajando sem acesso à Internet e por isso demorei a responder. Mas pelo que vc relata, sua filha se alimenta bem, come frutas, legumes, arroz, etc.As crianças têm sim suas preferências alimentares, mas a influência dos pais é bem grande. Evite dar Fandangos e coisas afins, pois é rico em sal, corantes e outros aditivos.
      Quando ela rejeitar o pratinho de comida, é necessário cuidado para não fazer substituições por alimentos que ela gosta mais, como biscoitos, iogurtes, etc. Como vc pode ver, recebo muitos e-mail de mães desesperadas porque seus filhos não querem mais comida mas somente bobagens.
      Me parece que sua filha é saudável e está fliz, brincando, etc. Não se preocupe. Aqui no site há várias sugestõe de cardápios para as crianças. Um abraço e seja sempre bem vinda.

      • luciana Silva 24/09/2012 às 6:07 pm

        Obrigada pela atenção! Fico mais aliviada…pelo que percebo é uma questão de tempo, não é mesmo?! rs…Aqui em casa somos de uma dieta saudável, de vez em quando uma besteira…mas a ansiedade por ver nossa filha comer tudo existe…mas como sou maria de primeira rsrs…muito obrigada mesmo…Deus abencoe seu trabalho e sua disposição em ajudar famílias. bjs Luciana

      • É um prazer Luciana. Bjs e saúde e paz.

  25. Raquel Renan 01/10/2012 às 11:45 am Reply

    Bom dia Lenita, gostaria de saber de voce sobre minha filha, ela tem dois anos e sempre alimentou muito bem, acordava tomava mamadeira comia biscoito, sempre toma sucos naturais e agua de coco, almoçava e jantava normalmente, e sempre foram cinco mamadeiras ao dia, só que a treis dias atras ela acordou de madrugada aos prantos e após muitos dengos ela adormeceu novamente, só que a partir deste dia ela simplesmente não aceita qualquer mamadeira ( que antes ela sempre dizia que era uma delicia) e está custando a se alimentar… o que voce me sugere? estou agonizada

    • Olá Raquel, o importante seria descobrir o que aconteceu. Se foi um pesadelo, um desenho que ela tenha assistido, um comentário que tenha ouvido ou alguma associação que ela fez com a mamadeira e o sonho. Converse com ela, tente saber o motivo desse comportamento e não se aflija, pode ser uma questão de poucos dias. Pelo que vc relata, ela comia até em demasia: se alimentava muito bem e ainda tomava 5 mamadeiras por dia. Ofereça alimento nas horas das refeições (café da manhã, almoço, lanche e jantar, mas sem forçar nada. Se rejeitar a mamadeira, o que já está na hora, prepare um copinho de vitamina com leite, ou ofereça um iogurte porque ela estará recebendo os nutrientes da mesma maneira.Deixe que se alimente bem, mas sem exageros, ok? Abraços e dê notícias.

  26. Bruna 01/10/2012 às 7:16 pm Reply

    Olá, estou aflita pois faz 1 semana que minha filha de 1 ano e 1 mês só quer saber de sucos, vitaminas e leite, faz careta para o almoço e jantar, sempre comeu bem.

  27. Daniela Mello 03/10/2012 às 9:00 am Reply

    Oi Bruna, entendo sua afliação, passei a mesma situação com o meu filho na mesma idade. E não têm jeito, eles travam a boquinha e não adianta insistir. Eu fiz um seguinte, reforcei as frutas, colocava farinha lactéa, batia com leite, também investi nos sucos, dava uma turbinada com legumes como laranja e cenoura, laranja com beterraba…e sopinha. Assim eu caminhei durante quase 6 meses, até que ele voltou a comer um pouco melhor.
    Hoje com 2 anos, ele não aceita de jeito nenhum carnes, e arroz e feijão sequinho, tudo têm que ter muito caldo de feijão, legumes…e assim estou caminhando. Todos dizem que é uma fase, e que logo logo passa. Abraços

  28. Jeniffer 08/10/2012 às 10:08 am Reply

    Minha filha é uma benção ela tem 1 ano e 8 meses e come de td legumes, fruta e verduras, e qual quer tipo de care vermelha ou branca.
    Só que agora ela perdeu o enteesse pela mamadeira ela tomava uma de manha e de noite agora ela nao quer nenhuma das duas isso é bom ou ruim???
    Obrigada…
    E uma dica boa para as mamaes,faca a hr das refeicoes de seu filho um momento divertido, o aviaosinho funciona, e eles se sentem um maximo sendo um aviao que precisa comer para ter bastante combustivel….
    Boa sorte

    • Olá Jeniffer,
      Que bom ouvir que sua filha se alimenta bem. Não se preocupe. Qto ao leite, vc pode oferecer vitaminas(leite com frutas batidas)no copinho, iogurte.As crianças costumam aceitar bem o iogurte.
      Um abraço e muita saúde para vcs.

  29. Aline 09/10/2012 às 1:41 am Reply

    Boa noite.Tenho uma duvida:É OBRIGATORIO A CRIANÇA COM MAIS DE UM ANO COMER A ALIMENTAÇAO IGUAL A DO ADULTO?Tenho um bebe de 1ano e 4 meses q só come comida se estiver levemente amassada.Frutas em pedaços ele faz ansia,somente vitamina.Carne,frango,peixe e ovos em pequena quantidade.A difuldade dele engolir pode ser a garganta?Gostaria tambem de algumas dicas para variar a alimentação dele.OBRIGADA

    • O ideal é que criança nessa idade, esteja se alimentando com a comida da casa. Quanto mais adiar isso, mais difícil será a aceitação. A alimentação como o arroz, feijão, carne, legumes e verduras, além de fornecer nutrientes importantes à manutenção da saúde, é necessária para o desenvolvimento da criança e da musculatura da face, através da mastigação. Se os pais forem vegetarianos, há formas saudáveis para alimentar a criança sem as carnes, mas o alimento sólido é importante ser introduzido. Para verificar se existe algum problema funcional, se é a garganta ou não, seria bom consultar o pediatra. Abraço e muita saúde.

  30. pamela weber 22/10/2012 às 2:24 pm Reply

    Adorei essas dicas vou tentar com meu filho
    de um ano e quatro meses q nao quer saber de comer comida de sal
    come frutas a q der mas comida de sal refuga tudo
    nao sei oq faze com ele tem uma dica para me dar fora essas

  31. heloisa 25/10/2012 às 5:29 pm Reply

    Ola lenita , preciso muito de ajuda! Minha filha tem 2 anos e 5 meses, nunca foi boa de boca, mas sempre comeu de tudo um pouco. Ultimamente não aceita nada de comida, nada mesmo. Normalmente não toma café, apenas mama no peito e pelas 9 toma um danete , hoje não almoçou nada. Só quer mamar. Nunca aceitou mamadeira ou qualquer outro tipo de mingau , de vez em quando toma vitaminas de frutas. Segundo a médica ela está um pouco abaixo do peso e pediu p dar nutrinfan . Você acha que essa falta de apetite e em decorrência de ainda mamar no peito?
    Essa situação tá me matando…pois fico exalta de tantas mamadas . Ajude me. Obrigada

    • Olá amiga, mamar no peito é saudável mas o desmame precisa acontecer. Muitas vezes, a criança, quando é amamentada por um tempo muito longo, ela tem dificuldades de aceitar outros tipos de alimento. Aí entram diversos fatores como o colo e o aconchego da mãe, a facilidade do alimento disponível,etc. É muito importante que a alimentação vá se modificando após os 6 meses de idade. A resistência da criança pode acontecer, mas a persistência da mãe em apresentar novos alimentos saudáveis é fundamental para criar bons hábitos alimentares. Não desanime nem desista. Vá tirando o peito e oferecendo outros alimentos para que ela receba os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento. Ela está sendo suplementada, mas o ideal é a boa alimentação. Por isso, amor e paciência são decisivos. Experimente os pratinhos decorados (há várias idéias aqui no site).

      • heloisa 26/10/2012 às 6:00 pm

        Ola amiga, obrigada pela resposta. Já havia decidido em iniciar o desmame, só desejo que seja tranquilo, sem traumas. Esqueci de mencionar anteriormente que o primeiro netinho nasceu quando ela já tinha 1 ano e 6 meses
        Acredito que a ausencia de interesse nos alimentos tb decorre desse fato. Ainda temos dentes incisivo inferiores nascendo.
        Obrigada pelas informações. Um abraço Heloisa

      • Olá amiga, essa é uma boa decisão.Um forte abraço

  32. Sirlene silva 30/10/2012 às 4:11 pm Reply

    Oi, tenho um bebe de 1 ano e 6 meses e está ruim pra comer! Está nascendo as presas dele e mais 2 dentes de traz, mas só nao quer almoçar e jantar , o leite e outras coisas ele come. socorro me ajuda, o que faço?

    • Olá Sirlene, quando os dentinhos estão nascendo, eles incomodam, as gengivas incham e, geralmente, a criança rejeita comida. Procure não ceder muito às exigências de iogurtes, biscoitinhos, substituindo a alimentação. Procure preparar sopinhas (com legumes,verduras,carne magra, massinhas), purês de batata, de legumes, caldo de feijão. Ofereça mais sucos naturais de frutas.
      Se ele perceber que vc está disposta a ceder e dar a ele somente o que ele quer, rejeitando a comida, de pois pode ficar mais difícil restabelecer a alimentação normal. É paciência e persistência, sem nervosismo e tudo entra na rotina. Um abraço

      • ERICA aLVES 04/11/2012 às 3:43 pm

        Dra Lenita, meu nome é Erica tenho um finho com 7 meses e 11 dias, comecei a introduzir alimentos com 4 meses, de acordo orientaçao do pediatra, ate entao tava indo tudo bem, quando Enzo completou 6 meses e meio nao quer mais comer papinha, so quer comer mingau de arroizina, ele ainda mama no peito, de manha depois que come meio dia e a noite antes de dormir, eu acho q pode ser por conta dos dentes. Me ajuda.Abraços

      • Lenita Munhoz - Nutrição Responsável 07/11/2012 às 11:19 am

        Olá amiga,
        Sei que essa é uma hora delicada para as mães. Com amor e muita paciência, tente dar os alimentos batidos e inicialmente sem sal porque, me parece, que ele está dando preferência a sabores adocicados. O ideal é que ele não tivesse usando o arrozina. Ofereça papinha de frutas, suquinhos da fruta. Não pare de oferecer a papinha, mas também não se estresse com a rejeição. Muitas vezes, a criança pode rejeitar várias ofertas, mas depois ela aceita. Por isso é um trabalho de paciência. Mas se ela percebe que vc se estressa, fica ansiosa, esse processo pode ser mais demorado. De qualquer maneira, os dentinhos quando nascem, incomodam a criança e algumas rejeitam o que sentem como mais áspero ou com pedacinhos, mesmo que bem pequenininhos. O importante é não desistir de oferecer e não causar pressão ao seu bebê. Isso vai se resolver com a sua paciência.

  33. Mariana Galon Xavier 03/11/2012 às 10:01 pm Reply

    Oi Lenita, meu filhote está com 1 ano e 02 meses… no começo, logo que ele nesceu eu não tive leite e foi um custo para ele pegar no peito! Mas também agora não quer largar de jeito nenhum! Aos poucos fui introduzindo papinhas na alimentação dele, no começo ele só aceitava as da nestlé… bem devagar fui acrescentando legumes cozidos, feijão e arroz, assim ele foi rejeitando a papinha industrializada, que não faz tão bem… mas ele nunca aceitou alimentos sólidos, só liquidos ou pastosos! agora tá pior: ele não aceita mais nem isso! os dentes resolveram estourar todos de uma vez só e há mais ou menos 04 meses ele não almoça nem janta, só toma mamadeiras com frutas e farinha lactea, miolo de pão e as vezes um pedacinho de nada de algum legume cozido. A última pediatra disse que não é para forçar, que ele está ganhando peso, pois estava com 75 cm e 8 kg. O que devemos fazer? Obrigada pela atenção

  34. marileia (MARI) 05/11/2012 às 7:01 pm Reply

    Olá Lenita ,estou precisando mt de ajuda ,minha filha tem 5 anos e a um mes e meio ela engasgou com a comida e desde então não come nada sólido e salgado só mamadeira ,danone,sorvete e refrigerante ,já levei em tres pediatras estou levando em uma psicóloga mas ate agora nada …já tentei deixar hrs sem comer ,já tirei as coisas que gosta e nada adiantou ,estou mt preocupada .
    obrigada !
    um abraço …
    Mari

  35. Priscila 13/11/2012 às 10:18 am Reply

    olá lenita tenho uma filha de 8 meses a uns 3 dias ela esta rejeitando comida sucos e ate agua ela ainda mama no peito nao sei mas o que fazer eu axo q pode ser dente q esta querendo nascer pois ela esta cosando mto a gengiva e babando me ajude por favor

    • Olá Priscila, pelo que vc relata, devem mesmo ser os dentinhos apontando e incomodam bastante. Não se despere com a rejeição momentânea. Ofereça alimentos mais frios. Algumas crianças aceitam, nessa fase, alimentos mais durinhos para coçar as gengivas, outros aceitam melhor os alimentos mais pastosos, mas em geral, todos preferem as refeições frias. Mas é um momento em que as crianças ficam mais irritadas e podem até ter enjôos e outras reações. É momento de calma e paciência. Um abraço.

  36. Priscila 14/11/2012 às 8:03 am Reply

    Obrigada Lenita pela sua atençao bjs

  37. Priscila 14/11/2012 às 8:56 am Reply

    Bom dia Lenita eu queria tirar mas uma duvida com vc como te relatei na msg anterior minha menina tem 8 meses e pesa 7,900 e tem 68 cm a pediatra axa q o peso dela ta mto bom porém eu axo que esta baixo ela é mto saudavel e mto esperta ela ja senta sozinha ja esta falando varias coisas e esta dando passinhos ela gosta d comer so coisas de sal como feijao batata,cenoura ,gilo,e outras coisas mas ela a 2 meses ta engordando so 300gr p mes vc axa que eu devo leva-la num nutricionista ou nao o que vc me recomendaria

  38. Maressa 17/11/2012 às 1:15 pm Reply

    Olá Lenita, minha filha de 3 anos não quer comer nada já a algum tempo. Ela se recusa a comer carne, feijão, verduras e legumes. Não quer bolinhos de legumes ou tortas ou empadões. Só gosta de suco de maracujá de caixinha e quase não ebe água. Só aceitava arroz, ovo, milho e batata frita. Agora nem isso ela quer mais. Pede doces o tempo todo e me deixa desesperada. Ela tem uma personalidade muito forte e só faz o que quer. Adorei suas explicações e dicas, mas com a minha filha simplesmente não consigo resultados. O que eu faço? Posso dar algum remédio para abrir o apetite? Qual seria? Polivitamínicos podem engordar depois, na vida adulta? Remédios para matar vermes podem resolver?

    • Olá Maressa, vc relata que já fez diversas tentativas e não conseguiu resultado. O ideal é que sua filhinha fosse avaliada, para que um caminho fosse indicado, a fim de se atingir um resultado. Até para que um suplemento possa ser utilizado, segundo as necessidades dela. Faça isso porque uma criança não pode se alimentar de suco de caixinha e doces. Mas lembre-se Maressa, que a personalidade de sua filha está sendo construída e os limites são fundamentais para sua boa e saudável formação. Ela ainda é muito novinha para saber escolher e precisa de sua orientação para isso.
      Busque ajuda de um profissional e não utilize nada recomendado por ninguém que não esteja habilitado para isso. Um grande abraço.

  39. Juliane Luz e Silva 17/11/2012 às 5:14 pm Reply

    Olá,meu nome é juliane,tenho um filho de 2 anos e 6 meses que se alimenta exclusivamente de leite,leite com:mucilon,farinéa láctea,sustagem,achocolatado,neston vitaminas,e suco Ades,só isso,não sabe mastigar,e se eu tento dar alguma coisa pra ele ,ele vomita,já levei em vários pediatras,nutricionistas,fonoaudiólogos e agora está frequentando um psicólogo e nada funciona,já fiz vários tipos de exames:ultrasson,de sangue e tudo ´tá normal,fico mais tranquila!!Gostaria de alguma orientação.

    • Olá Juliane, esse é um caso que é interessante um acompanhamento. Vc diz que já foi a vários profissionais e que não obteve resultado e que agora ele está com um psicólogo. Não desista do atendimento do psicólogo, pois os resultados não são imediatos. O ideal é descobrir a causa e como ele é muito novinho, a identificação dessa causa pode levar um tempo maior. Sei que é difícil, mas aguarde mais um pouco, converse com o psicólogo e tenha paciência que o problema será identificado e solucionado, oK? Até lá, procure não demonstrar muita ansiedade na hora da alimentação e coma sempre na frente dele para que veja vc mastigando e se alimentando normalmente. Ponha alimentos coloridos em seu prato. Vc já tentou preparar o leite com alguma fruta ou vegetais? Dê notícias, um abraço.

      • juliane luz e silva 07/12/2013 às 10:05 pm

        OI Lenita Munhoz,agora o meu filho está com 3 anos e 7 meses ainda não come nada sólido,nos últimos 2 meses tivemos uma evolução com ele,não toma mais mamadeira mas continua ainda só no leite,nas últimos 2 semanas comecei a introduzir frutas no leite,vitaminas,começou a comer danoninho e toddynho.Ainda faz psicólogo.Gosta de lamber carne,mas só de churrasco e batata frita mas tb só lambe nada de mastigar.

      • Olá Juliane, não sei como foram os primeiros passos de seu filho na alimentação. Se a amamentação foi muito além do tempo determinado, se ele recebeu as introduções alimentares no tempo recomendado, enfim qual é a história para que eu possa ajudar vc. De qualquer maneira, me parece que ele está sendo acompanhado por um psicólogo. Seria aconselhável que vc procurasse uma nutricionista para que ela pudesse avaliá-lo e ajudar com uma boa orientação. Um abraço

      • juliane luz e silva 07/12/2013 às 10:06 pm

        VC poderia me orientar quais os vegetais que eu poderia tá dando junto com o leite para ele.

  40. Mary marcelino 18/11/2012 às 12:53 pm Reply

    Oi , tenho um filho d 1a e 11meses e pesa 9kg e come quaze q tdo frutas e legumes mas em pequena quantidad pouca mamadeira e é extremamente agitado ai o pediatra dele me passou pediasure des dos 10meses e ele toma ate hj. Eu fico doida não sei oq fazer e nem doces e salgadinhos e come uma quantia rasoavel. Oq sera isso?

    • Olá Mary, não sei o que vc chama de pouca quantidade. Às vezes o que vc considera pouco, é o que ele necessita. Vc diz que ele come frutas e legumes. Acho ótimo que ele não queira doces e salgadinhos, mas é preciso saber se o que ele come atende as suas necessidades nutricionais. O Pediasure tem nutrientes em quantidades razoáveis, mas é preciso saber qual é a reação dele depois do início do Pediasure. O que vc oservou? De qualquer maneira Mary, não se desespere pois existe solução. Busque uma nutricionista para te ajudar nesse processo. Um grande abraço.

  41. JULIO 10/12/2012 às 12:28 am Reply

    BOM DIA,MEU MENINO TEM 2 ANOS E QUATRO MESES,SEMPRE COMEU MUÜITO BEM.TIPO JANTA NA ESCOLA,MAMA OU COME MEIA HORA DEPOIS QD O PEGAMOS NA ESCOLINHA E JANTA CONOSCO QD CHEGAMOS EM CASA.
    FAZ UMA SEMANA QUE MUDAMOS PARA UMA CASA MENOR,TIVEMOS 2 DISCUSSOES PRESENCIADAS POR ELE,AS X ALMOÇA OU JANTA UM POUCO,AS X NEM UM NEM OUTRO.COME BOLACHA ,MAMA,AGORA BEM MENOS(MAMADEIRA)HOJE FOI P CASA DA AVO COMEU UM MONTE,Á NOITE NAO QUIS LANCHE DO MAC,NAO QUIZ SOPA,QUE ADORA,MAMOU MEIUA MAMADEIRA P DORMIR.AMANHA VAMOS LEVAR AO PEDIATRA(SE VOLTOU DAS FERIAS) SENAO VAMOS NO HOSPITAL.
    ME DE UMA ORIENTAÇAO.
    OBRIGADO

  42. Alinne 24/01/2013 às 6:31 pm Reply

    Oi tenho uma filha de seis meses ela ainda mama leite materno,gostaria de sabe quantas vzes devo da mamadeira pra ela durante o dia mesmo ela mamando e comendo sopinha de verduras e legumes e frutas raspada e tomar suco de fruta.

  43. luane santos 27/03/2013 às 6:53 pm Reply

    Olá!
    Meu nome é Luane tenho uma filha de 1 ano e 6 meses ele comeu bem até mais ou menos 1 ano e 2 meses,ela teve uma infecçao intestinal e sempre que tomava mamadeira ela vomitava,desde então tudo que ela comia com frequencia ela passou a recusar tipo,suco de laranja e melancia que ela amava,vitaminas com frutas e danone.Hoje ela come arroz,feijão,carne e algum legume amassado, macarrão, pão,bolacha pra minha sorte e ela ainda come isso agora frutas ela não quer saber de jeito nenhum e só toma mamadeira se estiver dormindo ela não gosta muito de doces nessa parte ate que gosto,toma bastante água a minha preocupação no momento é que percebo que ela tem como se fosse nojo de experimentar coisas novas só come aquilo que já conhece.Se alguem puder me ajudar dando alguma dica como oferecer novos alimentos ficarei grata.Abraço!

    • Olá Luane, realmente sua filhinha pode ter associado os vômitos a esses alimentos. Mas não desista de oferecer. Varie a apresentação, chame atenção para o que vc está comendo e como é bom, naturalmente. Pelo menos ela aceita vários alimentos, incluindo alguns vegetais. O importante é não demonstrar a ela a sua ansiedade. Deixe um pratinho com frutas perto de onde ela está brincando, sem chamar a atenção dela e veja o que acontece. Um abraço

  44. daniela.tenorio21@hotmail.com 11/04/2013 às 12:42 pm Reply

    olá, Lenita… preciso muitoooo da sua ajuda, meu filho tem 9 anos, nunca comeu comida nenhuma, atá hj toma mamadeira com mucilon, vitaminas de frutas, iogurte, achocolatado, pão, bolo, biscoitos , sucos, somente isso. já levei ele a um endocrinologista, mas não resolveu nada, o que faço.. estou desesperada, só em ele ver a comida tem ansia de vomito…. por favor me ajude!

    • Olá Daniela, não conheço a história de seu filho e como ele chegou a essa idade sem ingerir uma refeição normal. Você sabe a causa? Ele não pode de jeito nenhum ainda utilizar mamadeira com essa idade e vc precisa tirar isso dele.Talvez fosse interessante buscar um psicólogo para uma ajuda nesse processo de mudança.
      Bem, não ligue para a ânsia de võmito, porque ele vai usar isso para só comer o que ele gosta. A tendência será rejeitar os alimentos que ele não está habituado.
      Agora é um trabalho de persistência, amor, paciência e dedicação. Não desista de oferecer alimentos. Tente chamar amigos para almoçar e reúna-os na mesa com a refeição normal que os amigos comem e deixe que eles se alimentem na frente e na compania de seu filho. Deixe também que ele vá passar o dia na casa de amigos, onde será servida a alimentação da casa e avise à mãe do amigo para não fazer nada especial para ele. Explique a ele que não se alimentando como a maioria das pessoas, ele terá dificuldades de viajar com amigos, ir para casa de amigos, estar em eventos de crianças como ele.
      Procure matriculá-lo, se possível, em algum esporte, onde geralmente é estimulada a boa alimentação.
      Essas são as orientações que eu, que não conheço nada da história dele, te dar. Mas por favor, não dê mais mamadeira a ele. Um abraço.

  45. Elisangela Quedas 10/05/2013 às 8:33 am Reply

    Bom dia, minha filha está com intolerância a glúten e lactose e estou com dificuldade em conseguir fazer refeiçoes normais para ela. Ela sente muita falta de comer pão e todos os que tentei fazer em casa com receitas que peguei na internet dá para comer na hora em quanto está quente. Assim que esfriam ficam tão duros e secos que é impossível comer mais. Gostaria muito de saber se você tem alguma receita que eu possa fazer e porque isso acontece. Desde já agradeço.

  46. pollyanna 26/05/2013 às 8:24 pm Reply

    meu bebe quer mamar na mamadeira toda hora e as vezes troca o almoco e a janta pelo leite nao sei mais o que fazer ,mais gostei das dicas…..

    • Olá amiga só tome cuidado para que esse comportamento não se prolongue demais.Não sei a idade do seu bebê, mas ele vai precisar dos nutrientes dos alimentos,oK? Um grande abraço.

  47. Veronica Esteves de Carvalho 07/06/2013 às 7:51 am Reply

    Muito esclarecedor o texto e os comentários. Deixo aqui minha contribuição para que possa agregar ainda mais aos conhecimentos compartilhados: http://ninguemcrescesozinho.com/2013/06/06/por-que-algumas-criancas-apresentam-recusas-alimentares-como-agir-quando-isto-acontece/

  48. fabiana ferreira dos santos 21/06/2013 às 8:05 pm Reply

    ola,meu filho tem 5 anos e esta com 27kilos,desde os 2 anos nao come nenhuma verdura ou legume, so arroz ,feijao,carne e batata frita,se tiver alguma coisinha na comida seja um simples tomate pequeno ele vomita,nao sei o que fazer tenho medo dele ficar doente.ele e muito seletivo com tudo so gosta de biscoito doce e nao come nenhuma fruta inteira so batida com leite,suco so de saquinho

    • olá Fabiana,
      muitas mães me escrevem dizendo que alcançaram sucesso com algumas dicas do site. Mas se vc está com essa preocupação, busque um nutricionista para fazer uma avaliação do seu filho e indicar suplementos para suprir as carências, se julgar necessário. Um abraço e calma porque tem solução.

  49. Regina da Silva Simoes 03/07/2013 às 2:44 pm Reply

    Lenita estou escrevendo chorando de ouvir o telefone tocar e minha filha dizer que meu neto Pedro de 2 anos está mais outro dia sem comer,já são vários os dias já foi a pediatra, fez exames e nada como moro em Cabo Frio, não tenho acesso a mais médicos particulares aí continuo na mesma pediatra , o que faço como avó estou quase infartando ao ouvir minha filha dizer que ele não comeu,sou doente tenho Hepatite C, e estou fragilizada me ilumina ,já rezo o dia inteiro aí li as coisas escritas pela estas mãezinhas tomei coragem de escrever,nem sei usar o computador dierito mas estou me esfoçando,por favor envie para o meu e-mail o que devemos fazer

    • Querida Regina,
      olha, não há motivo para se preocupar tanto, afinal ele já fez exames e está sendo assistido. De vez em quando as crianças nos aprontam algumas. Ele pode estar querendo chamar a atenção, pode sim estar com alguma doencinha infantil querendo se manifestar, pode estar enjoado do tipo de comida oferecido. Muitas podem ser as causas. Mas o importante é não entrar em pânico porque as crianças têm “proteção especial”. Vc não diz se esse comer nada é nada mesmo ou se ele come uma coisa ou outra. Por vezes, as crianças rejeitam comida porque percebem que podem trocar por outro alimento mais agradável para elas. Essa é uma queixa comum no blog e através de e-mail. Uma das mãezinhas que escrevem, me relatou que seu filho está com 5 anos de idade e só comia até agora, miojo, nuggets e pizza, mais nada. Mas ela me confessou que, na pressa, ela substituía uma alimentação mais rica em nutrientes por essa que é mais rápida e fácil de preparar.Com isso, criou esse hábito na criança. É claro que os alimentos são mais do que importantes. Mas, nos casos em que a criança nega refeições regulares, os médicos e nutricionistas recomendam um suplemento alimentar, enquanto a reeducação do paladar da criança se processa. Aconselhe sua filha a buscar uma boa nutricionista que vai avaliar o caso e orientá-la de perto. Fique tranquila e cuide de sua saúde que, no momento, inspira mais cuidados que seu netinho. Tratando direitinho, a hepatite C é perfeitamente controlada. Meu irmão teve há 4 anos atrás, fez 1 ano de tratamento e está ótimo, com vida normalíssima. Um grande abraço querida amiga.

  50. Angelica 03/07/2013 às 11:05 pm Reply

    OI Lenita,
    Minha filha fará 3 anos daqui a 2 semanas, nunca foi uma criança gordinha e de se alimentar muito (digo prato cheio). Ela gosta muito de frutas, como o que colocar no prato, foi amamentada ate os 2 anos e não toma refrigerante, entretanto, apesar de gostar de vários alimentos ela é uma luta para comer. Ela come bem durante 10 dias mais ou menos e o resto do mês nada. Não dormia direito, fazia vomito e não ganhava peso, descobrimos que ela esta com refluxo oculto, começou o tratamento e estava comendo muito bem e ja tinha ganhado 1 kg em 4 meses, o que já é ótimo por que ela não ganha peso com facilidade, porem a pediatra suspendeu a medicação e os problemas voltaram. Agora tem uns 15 dias que não estava bem, faz vômitos e de dois dias para cá rejeita o almoço e a janta, sua evacuação esta bem pastosa e esta sendo medicada com um remédio para verminoses,mas já era para fazer efeito e esta demorando a dar resultados. tento oferecer coisas saudades que ela gosta, mais nem isso esta resolvendo. Ela pesava no inicio do mês de junho 13, 100 e depois pulou para quase quatorze, só que como ja está se alimentando mal a uns 15 dias ja esta om 12,900, e agora cmo esta literalmente rejeitando as refeições principais temo que ela perca mais peso. me ajuda por favor.

    • Olá Angelica, esses sintomas podem mesmo ser de verminose. Mas devo dizer que os tratamentos nem sempre dão resultados imediatos. A medicação para vermes pode provocar algumas reações como a consistência das fezes. Não sei se foi feito exame para detectar a verminose e o tipo de parasita. O diagnóstico deve ser feito para se encontrar o tratamento adequado.
      As mãozinhas devem ser bem lavadinhas antes de comer (embora isso em criança nem sempre seja possível).Evite que ela se deite logo após as refeições, evite líquidos nas refeições, são algumas regrinhas básicas.Amiga entendo sua preocupação, mas fica difícil eu ajudar de longe. Se ela está rejeitando qualquer alimento é que deve haver uma razão para isso. Se este problema está perdurando além do que vc possa observar e vc nota que esse não é um comportamento usual de sua filha, busque ajuda profissional. Mas fique tranquila que a solução existe.

      • Adriana de Fátima Mota Romero 22/08/2013 às 4:45 pm

        Lenita meu filho tem 02 anos e não come nada sólido tem que ser batido no liquidificador e ele adora caldo de feijão pois se não tiver junto com a sopa ele da trabalho para comer ,ele teve refluxo ,teve que usa leite AR mas agora já toma leite normal só não come mesmo nada solido e quando insistimos ele vomita,como devo agir a pediatra fale que somos os culpados.Por favor me de um parecer.

      • Lenita Munhoz - Nutrição Responsável 08/09/2013 às 12:08 am

        Olá Adriana,
        Costumo dizer que embora a criança possa ter as suas preferências, ela não nasce sabendo o que comer, mas aprende em casa. Nesse processo, muitas vezes ocorrem falhas que podem repercutir na alimentação da criança, mas o importante é ele se alimentar e se tem que ser batido, que seja. Mas, ele não come biscoitos, docinhos nada? Ou esse comportamento é só em relação à refeição salgada? Não tenho dados suficientes para avaliar. Mas digo sempre o mesmo:não desista de oferecer ou de deixar por perto os alimentos sólidos para que ele mesmo se interesse em experimentá-los, sem forçar nada.

  51. rogilane 22/08/2013 às 3:24 pm Reply

    ola,tenho uma filha de quase 6 anos, ela pesa 28 quilos e desde os 2 anos de idade parou de comer vários tipos de comidas,ela não come,arroz,feijão,macarrão,carnes e etc.a alimentação principal dela é o leite, toma em média de 5 a 6 mamadeiras se leite durante o dia, ela não quer aceitar alimentação que contenha sal a única de sal só o pastel e queijo, gosta muito de comer doces, bolachas recheadas e etc. não come nem um tipo de legumes e verduras, já as frutas ela ate aceita, banana, maçã e laranja.Gostaria muito que você mim ajudasse, estou muito preocupada e não sei o que fazer, as vezes mim pergunto até quando minha filha vai ficar nessa alimentação, por favor mim ajude dando uma resposta.

    • Olá Rogilane,
      Faz tempo que sua pequena passou da fase da mamadeira e isso precisa ser corrigido. Negocie com ela essa mamadeira e passe para o copo. Tire mesmo a mamadeira. Tente incluir outros alimentos nesse leite e vá diminuindo a quantidade de leite. Ela precisa da alimentação. Busque uma nutricionista com experiência em alimentação infantil para que ela indique o tratamento adequado, suplementação, etc. Sua filha não deve se alimentar de leite e algumas frutas, OK? Busque a nutricionista.Um abraço.

  52. Elaine 23/08/2013 às 5:39 pm Reply

    Boa tarde! Eu tenho problema pq minha filha não come legumes, já tentei de varias maneiras apresenta-los á ela mas quando põe na boca joga fora muitas vezes até faz cara de vomito não sei mais o que fazer. Poderia me ajudar??

    • Coloque-os no feijão enquanto está cozinhando, misture-os ralados no ralo fino nas almôndegas, faça sucos de frutas e inclua hortaliças. Faça purês e misture-os no pratinho. Inclua-os sob a forma de purês na massa de um hamburger caseiro. Faça bolos com legumes na massa. São alumas sugestões. Um abraço.

  53. Andréa 25/08/2013 às 7:25 pm Reply

    oi o meu dilema é o seguinte meu filho mamou exclusivamente até os 4 meses, depois em função do trabalho comecei com sucos, chá, frutinha e nada ele cerra a boca e não tem jeito, de conseguir introduzir nada, o pediatra falou que era fase q com o tempo ele mudaria, ele mama no peito até no máximo 8hs da manhã lá pelas 10:30 tento dar uma fruta e nada o que ele tá aceitando agora desde os 11 meses (ele está com 1 ano e 19 dias) é iogurte e um pouco de leite, o iogurte ele toma em média por dia uns 100ml, mas na hora da comida nadica as vezes consigo dar uma colheradinha mas se tem um pedacinho meio grande um farelinho ele já meio que engasga e as vezes até vomita… ele não abre a boca, sacode a cabeça empurra a colher, tem alimentos como carne, queijo, e brócolis, que ele até dá umas lambidas, bolacha maria e weifer, ele até come um pouquinho,estou enlouquecendo, só que ele perdeu já 300g no peso ele está com 8.400kg o pediatra dele só diz que com o tempo ele vai comer…. mas quando….. obrigada.

    • Olá Andrea,
      Como vc pode observar, essa é uma queixa constante das mães aqui no site. Seus filhos não querem comer comida e isso não é bom. A vida moderna provocou essas mudanças tão grandes nas crianças e consertar isso não tem sido fácil. Bem, meu conselho é: não desista de oferecer comida. Evite dar líquidos antes e durante as refeições. Diminua as gulodices como biscoitos e coisas afins. Não se desespere. Sei que é muito difícil, mas quanto maior a ansiedade, mais negativamente ele vai responder à alimentação. Não ofereça mil coisas o tempo todo. Espere os horários definidos das refeições e estabeleça esses horários, não substituindo por outras coisas. Já experimentou deixar o pratinho na frente dele e deixar que ele mesmo se sirva daquilo que está no prato? Finja que não está prestando atenção e que isso não está perturbando vc. É difícil poder ajudar sem conhecer o histórico e sem ver a criança. Mas insista nas refeições! Um abraço.

  54. Olga 04/09/2013 às 3:59 pm Reply

    Olá, tenho uma sobrina de 5 anos que só se alimenta de leite com sustagem, raras vezes uma pão ou um docinho.O que fazer? Ela nunca comeu. Se deixamos com fome para tentar outros alimentos, ela fica em jejum. Estou agoniada.

    • Olá Olga,
      Entendo sua aflição e essa é mesmo uma alimentação precária, embora esteja recebendo proteina, carboidratos e algumas vitaminas. Tente atraí-la para o alimento de uma forma mais leve, menos ansiosa e mais lúdica. Brinque com os alimentos na apresentação do prato(veja em pratos decorados). cHAME OS AMIGUINHOS PARA COMER JUNTO COM ELA. Aconselho a ajuda de um psicologo para descobrir a razão desse comportamento. Isso pode vir lá de trás quando ela começou a ser apresentada à alimentação de sal, se a amamentação durou mais tempo do que deveria, se a mamadeira substituía a alimentação, etc. O importante é buscar uma solução.Um abraço

  55. pollyanna 13/09/2013 às 8:37 am Reply

    Olá, meu filho o Miguel tem 02 anos e 04 meses, pesa 10.800 Kg e mede 79 cm, ele e uma criança dificil de comer, sempre foi desde que comecei a introduzir alimentos (quando ele tinha 06 meses de vida), faço de tudo, ofereço toda hora frutas (ele ama uva e morango), mas na hora da comida e uma luta, sei que faço errado, pois deixo ele comer vendo TV, e faço brincadeiras, mas sabe sou uma mãe muito preocupada, ele e alergico e vive doentinho, só esse ano ele já tomou 05 antibioticos diferentes. Então me preocupo muito com a alimentação dele, a médica me disse que pelo fato de eu e o pai dele sermos de porte magro, era normal ele ser pequeno também, ele e uma criança muito inteligênte aprende rápido e levado demais…Já notei que quando tem alguma criança para comer junto com ele, ele não se alimenta direito. Então a medica resolveu passar NUTRINFAN ela me disse que com esse medicamento ela iria ganhar o peso adequado para a idade dele, além dos nutrientes e vitaminas. Mas tenho um pouco de receio, o que devo fazer para disciplina-lo na hora da alimentação..
    obs. ele não toma mamadeira, ele ainda mama, e tem o complemento que e leite ninho com mucilon mas no copinho, uma medida de 180 a 200 ml duas vezes ao dia…

    • Ol´a Pollyanna, Nutrinfan é um suplemento alimentar que a médica considerou interessante para ele, já que seu relato é de ele Não come. Mas repito o mesmo conselho que dei a Debora: procure um nutricionista funcional para uma avaliação, uma vez que vc relata de que ele apresenta alergias e toma antibióticos. A nutricionista funcional vai avaliar quais são as deficiências e necessidades e vai equilibrar esse organismo, de forma que ele se torne mais saudável. Faça isso, ok? Um abraço

  56. Debora 13/09/2013 às 8:29 pm Reply

    Ola boa noite.. estou super preocupada, minha bebe tem 8 meses e nao come feijao.. ja tentei colocar 3 vezes na sopinha dela, as 2 primeiras vezes ela fez muita ansia e nao comeu, e hj ela comeu a sopinha toda e depois vomitou tudooo… existe intolerancia a feijao????

    • Olá Debora, sim, existe intolerância ao feijão. Mas é necessário saber se é isso mesmo. Muitas vezes, o desequilíbrio da flora intestinal (bactérias benéficas e as nem tão benéficas) podem causar uma série de distúrbios e um deles é a adequada “digestão” da lectina presente no feijão.
      Outra medida, enquanto vc não consulta um nutricionista funcional para detectar a causa, é deixar esse feijão de molho e trocar essa água umas 2 ou 3 vezes e só então cozinhá-lo. Mas não deixe de procurar a nutricionista pois ela fará uma avaliação. Um abraço

  57. argemiro 13/09/2013 às 9:53 pm Reply

    meu nome é danuzia; tenho uma beber de 1ano e 2meses ,não pegou mamadeira e nem chupeta não toma nem um tipo de leite a só o do peito , a comida de sal só bilíca é dois caroço de feijão, quatro de arroz as vezes um pouco de macarrão ,mais não é todo dia pela manhã só quer tomar danone e peito meio -dia as vez uns cinco grão de arroz e peito a tarde belisca coisas minima e a noite é peito ate amanhecer o dia já levei varias vezes no pediatra e ele diz que é normal que ela é sadia ela toda vida foi pequena pesa oito quilos e meio gosta também de melancia ,banana e maçã nas quantidade poucas.queri a tira a mama mais está nascendo dentes ai ele mim aconselhou a dar peito o tanto que ela quisesse .mim oriente por favor.

    • O peito estimula seu bebê a não querer outro tipo de alimento, já que esse está sempre disponível e é tão conhecido dela. É claro que com os dentinhos nascendo, a criança fica mais enjoadinha e nem quer muito alimento. Mas não prolongue demais esse tempo. Deixe que ela tenha novas experiências alimentares, mude o aspecto, a apresentação, mas insista na refeição, com calma, paciência. Isso será muito importante para sua saúde.

  58. danniele almeida marques 17/09/2013 às 9:20 pm Reply

    dra meu filho tem 2 anos e 4 meses mamou ate 4 dias atras problema dele é que ele quer tudo passado no liquidificador agora estou dando tudo solido ele mastiga muito tempo e cospe tudo fora nao sei o que fazer obrigado danniele

    • Ola Danniele,
      A amamentação ou o uso de mamadeiras, não devem se prolongar além da idade orientada. Isso favorece a recusa de ALIMENTOS E de sabores e texturas diferentes. Agora é um trabalho de reeducação, de paciência e de insistência, criatividade e mais paciência. Aos poucos vá aumentando a consistência dos alimentos. Devagar e observando a sua aceitação. Descubra quais os alimentos que ele aceita melhor e com mais facilidade. Mas, mesmo assim não desista.

  59. Elisângela Gutierrez 19/09/2013 às 5:24 pm Reply

    Olá Lenita,

    Estou simplesmente desesperada. A minha filha mais nova tem 2 anos e 3 meses e não come comida nenhuma de sal. Só aceita frutas e quando aceita todas elas tem que ser batidas. Ela também não é chegada a mamadeiras (toma 1 de manhã e quando sente vontade ou fome, não sei, bebe outra a noite de 150ml). Como ela tem intolerância a lactose, ela também não come nenhuma das guloseimas que as outras crianças comem. Já utilizei inúmeras técnicas e admito que chantagens para vê-las comer pelo menos 1 colherada, mas ela não come nada, e quando raramente come, chora muito e no final acaba provocando o vomito do pouco que comeu…

    Já levei em inúmeros gastros, pediatras e até nutricionistas, fizemos exames e mais exames para saber se haveria algum problema gástrico, mais sério (ela tem gastrite e refluxo), na última endoscopia que fizemos, o médico me disse que o estomago dela esta bem menor do que as crianças da idade, mas tudo em decorrência dela não comer quase nada.

    Por favor, se você puder me ajudar ou orientar em como fazer a minha filha se interessar em comer, eu serei eternamente grata.

    Obrigada,

    Bjs

    Elisângela

    • Olá Elisangela,
      Infelizmente não existe fórmula capaz de fazer com que as crianças se alimentem a não ser a paciência, o amor e a criatividade. O refluxo e a gastrite, dão bastante desconforto, mas ela é tão novinha para estar passando por tantos exames. Te aconselho buscar uma nutricionista funcional para que ela avalie sua filha e encontre as carências e necessidades nutricionais de sua filha e as corrija para que ela fique bem.Um abraço

  60. vanessa dias da silva 21/09/2013 às 5:24 pm Reply

    Oi Lenita boa tarde!!!nossa quantos problemas parecidos com os meus, minha luta com alimentação de meu filho começou quando ele tinha 6 meses, hoje ele tem 1 ano e 10 meses. Desde o inicio que ele rejeitava outros tipos de alimentos, quando colocava a comida na boca ele vomitava, não tomava mamadeira, não queria sucos era só peito, com 1 ano e 3 meses eu não aguentava mas era desesperador, então fui ao pediatra e ele me aconselhou tira a mama. Foi muito difícil mas conseguir então ele começou aceitar mamadeira, mucilon, vitaminas, sustagem,sucos, papas de frutas, tudo que fosse sem pedaços ate a sopa tinha quer ser bem amassada, quado dava biscoito de maisena ele vomitava. hoje ele já come duas colheres de arroz, um poco de macarrão, a sopa já toma normal com todos legumes e carnes. Mas o que mi deixa muito preocupada e que ele não come frutas em pedaços ele só faz morder. vc tem alguma historia parecida??? e outra coisa as vezes quando ele acorda pela manhã ou a tarde que vou dar algo para ele comer faz ansia de vomito, porque???

    • Olá Vanessa, pois é, como vc pode observar, as queixas são muitas. Pelo que vc relata seu filho, mesmo que coma pequenas quantidades, ele ainda recebe nutrientes adequados.
      Sim, tenho várias histórias parecidas e algumas conseguimos bons resultados. Sei que é difícil para as mães e que a vida corrida muitas vezes impede maior presença e dedicação. Mas insista, não deixe de oferecer. Se ele não aceitar em pedaços dê em sucos e vá diminuindo o tempo de bater as frutas, aos poucos vá deixando pedacinhos. Quanto à alimentação logo após o despertar, aconselho esperar um pouco até oferecer alimento. Deixe que ele desperte, se integre no ambiente, queira brincar e então ofereça alguma coisa, ok? Um abraço.

  61. vanessa dias da silva 23/09/2013 às 1:29 pm Reply

    Obrigada pelas dicas!!! nossa!!!fico muito preocupada por ele não mastigar frutas em pedaços, fico mas tranquila por ter outros casos. Mas é normal ou precisa de algum tipo de tratamento? com fé em Deus e muita dedicação e troca de experiências vou conseguir bons resultado também.Hoje quando ele acordou sair com ele para brincar um pouco e na hora da alimentação não fez vomito. OUTRA DÚVIDA !!! ele não almoça direto, posso dar mamadeira uma hora depois do almoço?
    Um abraço.,,

    • Ola vanessa, eu esperaria um pouquinho mais. o que é preciso é tentar alimentá-lo quando tiver fome com a refeição da hora. Se almoço, almoço;se lanche então será lanche. Porque isso? Porque se vc começar a substituir o alimento pelo que ele prefere, leite ou danoninhos etc, ele vai querer somente isso. Sei que é angustiante, mas espere um pouquinho mais para dar leite, ok?

  62. ana 25/09/2013 às 12:59 am Reply

    lenita tudo bem? minha filha tem problemas pra se alimentar, eu sempre ofereçom d nos horarios certos, nao deixo ela comer bobeiras no intervalo e nem dou um biscoito caso ela nao tenha aceitado o almoço. porem meu maior problema é com o leite. de manha ela nao come so um mingau q eu faço assimmesmo na base da negociaçao e a noite ela tomava uma mamadeira porem de 3 dias pra ca ela se recusa ve a mamadeira e faz ansia de vomito, ela esta com 1 ano e 11 meses, ja tentei mamadeiras diferentes, copos diferentes, com mucilon, com sustagem de baunilha, caneca e nada ela prova e gospe, ou nemprova. quero uma dica de como introduzir o leite noturno pra ela d uma forma q ela tome sozinha pois nas outras refeiçoes eu sempre tenho q dar e é bem desgastante.

    • Olá Ana, Há substitutos para o leite, como os derivados (iogurtes, queijos).Vc já tentou dar batido com frutas? É bom saber porque ela rejeita o leite. Será QUE ELA SENTE ALGUM DESCONFOrto? Já trocou o leite? Já tentou o de soja? Bem Ana, por aqui é o que posso ajudar. Se nada der certo, busque um nutricionista para fazer uma avaliação. Um abraço.

  63. neia 25/09/2013 às 1:49 pm Reply

    Olá Lenita , minha filha tá com 2 anos e 11meses, tá com um mes que a levei ao hospital e foi detectada uma alergia pelo tempo seco, foi medicada com histamin por 5 dias e desde então vem se recusando a comer, as vezes como um pedaço de banana, maça, mas comida mesmo de jeito nenhum o q faço por favor me ajude.

    • Ola Neia,
      É preciso saber qual o agente que causou a reação alérgica. Essa alergia foi alimentar? Isso foi identificado? Fica difícil ajudar porque não tenho dados suficientes. Mas não se desespere porque ela vai voltar a se alimentar. Volte ao pediatra e relate o que está acontecendo.Um abraço.

  64. Elizandra 05/11/2013 às 9:55 am Reply

    Olá Lenita, gostei muito do seu blog!! Tenho uma filha de 3 anos, ela está abaixo do peso, pois ela nasceu com fenda lábio palatina e teve refluxo até 1 ano e meio mais ou menos, ela passou por 2 cirurgias, para correção de lábio e céu da boca, isso dificultou a introdução dos alimentos sólidos, hoje ela se alimenta bem, mas só aceita tudo amassado e bem molhadinho, minha preocupação é que ela não se alimenta sozinha, tudo que ela come sou eu que ofereço, se dou algo na mão dela ela joga, as vezes até põe na boca , mas não chega a morder ou provar, alguma dica para incentivar ela a comer sozinha?

    • Olá Elizandra, ela acostumou-se com seus cuidados merecidos e agora é cômodo continuar com esse carinho. Além disso existem os “traumas” das cirurgias, etc. Deixe que ela conviva com outras crianças se alimentando, faça um pratinho decorado, (há vários aqui no blog) e incentive a comer a boquinha nesse pratinho decorado, o nariz, os olhinhos, etc. Vá modificando aos poucos a textura dos alimentos e veja se não há nenhuma limitação em relação à cirurgia. Se persistir o problema, busque a ajuda de um profissional. Um abraço.

  65. Gisela Padrao 13/11/2013 às 7:20 am Reply

    Óla Lenita.
    Sou portuguesa e na busca de alguma solução para o caso da minha filha encontrei o seu blog.
    A minha filha tem 8 anos e desde os 7 sempre se alimentou muito bem. Bebia leite, comia pão, sopas, todos os pratos de peixe ou carne. No entanto a partir dos 8 anos deixou de se alimentar tão bem. Parece que perdeu o interesse pela comida e as horas das refeições passaram a ser um inferno. Sempre que um grão de arroz, um pedaço de carne ou um pouco de massa ficam na boca entre os lábios e os dentes, ela comça com vómitos e não quer mais comer. O leite bebe por insistência. Acho que se eu não insistisse ela passava o dia todo sem comer. Já falei com o pediatra que me disse que ela estava bem. Eu já não sei o que fazer para que ela volte a ter vontade de comer e deixe a mania dos vómitos. Outra coisa que ela faz é que logo que come uma garfada de comida a seguir tem de beber, senão não come mais. O lanche da escola vem sempre intato e quando não vem é porque ela ofereceu às amiguinhas.
    Por favor dê-me uma orientação porque já não sei o que fazer. Muito obrigado e uma abraço!

    • Olá Gisela, procure identificar primeiramente se ela não comia bastante e agora, naturalmente diminuiu a quantidade. Uma outra questão é saber à partir de quando sua filha ficou assim e se algum fato marcante ocorreu ou se alguma coisa está acontecendo com ela no colégio, etc. Talvez ela precise de ajuda emocional. Esse comportamento, que está se refletindo em seu apetite e interesse pelo alimento, pode ser de outra origem. Procure, com muita habilidade, investigar. Um abraço.

  66. Mirella 20/11/2013 às 2:59 pm Reply

    Boa Tarde, procurando a respeito do assunto “criança que não se alimenta bem” pela internet me deparei com seu blog, li os comentários e os achei bastante interessante.
    Tenho uma filha de 3 anos e 8 meses, que não come bem comida de sal. Na verdade qdo resolve comer algo quase que fazemos ma festa por isso. Ela se alimentava apenas de mamadeira que dou com Leite Ninho e Neston Vitamina, além disso muito raramente aceita pão , mas n pode ter nenhum tipo de recheio, suco as vezes, nos ultimos tempo tem aceito bem mas apenas suco Kapu ( da coca-cola) apenas ele, até agua ela é dificil de beber, abatatinha frita muito raro, arroz tbm, qdo come arroz come apenas arroz e com mais frequencia aceita miojo. ela esta na escolinha particular desde um ano, e eu achei que indo para escola ela se alimentaria melhor por ver os coleguinhas comendo mas n resolveu. Contudo essa questão dela comer miojo foi ate uma vitoria pois ela n comia nem isso. ate para doce ela é dificil, não aceita chocolate ela aceita muito raro apenas o BIS branco. Bom ja fiz mil coisas, brinquei tentei insentiva-la a comer fiz de tudo ate perder a paciencia ja perdi. Quando ela nasceu tive strees pós traumático, e penso que não consegui ensina-la da melhor maneira a se alimentar pois não tinha paciencia, hoje penso nisso e fico triste e me sinto culpada. e ao mesmo tempo tenho recordações de que qdo criança tbm era dificil para comer e depois de adulta tive uma melhora bastante significativa. Abraços

    • Olá Mirella, não se culpe. Aquilo que passou não pode ser mudado e a culpa só faz sofrer e mais nada. Olhe para a frente e pense que agora alguma coisa pode ser feita. Pelo que vc me relata, os ‘alimentos” que ela aceita são os industrializados não muito recomendáveis. Esse é um problema que leva mesmo as mães a perderem a paciência e acabar transformando a hora da refeição num sofrimento. O suco que ela toma, não tem nutrientes importantes, é artificial. Tente ir misturando suco natural aos pouquinhos, em pequenas quantidades, nesse suco artificial e gradativamente aumentando a quantidade até que ela aceite o suco natural. A mamadeira alimenta mas nessa idade ela precisa de outros nutrientes. Recomendaria uma nutricionista para acompanhá-la e ajudá-la com as orientações adequadas e específicas para sua filhinha. Um abraço.

  67. Alessandra 22/11/2013 às 9:56 pm Reply

    Ola Lenita! Minha filha de 01 ano e seis meses comia muito bem na escolinha mas há uns 15 dias recusa a janta veementemente….Chega em casa morrendo de fome e come comigo. O que você acha que aconteceu? Grata Alessandra

  68. unesa ginabay 02/12/2013 às 6:17 am Reply

    Meu filho tem 2 anos e até hoje só come papas yogurte gerbas sopas passadas no liquidificador, hoje tentei dar chá com pão estava a comer bem na metade da fatia começou a vomitar tudo. Deixo só intervalo de 2horas na alimentação dele . O que estou a fazer de errado estou muito aflita será que ele tem algum problema ou o problema está comigo

  69. Simone Moura 03/01/2014 às 8:57 pm Reply

    Olá Lenita!!
    Eu estava a pesquisar as causas da rejeição e, por um acaso, achei sua matéria!
    Bem.. meu filho tem apenas 1 ano e 3 meses, pesa 10,630 kg e tem 79 cm de altura.
    Ele até então é uma criança super saudável, sempre segui uma rotina alimentar certinha… tinha horários definidos e tudo! Mas de uns dias pra cá ele começou a rejeitar a principais refeições(como o almoço) e não aceita mais nenhum tipo de comida, o que me preocupa muito, pois antes ele tinha uma otima aceitabilidade… Fui a médico e ele solicitou exames como hemograma e o de fezes. Acusou uma leve anemia e giardia. Estou super preocupada com isso, pois para mim e para ele a hora de comer já virou um momento de tensão e tortura… fico super nervosa quando vejo ele rejeitando, grito e perco a paciencia, isso causa irritabilidade nele e ele definitivamente nao come mais de jeito algum. Preciso de sua ajuda!!!

  70. daiane ferreira de souza 12/01/2014 às 2:02 pm Reply

    daiane ferreira 12/01/2014
    meu filho tem 1 ano e 7meses,no inicio foi dificil mas habituei ele a comer de colher com 1 ano ,e usar copinho também.ele ainda mama,e as vezes troca alimentação por mama.hoje tento tirar a mama,pois começou perder peso.como não trabalho fica ainda mas dificil.mas estou na luta e esperançosa que até os 2 anos ele vai se alimentar direito e vai começar a mastigar,pois não faz cospe todo alimento em pedaço.

  71. Drianny 18/01/2014 às 7:22 pm Reply

    Oi Lenita!
    Meu nome é Drianny. Sou de Brasília. Tenho dois filhos. A mais nova tem 4 anos. Ela ficou com a babá até os 2 anos e meio, quando começou a estudar na escola em que trabalho. Suspeito que ela tenha algum distúrbio alimentar. Ela se nega a aceitar qualquer comida diferente e se colocamos no prato, chega a vomitar. Todos os dias ela come a mesma coisa: vitamina de frutas batida no liqüidificador, arroz com caldo de feijão, iogurte e leite. Não adianta oferecer mais nada… Nem pão, ela come. Ela está ficando menor e o pediatra já disse que está abaixo do peso e da altura para a idade. O que eu faço?

  72. geane marileide dos santos. 19/01/2014 às 8:48 pm Reply

    oi me ajude por favor !minha filha tem quatro anos e só quer tomar tody com leite o que eu posso fazer para que ela aceite outros alimentos ,ja tentei de tudo mais ela não quer comer,ja estou até brigando com meu por causa dessa situação,que ele me culpa por ela não querer mais nada,por favor me ajude!

  73. debora melo 24/01/2014 às 7:40 am Reply

    Olá mamães!!!!

    Estou sofrendo muito, pois meu filho de 3 anos fica com a minha sogra para trabalharmos, há 07 meses parou de comer tudo que antes ele comia sem problemas.
    Hoje ele só come batata frita, linguiça de frango, bisnaguinha e leite com toddy, nao experimenta alimentos novos……. é muito agressivo quando a palavra é comida!!!! para completar o que mais me preocupa é que está com colesterol e triglirecides elevado e anemia por falta de ferro e ferritina.
    Já passei por varios pediatras, nuticionistas e psicologos, nao sei mais o que fazer……
    A unica hora que consigo dar algo saudavel e quando está dormindo que dou sucos naturais na mamadeira…..
    Por favor se alguem tiver uma ideia de como posso ajuda-lo ou uma orientação agradeço do fundo do meu coração!!!
    Deus abençoe a todos!!!!!!!

    Debora

    • Vc já investigou a causa? se sua sogra além de fazer as vontades dele, também modificou sua alimentação, etc. Essas informações são importantes não para causar polêmicas ou algo parecido, mas para ter em mãos dados que ajudem a reverter a situação. Aqui no site dou algumas dicas que podem ajudar, mas o melhor seria o acompanhamento de um profissional. Ele é muito novinho para estar já com essas deficiências nutricionais, mas a alimentação rica em gorduras e açúcares e pobre em ferro leva a esse resultado. Enquanto aguarda o profissional, peça para que as preparações não sejam fritas, mas feitas no forno, inclusive as batatas “fritas”. O feijão também é importante e ele vai precisar de suplemento se não está se alimentando convenientemente, por isso a avaliação de um profissional é importante.Um abraço.

  74. adriana 27/01/2014 às 12:06 pm Reply

    minha filha tem 5 meses e nao quer comer nada e nen mamar o que faço estou desesperada

    • Olá Adriana, Realmente nessa idade não é comum essa rejeição. procure um profissional para ajudá-la, o pediatra, para uma avaliação. Um abraço e saúde.

  75. Adriana Gomides 13/02/2014 às 10:19 pm Reply

    Ola lenita. Tenho uma filha de 6 anos totalmente desinteressada por comer. Sempre esteve abaixo do peso, hj com 18 kilos. Tem preguica absurda de mastigar, come pouquissimo e so comida. Nao gosta de leite, so toma por insistencia. Nem porcaria come direito como doces, bolachas.. refrigerante nem pensar… pao de jeito nenhum, ate pode comer por insistencia, mas demora horrores para mastigar…
    Estou ficando maluca, sinceramente. Cheguei a dizer que vou interna-la so para assustar, mas nao adiantou nada.. ja dei ate umas palmadas de desespero.
    Ela tem preguica ate para mastigar pedacinhos de frango, diz que esta duro e cospe. Ta dificil, viu. Me ajuda pelo amor de Deus.

    • Mirian Reis De Almeida 01/03/2014 às 11:48 pm Reply

      Olá Lenita, eu preciso de ajuda. Minha filha de 2anos e 7 meses, não come quase nada. Tudo que ofereço ela cospe. E para que ela não fique só no leite, pois este ela bebe bem, eu bato legumes com feijão e carne, faço uma sopinha e às vezes ela come um pouco forçado. Sei que não devo bater, mas é a única forma de fazer ela comer um pouquinho. Eu fico com ela o dia todo e deixo ela me ajudar na cozinha, coloco a comida dela na mesma mesinha da irmã de 8 anos para incentivar e nada.  Frutas só na vitamina uma vez ou outra.Não gosta de suco, não come pão e nem bolachas ou biscoitos.  Mas o pior é que ela está com quase 19 kg.  Por favor, me oriente, pois estou muito preocupada.

      • Olá Miriam, eu não tenho informações suficientes pra poder te ajudar, por exemplo como foi a amamentação, até que idade, se os alimentos foram introduzidos no tempo certo, se ela já aceitou os alimentos e depois não mais, etc. Sugiro que vc procure uma nutricionista em sua cidade para que ela possa avaliar e orientá-la de uma forma segura. Um abraço

  76. janaina silva 14/02/2014 às 12:59 pm Reply

    ola Lenita, meu filho esta com um ano e 17 dias,9k e 76cm ,não gosta mto de comida salgada, desde os seis meses, ele ja vai pra escola, e simplesmente não come, gosta de alimentos doces e frutas, e aceita bem o leite de qualquer forma, mais as refeições, não tem quem faço ele comer, mto la de vez em quando ele come algo salgado, dai é uma vitoria,por ele não se alimentar direito, não dou danoninho, bolacha recheada,salgadinho nadas dessas coisas pra ele, ja foi em vários médicos e nada, ja fez exames e da tudo normal, ja tentei varias técnicas, varias formas de alimentos e preparos, e nada só come comida salgada quando quer, mais estou mto preocupada, e ja não sei mais oq faço, pois preciso trabalhar, e a creche não pode ficar com ele la o dia todo sem comer,me ajude por favor,

    • Ola Heloisa, o aleitamento materno é ideal e imprescindível, mas as mamães precisam, à partir dos seis meses, introduzir os alimentos, substituindo mamadas. Para a criança, mamar no peito é agradável, fácil, e ela está bem juntinho da mãe. Mas o desmame é necessário, dentro do prazo determinado para isso. O gosto do leite materno é mais adocicado,então, é mais fácil as crianças aceitarem melhor os alimentos mais doces. Mas as refeições são importantes para a manutenção da saúde. Aconselho vc a procurar um profissional em sua cidade, para que possa avaliar, orientar e prescrever um suplemento se necessário. Um abraço.

  77. Heloisa C Scalize 18/02/2014 às 9:46 pm Reply

    Lenita, boa noite! Li quase todos os posts e me identifiquei:
    Minha filha tem 1 ano e 2 meses, ainda mama no peito e não aceita nenhum tipo de alimento. Tudo que ofereço, ela leva pra boca e devolve. Ela fica comigo o dia inteiro e não consigo “tirar o peito” e as vezes acabo substituindo a refeição pela mamada de tanto que ela chora. Ela teve otite supurada em set/13 e coincidentemente de lá pra cá piorou sua alimentação… Teria algo a ver? Estou desesperada, acho que até em depressão, pois não sei mais o que fazer. Aguardo dua orientação. Muito obrigada, Heloisa

  78. Miria 05/03/2014 às 11:16 pm Reply

    Oi, obrigada por me dar uma resposta. Mas minha filha não mamou no peito, pois nasceu com um quadro de pneumonia e ficou no hospital por 10 dias. Então o meu leite sumiu. E quanto à introdução dos alimentos, eu segui à risca as orientações do pediatra, mas ela simplesmente cospia tudo. E o leite ela vomitava e vomitava, até que descobrimos intolerância à lactose, troquei o leite e isso melhorou há mais ou menos 3 meses.
    Eu ainda não procurei uma nutricionista, porque tenho receio de que ela simplesmente me diga para colorir os pratos, levá-la para a cozinha, comer com ela, oferecer o mesmo alimento várias vezes, etc. Pois tudo isso eu faço, e nada surte resultado.
    Vc acha que ela pode melhorar após os 3 aninhos, essa é minha esperança maior.
    Obrigada.

    • Olá Miria, eu não posso te afirmar que depois de 3 aninhos ela vá melhorar. Pode ser que sim. Mas posso te afirmar que sempre existe um caminho para chegarmos onde precisamos. Vejo que para sua filha, a alimentação foi um pouco traumática, em função do impedimento da amamentação, da intolerância à lactose, suas reações desconfortáveis, etc. Sei que muitas vezes nos frustramos por não conseguirmos um resultado, mas nem por isso vamos achar que todos os profissionais agirão da mesma maneira. Tente uma nutricionista funcional. É um trabalho todo voltado para corrigir desequilíbrios do organismo e que tem apresentado ótimos resultados. Não se angustie ou desespere, ok? Um grande abraço.

  79. João Victor Souza Coutinho 08/03/2014 às 9:47 am Reply

    Ola meu nome é Juliana, moro marilia sp, pois bem meu filho tem 10 anos, é segundo gemelar nasceu perfeito pesando 2.530kg.. amaentei ate 2 e 4 meses exclusivamente o leite materno porem qdo ele comecou a se alimentar na fase de sukinho e fruta ele ja rejeitava… dai por diante lenita tudo desabou ele nunca, NUNCA MESMO comeu arroz, feijao, proteinas, frutas so aceitou o maldito miojo e depois consegui introduzir uma sopa so com macarrao nao posso colocar legumes de jeito nenhum.. das vezes que tentei pelo menos o arroz nao houve muiiiita resistencia porem ele nao consegue e vomita … entao a dieta dele de resume em sopa, biscoito de polvilho, pipoca, milho cozido, muiiiiito pepino e rabenete e bata frita e rufles… nao toma sorvete, refrigerante, bolo brigadeiro, isso se estende ha dez anos ja ouvi muiiiito nao ou isso e uma faze vai passa ou é culpa sua!! recentemente o levei em um gastro que tbm nao deu muiiita importancia disse que ele esta acima do peso e da altura para idade dele 45kg e 1.45 de altura e ele porem toma muiiiiiiita agua ele desconfia de diabetes ou potomania!!! tambem citou um hipotese de ser anorexia choro todos os dia pois meu filho nao tem vida social se exclui na hora da alimentaçao pois se sente humilhado perante outras pessoas…logo ele entra na adolescencia como sera???? me ajude e gostaria de frisar que o primeiro gemelar come de tudo minha casa a dieta é rica em verduras e frutas ele ve todos os dias mas nunca provou!!! Lenita por favor me ajude!!!!

    • Olá Juliana, entendo perfeitamente sua angústia. A alimentação de seu filho é basicamente de carboidratos, o que favorece o aumento de peso e por tabela da altura, por compensação. Por isso o médico constata isso, mas não quer dizer que ele esteja nutrido adequadamente. Mas, no momento, diante de seu relato de que ele não está confortável nessa situação e que se sente excluído, o mais acertado seria encaminhá-lo a um psicólogo que vai ajudá-lo muito na identificação clara de suas dificuldades e comportamento. Tem solução amiga, creia. Tranquilize seu coração e busque essa ajuda para ele. Depois faça uma avaliação com um nutricionista. Um grande abraço.

  80. jucilene 10/03/2014 às 11:08 am Reply

    Olá Lenita,meu nome é Jucilene tenho uma princesa chamada Sophia,eu comecei dar mingau a ela novinha mas sempre variando .Só que com o tempo ela com queria cremogema e de morango,só que agora ela tem 1 ano e 2 meses e não que saber de min gau,ela deixou a mama com 8 meses e não quer nem iorgute nem vitaminas o que devo fazer por favor mim ajude.Ah,o mingau só toma dormindo quando acorda não quer comer mais nada.Espero por resposta.

  81. Michelle Bertuolo 17/03/2014 às 12:25 am Reply

    Olá Dra. Lenita,

    Sinto que estou com um problemão !! Meu bebê Pietro está com 1 ano e 7 meses e a nossa queixa nessa ultima semana é que ele ” Parou de comer” !! Ficou doentinho pela 1° vez de verdade, vomitou bastante, ficou com diarreia e passou um dia inteiro na cama, nem se mexia. Pronto, quase morri!! Fomos 2 vzs ao hospital e por ultimo no pediatra. Tudo normal disse ele, nada de apavoro, apenas vamos dar um xaropinho pra gripe, o Adtil e o Ferro (Noripurum), ele vai melhorar!! Ótimo, parece que ele escutou o doutor falar e no dia seguinte, eis que aparece ele na sala todo sorridente novamente. Após 3 dias sem comer e a mãe boba aqui forçando, e nada, no 4° dia mais precisamente hoje, perdi a paciência e gritei com ele, brigamos feio, e agora ele nem sentar na mesinha quer mais, é só dizer ” vamos papar” e ele corre e começa a chorar. Eu sei, traumatizei a criança e a pergunta que fica é, e agora? O que eu faço para reparar o meu erro, tenho medo de começar a semana amanhã e ele não comer nada. Ele nunca foi de comer muito, mas sempre aceitou tudo de boa, meu arroz com feijão, os legumes com as carnes, os suquinhos batidos … estou tão chateada e angustiada, sei que errei! É triste demais …Obrigada e parabéns a todas as mamães que se preocupam com a saúde e bem estar de seus filhos, ajuda tanto a eles como as outras mamães que estão procurando orientações, isso é amor!! Que Deus abençoe a todas as famílias e aos profissionais que tanto nos ajudam! Beijos e obrigada.

    • Olá Michele, não se culpe tanto. Quando a criança está doentinha é normal rejeitar o alimento. É o próprio organismo que reage assim. Mas somos humanos e muitas vezes vamos errar na vida, vc não agiu assim por mal. Seu bebê pode ter ficado assustado, mas com amor e carinho ele vai perceber que já passou. O importante agora é vc agir naturalmente, sem ansiedades na hora da alimentação e principalmente se ele rejeitar alimentar-se. Não se exaspere, apenas continue agindo normalmente e sem stress. Ofereça uma refeição que ele goste e proporcione um ambiente calmo e tranquilo, Ok? Daqui a pouco ele deverá voltar ao normal. Um grande abraço.

  82. Fabiana 05/04/2014 às 6:56 pm Reply

    Boa Noite Dra. Lenita,
    Preciso de sua ajuda, meu filho tem 2 anos e não aceita nenhum alimento sólido. quando tento oferecer, ele engasga e não quer mais, a refeição salgada tem que ser amassada. frutas só na vitamina, ele também quase não fala, não sei se tem haver com a mastigação, como não aceita sólidos ele não sabe mastigar. A pediatra me encaminhou para Fonoaudióloga, mas não estou vendo resultados, fico preocupada pois ele está 1 kg abaixo do peso. já não sei o que fazer.

    • Olá Fabiana,
      Não sei o que disse a fono, mas de qualquer maneira, penso que deve continuar a investigar as causas de seu filho ter dificuldade na mastigação e ainda não falar, embora algumas crianças comecem a falar mais tardiamente. Um abraço

  83. Ianna Bartiloti 06/04/2014 às 1:53 pm Reply

    Olá querida Lenita!! Quero primeiro parabenizar seu blog, muito interessante e com certeza ajuda todas nós mães. Quero tbm aqui expor meu problema, minha filha de 2 anos, ultimamente vem vomitando sempre que toma o gagau,ela come pouquinho meio dia e em seguida toma o mingau. Começa a torsi e aí coloca todo o mingau q tomou p fora, já estou preocupada, não é sempre mais nesta semana ela já vomitou 2 vezes, inclusive hoje. Ela ama vitamina de banana, com abacate e mamão. Será q ela tá com algum problema ou é pq tbm ela está torssindo?? Bjss e obrigada

    • Olá Ianna, obrigada por suas palavras.
      Misturar refeições e em seguida derivados de leite não é aconselhável pois o Cálcio do leite compete com o ferro das carnes, do feijão e o ferro não é “absorvido” podendo levar à anemia. Quanto aos vômitos é preciso investigar se ela desenvolveu algum tipo de intolerância. Para isso há necessidade de acompanhamento profissional. Essa tosse pode ser alérgica ou não. Busque um profissional que possa avaliar e acompanhá-la, OK? Um abraço.

  84. Daniela 11/04/2014 às 10:20 pm Reply

    Oi, minha filha tem dois anos e um mês, desmamou no quinto mês porque meu leite secou, continuou com o nam e, no sexto mês introduzi a sopa porém ela rejeitou a comida amassada então comecei a liquidificar e assim fomos até próximo dos dois anos quando então passou a recusar, voltei a oferecer comida amassada e ela recusou, passei a oferecer comida normal e ela recusou, tentei voltar na sopa liquidificada e ela rejeitou, segui a orientação dos pediatras, fui em vários, e da nutricionista de que não era para substituir as refeições por guloseimas e assim eu fiz, passou quatro meses e neste tempo minha filha tomava a mamadeira de manhã e de noite e mais nada, a nutricionista me recomendou o pediasure, disse que tomando duas mamadeiras eu podia ficar tranquila se ela não almoçasse ou jantasse, que estaria alimentada, no quinto mês ficou com anemia, pálida e com a resistência baixa, passou a ficar doente o tempo todo, não saia do pronto socorro, seu peso estava abaixo assim como sua estatura, ela chegou ao ponto de tomar uma mamadeira a cada 24 horas, pedia as guloseimas, eu não dava, ela chorava, esperneava, fazia birra e eu não cedia e foi assim que ela perdeu o interesse até pelas guloseimas, achei que fosse perder minha filha, hoje dou graças a Deus quando ela come guloseimas, depois de ver o estado lastimável e perigoso que minha filha chegou voltei atrás e liberei tudo, não almoçou não jantou dou mamadeira, dou danoninho, dou iogurte, sem comer minha filha não fica nunca mais, estou sofrendo porque sua alimentação é líquida e incorreta mais, ao menos, ela está viva, agora é seguir em frente na esperança de que as coisas vão melhorar, por ora suas fezes estão aguada mais o que esperar de quem não come nada sólido, radicalismo quase me fez perder a minha filha, que fique o alerta, tentar tudo bem mais deixar meses sem comer e insistir, insistir, insistir a perder de vista não dá, ficar sem comer leva a morte, vamos seguir sim as orientações mais sem colocar a saúde dos nossos pequenos em risco, quando necessário é preciso saber recuar, dar um tempo e recomeçar, grande abraço

    • Olá Daniela,
      Nenhum tipo de radicalismo é adequado, mas o equilíbrio. É sempre bom lembrar que cada organismo pode reagir de forma diferente aos mesmos estímulos. Existem procedimentos que são aconselháveis, mas podem funcionar ou não. Na minha vida profissional observei que a frequência de queixas das mães nesse sentido tem aumentado muito. Não resta dúvida que as mudanças da estrutura familiar e os processos de industrialização têm forte influência nesse comportamento. Por isso, mais do que nunca é necessário respeitar as necessidades da criança e pacientemente introduzir os alimentos certos na época determinada para isso e insistir. Evitar os “potinhos prontos e oferecer uma alimentação caseira e fresca e evitar substituir refeições por outros alimentos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: