Nutrigenômica

A Conferência Internacional de Nutrigenômica (INCON) juntamente com a 10ª. Conferência Internacional dos Mecanismos Antimutagênicos e Anticarcinogênicos (ICMAA), que ocorreram entre os dias 26 e 29 de setembro de 2010, discutiram os principais avanços e os novos desafios da nutrigenômica. Este foi o primeiro grande evento na área realizado no Brasil na cidade do Guarujá, estado de São Paulo.

O congresso abordou as aplicações e o impacto da nutrigenômica nas questões relacionadas à saúde pública, com a participação dos principais cientistas de todo o mundo.

O reconhecimento de que os nutrientes possuem a capacidade de interagir e modular os mecanismos moleculares de funções fisiológicas do organismo vem provocando uma revolução na ciência da nutrição. Assim, a nutrigenômica (ou genômica nutricional) surge como a ciência que estuda a influência dos nutrientes na expressão dos genes e como eles regulam os processos biológicos.

O objetivo desta ciência relativamente nova é compreender a variação individual na resposta aos nutrientes e compostos bio-ativos de alimentos, bem como estabelecer os seus mecanismos moleculares de ação. Esses novos conhecimentos irão contribuir para o planejamento de uma dieta personalizada que permitirá a manutenção da saúde e prevenção de doenças.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: